UFF retoma revalidação de diplomas em medicina após polêmica no Revalida 2024.1; outros aprovados ainda aguardam solução
Universidade Federal Fluminense

UFF retoma revalidação de diplomas em medicina após polêmica no Revalida 2024.1; outros aprovados ainda aguardam solução

Aprovados do Revalida INEP 2024.1 tiveram seus processos postergados após escolha de instituições revalidadoras

Após a divulgação do resultado final da 2ª etapa do Revalida INEP 2024.1, primeira edição do ano do processo de revalidação de diplomas em Medicina do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), candidatos aprovados puderam, a partir do dia 1º de novembro, realizar a indicação da instituição revalidadora credenciada pelo Sistema Revalida.

A escolha, que dependia de diversos fatores como valor, prazo e localidade da instituição, bem como a quantidade de vagas disponibilizadas por cada uma, acabou tornando-se um problema para parte dos participantes. Aqueles que optaram pelo processo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) surpreenderam-se ao ter seus pedidos postergados.

A UFF, instituição do estado do Rio de Janeiro, declarou inicialmente estar com o processo de revalidação suspenso. Em situação semelhante, a UNILA, instituição do estado do Paraná, declarou aos candidatos que a normativa sobre a revalidação de diplomas de graduação havia sido aprovada recentemente e que, no momento, estão em processo de implantação, realizando ajustes administrativos e técnicos para então iniciar a prestação deste serviço. Com isso, a própria instituição devolveu todas as solicitações ao sistema. Os candidatos ainda aguardam a liberação por parte do INEP para que consigam escolher uma nova universidade.

Em tentativas de contato com o órgão, candidatos foram informados de que seria necessário o registro de demanda no autoatendimento do Ministério da Educação. Até o momento, os devidos esclarecimentos de quando — ou como — os candidatos poderão dar continuidade ao processo de indicação da instituição revalidadora não foram divulgados.

UFF retoma processo de revalidação

Com relatos e pedidos de ajuda por parte dos aprovados, o Senador Alan Rick divulgou em sua conta oficial no Instagram ter acionado o INEP para que aqueles que tenham escolhido a UFF consigam realizar a troca da instituição, pedindo um rápida solução e, se necessário, a prorrogação do prazo de indicação.

Após a solicitação, foi divulgado hoje, 5 de novembro, que a solicitação junto ao INEP foi atendida e que a UFF dará prosseguimento ao processo de revalidação.

Com a rápida resolução, o Senador ainda recebeu os relatos daqueles que optaram pela UNILA e declarou logo em seguida estar aguardando resposta da universidade.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

BANNER_PORTAL_ (1).jpg
Você pode gostar também
edital ufrj residência médica 2023
Leia mais

Edital 2023 da UFRJ para Residência Médica foi publicado

Além das vagas originárias da própria UFRJ, a seleção também contempla vagas para ingresso em programas de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que anteriormente possuía seletivo próprio