O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (15), a ampliação do uso da donepezila no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com Alzheimer em estágio grave. A medida foi oficializada por meio da Portaria SECTICS/MS nº 20/2025, de 12 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial da União, e as áreas técnicas terão o período de até 180 dias para efetivar a oferta.
Até então, o medicamento era oferecido apenas a pessoas com formas leves ou moderadas da doença. Com a nova diretriz, pacientes em estágio avançado também poderão receber a donepezila, isoladamente ou em combinação com a memantina — outro fármaco já disponibilizado pelo SUS. A expectativa do Ministério da Saúde é que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano de implementação da medida.
Segundo nota oficial, a decisão foi baseada em evidências científicas apresentadas durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença de Alzheimer. Os estudos avaliados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) indicam que a manutenção do tratamento com donepezila pode contribuir para retardar a progressão da doença e postergar a necessidade de institucionalização do paciente, além de ter se mostrado eficaz na redução de sintomas como confusão mental, apatia e alterações de comportamento.
Além da donepezila, o SUS oferece outros medicamentos para o tratamento da doença, como a memantina (para quadros graves) e a rivastigmina e galantamina (indicadas para casos leves e moderados), conforme prevê o PCDT.
Veja também: Brasil sanciona Lei para Cuidado Integral às Pessoas com Alzheimer e Outras Demências
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior Banco de Questões da área médica. Saiba mais abaixo sobre o BQMED!