Na noite de segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) anunciou a retomada do atual processo seletivo de residência médica com ingresso dos aprovados em março de 2024. A fim de não causar prejuízos a nenhum dos candidatos classificados, o prazo para entrega de documentação para fins de efetivação de matrícula foi prorrogado até amanhã, 28 de fevereiro.
A decisão de suspensão temporária divulgada na última quinta-feira, 22, havia sido tomada para cumprimento de decisão liminar de processo impetrado por um candidato no Tribunal De Justiça Do Estado De São Paulo. O processo seletivo ficou suspenso até ulterior deliberação.
No processo, o candidato alegou a ausência da bonificação de 10% em sua nota e, mesmo após interpor recurso contra o fato em dezembro, a organização do processo seletivo não prestou as informações necessárias para justificar a não bonificação. Assim, o juiz deu 48 horas para a Secretaria cumprir a medida, sob pena de multa diária.
Em comunicado, a SMS-SP informou que apresentaria os embargos de declaração e eventuais recursos necessários.
Acompanhe as notícias sobre as seleções de residência médica no Portal do Estratégia MED ou favorite o nosso canal no Google News para ser notificado, em primeira mão, sobre todas as novidades.
O que é a SMS-SP?
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), também conhecida como Susinho, é um órgão público que tem como objetivo administrar a saúde coletiva da cidade. Além disso, ela está por trás da vigilância sanitária e epidemiológica.
O processo seletivo para Residência Médica da SMS SP abrange 11 instituições diferentes, todas espalhadas pela capital paulista.
Processo Seletivo SMS-SP 2024
A prova objetiva foi a primeira e única fase do processo seletivo para Residência Médica da SMS SP, ela é classificatória e eliminatória. O exame consiste em um teste com 50 questões de múltipla escolha, todas com 5 alternativas e apenas 1 correta. Cada questão vale 1 ponto.
Para as especialidades de Acesso Direto, foram avaliados os conteúdos das seguintes áreas:
- Cirurgia Geral;
- Clínica Médica;
- Medicina Preventiva e Social;
- Ginecologia e Obstetrícia; e
- Pediatria.
Para as especialidades com Pré-Requisito, a prova foi composta pelo conteúdo da área tida como pré-requisito para o programa. A prova para todos os candidatos tem duração de 3 horas e 30 minutos.
Na seleção para ingresso em 2024 nos programas de residência médica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, os candidatos deverão obter o índice de 50% de aproveitamento na prova objetiva, além de acertar, pelo menos, uma questão de cada disciplina para a aprovação.
Para ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, Processos de Revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!