UEL abre inscrições para ampla concorrência em seu seletivo para residência médica 2026
Estratégia MED | Foto de Divulgação: Universidade Estadual de Londrina

UEL abre inscrições para ampla concorrência em seu seletivo para residência médica 2026

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) liberou hoje (16) as inscrições para os candidatos interessados em concorrer às vagas para ampla concorrência do processo seletivo para residência médica da instituição com ingresso em 2026. O período de inscrições para esses candidatos segue aberto até o dia 6 de outubro de 2025, sendo necessário realizar o pagamento de uma taxa de R$692, com exceção para aqueles que garantiram isenção da taxa no período estipulado no edital.

O edital reservou vagas para candidatos indígenas, candidatos com deficiência (PcD) e candidatos negros (pretos e pardos), que puderam realizar a sua inscrição em um prazo separado que aconteceu de 16 a 25 de agosto de 2025. O período de inscrições distinto aconteceu para que o cálculo da reserva de vagas fosse aplicado de forma correta considerando a real procura. A distribuição das vagas reservadas e para ampla concorência foi liberada ontem (15). Confira clicando no link abaixo!

UEL 2026: confira a distribuição das vagas após cálculo da reserva para ações afirmativas

Processo de inscrição para ampla concorrência

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, pela página oficial do processo seletivo. O candidato deve preencher o formulário e enviar os documentos solicitados em arquivos PDF. O diploma pode ter até 5MB e os demais documentos até 1MB cada. É fundamental que os arquivos estejam legíveis, com frente e verso, e todas as páginas quando houver mais de uma. Documentos ilegíveis ou incompletos resultam em exclusão automática do processo seletivo. Confira os documentos exigidos:

  • RG (cédula de identidade, frente e verso – não é aceito CNH ou outro documento);
  • CPF (se não constar no RG, é obrigatório enviar cópia do CPF ou comprovante de situação cadastral no site da Receita Federal);
  • Documento militar (para candidatos de até 45 anos);
  • Certidão de nascimento ou casamento (frente e verso, sem dobras ou tarjas);
  • Diploma de graduação em Medicina (frente e verso, assinado pelo diplomado quando houver espaço);
  • Certificado de conclusão do curso, se o diploma ainda não foi emitido;
  • Atestado de matrícula no último semestre, nos casos em que o candidato ainda não tenha concluído o curso (mas sempre comprovando a conclusão até 28/02/2026); e
  • Carteira do CRM, para quem já concluiu a graduação.

Quem ainda não tem o diploma em mãos pode se inscrever, mas deve ficar atento: caso aprovado, será obrigatório apresentar, no ato da matrícula, um documento comprobatório de conclusão do curso de Medicina. A data final de colação de grau deve ser até 28 de fevereiro de 2026. Sem esse comprovante, a matrícula não poderá ser realizada e o candidato perderá a vaga, sem restituição da taxa de inscrição.

No caso de brasileiros que se formaram no exterior, é obrigatório apresentar o diploma revalidado por uma universidade pública brasileira. Já os estrangeiros precisam, além do diploma, ter visto de permanência no país e comprovar proficiência em língua portuguesa por meio do exame oficial CELPE-BRAS. Também é necessário apresentar registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme as resoluções do CFM. Candidatos estrangeiros deverão submeter também:

  1. Passaporte válido;
  2. Diploma de graduação no idioma de origem;
  3. Tradução juramentada do diploma;
  4. Certidão de nascimento ou casamento (idioma de origem);
  5. Tradução juramentada da certidão;
  6. CPF; e
  7. Visto de permanência atualizado no Brasil ou Registro Nacional Migratório.

Cada candidato só poderá se inscrever em uma única especialidade ou área de atuação. Não serão aceitos pedidos posteriores para mudança.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Envio de documentação para bonificação e atendimento especial

Candidatos que participaram do PROVAB, PRMGFC ou Mais Médicos podem solicitar um acréscimo de 10% na pontuação final. Para isso, é necessário enviar a documentação comprobatória até 6 de outubro de 2025, em um único arquivo PDF.

Quem precisar de tratamento especial no dia da prova, como tempo adicional, prova ampliada, ledor ou condições específicas para lactantes, deve fazer o pedido também no ato da inscrição.

Universidade Estadual de Londrina

A Universidade Estadual de Londrina fica localizada em Londrina, Paraná, e é uma das instituições públicas de ensino superior mais prestigiadas e bem avaliadas do país desde sua criação, que aconteceu em 1970. 

Quer saber ainda mais sobre o processo seletivo? Dispomos abaixo alguns artigos preparados exclusivamente para você. Não deixe de conferir!

Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica UEL: edital, vagas, cronograma e mais
Concorrência da última edição: UEL 2025: confira a concorrência após republicação do edital para residência médica
Calendário de Provas de residência médica: Residência Médica 2025/2026

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!

banco_questoes
Você pode gostar também