A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu no último sábado (16) o período de inscrições para os candidatos interessados em concorrer às vagas para ações afirmativas do processo seletivo para residência médica da instituição. O edital reservará vagas para candidatos indígenas, candidatos com deficiência (PcD) e candidatos negros (pretos e pardos). Esses participantes terão até o dia 25 de agosto de 2025 para formalizar a inscrição no seletivo.
Além de preencher o fomulário de inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de R$692 até o dia 26 de agosto, com exceção daqueles que garantiram isenção da taxa no período estipulado no edital.
Vale ressaltar que haverá reserva de vagas para ações afirmativas, por meio do sistema de cotas, nos programas que ofertarem três ou mais vagas. O percentual reservado será de 20% do total de vagas, sendo 5% para candidatos indígenas, 5% para PCDs e 10% para candidatos negros. Independentemente da aplicação das cotas, ficam asseguradas ao menos duas vagas para ampla concorrência por especialidade.
Navegue pelo conteúdo
Processo de inscrição para ações afirmativas
Após finalizada a inscrição, a instituição agendará com os candidatos as entrevistas de heteroidentificação, que acontecerão entre 3 e 4 de setembro de 2025. O resultado com a lista de candidatos que solicitaram concorrer em ações afirmativas será liberada em 8 de setembro e receberá recursos, caso necessário, no dia 9 do mesmo mês. O resultado dos recursos será liberado em 11 de setembro.
No dia 15 de setembro será divulgado o quadro de vagas ofertadas do processo seletivo após aplicação do algoritmo que define a quantidade de vagas destinadas às ações afirmativas. O edital prevê que, das 112 vagas ofertadas pela instituição, 89 vagas irão para Ampla Concorrência, 11 vagas para candidatos negros, 6 vagas para PcD e 6 vagas para indígenas.
Envio da documentação
Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas por ações afirmativas deverão apresentar documentação comprobatória, conforme o grupo ao qual pertencem. Para candidatos indígenas, será necessário o envio, em formato PDF, do Termo de Autodeclaração elaborado pelo próprio candidato, além de uma declaração de pertencimento étnico e comunitário. Essa declaração deve ser emitida por liderança indígena da comunidade ou pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), contendo informações sobre o vínculo do candidato com a comunidade, sua atuação e residência no local.
Candidatos negros (pretos ou pardos) deverão enviar, também via upload em PDF, o Termo de Autodeclaração elaborado por eles próprios. Já os candidatos com deficiência (PCD) deverão apresentar laudo médico que comprove a condição declarada.
Universidade Estadual de Londrina
A Universidade Estadual de Londrina fica localizada em Londrina, Paraná, e é uma das instituições públicas de ensino superior mais prestigiadas e bem avaliadas do país desde sua criação, que aconteceu em 1970.
Quer saber ainda mais sobre o processo seletivo? Dispomos abaixo alguns artigos preparados exclusivamente para você. Não deixe de conferir!
Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica UEL: edital, vagas, cronograma e mais
Concorrência da última edição: UEL 2025: confira a concorrência após republicação do edital para residência médica
Calendário de Provas de residência médica: Residência Médica 2025/2026
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!