A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou hoje (27) o resultado preliminar da prova objetiva, única fase de seu processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica ofertadados pela instituição em 2026. O resultado contempla os candidatos inscritos nas especialidades de Acesso Direto e Especialidades Clínicas e Cirúrgicas. Confira:
Observação: para os candidatos às áreas de atuação, como Cirurgia da Mão, R3 e R4, o resultado preliminar e o gabarito definitivo estão previstos para o dia 9 de dezembro de 2025.
Junto à divulgação do resultado preliminar, foi liberado o gabarito final das provas aplicadas para acesso direto e pré-requisito. Veja abaixo:
Agora, antes da divulgação do resultado final, a banca realizará a validação da autodeclaração das pessoas candidatas negras e, em seguida, será publicada a listagem preliminar de candidatos concorrentes às vagas reservadas em 9 de dezembro. Quem discordar poderá solicitar revisão nos dois dias seguintes. Depois disso, será realizada a banca recursal para a validação das autodeclarações.
Navegue pelo conteúdo
Resultado final UERJ 2026
Para as especialidades de Acesso Direto e especialidades com pré-requisito em Clínica Médica e Cirurgia Geral, o resultado final do processo seletivo será divulgado em 18 de dezembro de 2025, às 18h. Os considerados aprovados ainda deverão, entre 26, 27 e 28 de janeiro de 2026, realizar a confirmação de interesse na vaga. Após a confirmação, a listagem de pessoas candidatas aptas a efetivar a matrícula será liberada em 29 de janeiro.
A nota final será constituída pela pontuação obtida pelo candidato na prova objetiva. Em casos de empate, serão usados os seguintes critérios:
Para especialidades de Acesso Direto:
- Maior número de pontos no conteúdo de Clínica Médica;
- Maior número de pontos no conteúdo de Cirurgia Geral;
- Maior número de pontos no conteúdo de Pediatria;
- Maior número de pontos no conteúdo de Medicina de Família e Comunidade;
- Maior idade, considerando-se ano, mês e dia do nascimento; e
- Sorteio público para empates persistentes.
Para especialidades com Pré-Requisito:
- Maior idade; e
- Sorteio público para empates persistentes.
Como foi o processo seletivo da UERJ
O processo seletivo de residência médica da UERJ conta com apenas uma única fase, de caráter classificatório e eliminatório. para todos os candidatos inscritos.
Para candidatos de acesso direto, essa fase é composta por uma prova objetiva de múltipla escolha. Porém, dependendo da especialidade com pré-requisito, a fase pode contar com uma prova discursiva ou com uma discursiva e objetiva.
Para acesso direto, a prova conta com 100 questões de múltipla escolha, enquanto para as especialidades com Pré-Requisito exigido são 50 questões objetivas, com exceção de programas com pré-requisito em Clínica Médica, em que é aplicada uma prova objetiva de 50 questões e quatro questões escritas. Para os programas de Cirurgia da Mão, Medicina Intensiva, R3 e R4 (exceto R3 – Clínica Médica) é aplicada apenas uma prova discursiva com 4 questões.
Em todos os casos é necessário garantir 50% da média aritmética das cinco maiores notas da especialidade escolhida, no mínimo, para ser considerado aprovado na seleção.
Quer mais detalhes sobre o processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica da UERJ? Confira clicando no botão abaixo o material que preparamos com informações sobre as etapas da seleção, distribuição de vagas, concorrência e mais!
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!



