SUS contará com vacina 100% nacional contra a dengue em 2026
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

SUS contará com vacina 100% nacional contra a dengue em 2026

Imunizante terá dose única e será direcionado à população de 2 a 59 anos

O Ministério da Saúde anunciou hoje (25), em evento realizado em Brasília, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. A expectativa é que, a partir de 2026, sejam disponibilizadas 60 milhões de doses por ano, com possibilidade de aumento do número conforme a demanda e a capacidade de produção.  

De acordo com Nísia Trindade, a meta é, em dois anos, vacinar toda a população elegível de 2 a 59 anos. “Por enquanto, os idosos ainda não poderão tomar a vacina porque, quando as vacinas são testadas, há sempre um cuidado com a população idosa”, explicou a ministra durante evento no Palácio do Planalto.  

O pedido de registro do imunizante, apresentado pelo Instituto Butantan em dezembro de 2024, ainda está em avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cerca de duas semanas atrás, a agência solicitou informações adicionais e dados complementares sobre a vacina, informando também que a análise de dados de qualidade, segurança e eficácia foi concluída antecipadamente.  

O Ministério da Saúde reforça que a vacina continuará sendo uma prioridade no combate à dengue no Brasil. Entretanto, até que a vacinação em massa seja iniciada, é fundamental manter as ações de prevenção, vigilância e preparo da rede de assistência, medidas essenciais para prevenir óbitos.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Produção da vacina 

De acordo com o governo federal, a produção em grande escala da vacina será realizada por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. Esse processo ocorrerá através do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está na fase final de desenvolvimento tecnológico.

Coordenado pelo Ministério da Saúde por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto também recebeu apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização da pesquisa clínica.

Segundo Nísia, o investimento total é de R$1,26 bilhão. Além disso, estão previstos R$68 milhões para estudos clínicos com o objetivo de ampliar a faixa etária de imunização para incluir idosos e avaliar a possibilidade de coadministração da vacina contra a dengue com a dose contra o Chikungunya, que também é desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também