USP-SP Residência Médica 2026: confira o local de prova
Estratégia MED | Foto: HCFMUSP

USP-SP Residência Médica 2026: confira o local de prova

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-SP) divulgou, por meio da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), que está disponível a consulta ao local de prova para os candidatos inscritos no processo seletivo de Residência Médica 2026. A primeira fase, composta pela prova objetiva de múltipla escolha, será realizada no domingo, 7 de dezembro de 2025, a partir das 13h (horário de Brasília).

Os locais de prova estão disponíveis na “Área do Candidato” do site da FUVEST. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h, sem tolerância para atrasos.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que será cobrado e formato do exame

A prova objetiva é obrigatória e eliminatória, composta por 120 questões de múltipla escolha (para a maioria dos programas) com quatro alternativas, sendo apenas uma correta. O conteúdo varia conforme o programa, abrangendo desde áreas básicas — como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Medicina Preventiva — até as especialidades clínicas, cirúrgicas e de áreas de atuação com pré-requisitos específicos.

A avaliação tem peso 9 na nota final do processo seletivo. Os candidatos que não atingirem ao menos 50% de acertos serão eliminados. As notas dessa fase determinarão quem segue para a segunda etapa, de avaliação curricular, prevista para ocorrer entre 13 e 23 de janeiro de 2026.

Duração da prova e tempo mínimo de permanência

Os candidatos dos programas de acesso direto e das especialidades clínicas e cirúrgicas terão seis horas de prova, incluindo o preenchimento do gabarito. É obrigatório permanecer em sala por pelo menos três horas.

Já para os programas de Ano Adicional e Áreas de Atuação, o tempo varia conforme o número de questões — duas horas para provas com 40 questões e uma hora para aquelas com 20, sendo exigida permanência mínima de uma hora.

Documentos e materiais permitidos

No dia da prova, o candidato deverá levar documento de identificação original com foto, como RG, CNH ou passaporte, e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, de material transparente. Serão aceitos documentos em formato físico ou digital.

Não será permitido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, smartwatches, calculadoras, tablets ou fones de ouvido. Todos os pertences deverão ser lacrados em saco plástico fornecido pela FUVEST antes do início da prova e permanecerão guardados até o término. O uso de bonés, chapéus ou roupas com identificação institucional também é proibido.

A USP-SP

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública. Mantida pelo Estado de São Paulo, a USP SP também está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

campus da cidade de São Paulo é mantido pela Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C), criada em 1969 e, desde então, rege a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO).

Quer saber ainda mais sobre o processo seletivo? Dispomos abaixo alguns artigos preparados exclusivamente para você. Não deixe de conferir!

Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica USP-SP: edital, cronograma, vagas e mais

Por fim, se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Você pode gostar também