Quer saber o que é a especialidade de Clínica Médica, quais são suas atividades e sua rotina? Então não saia deste artigo do Estratégia MED!
Navegue pelo conteúdo
O que é Clínica Médica?
Como uma das áreas da medicina, a Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é um dos programas mais concorridos quando se fala em Residência Médica.
Essa especialidade é considerada uma das mais amplas da área, uma vez que abrange conhecimento sobre todo o corpo humano, mas não há um direcionamento exclusivo para alguma parte em específico.
O objetivo dessa especialidade é focar no diagnóstico e tratamento clínico das patologias.
O que faz um Clínico Geral?
O Clínico Geral ou Médico Internista é um profissional generalista, ou seja, ele consegue tratar de diversas doenças, contudo não pode dar um atendimento especializado. É ele quem faz o primeiro contato com o paciente e, se a patologia precisar de um tratamento mais aprofundado, ele deve indicar um especialista.
O profissional é responsável por analisar todos os problemas que o paciente expôs e, em seguida realizar os exames clínicos, como raio-x, exames de sangue, urina ou fezes. Uma vez feito os exames, o médico dá o diagnóstico e indica o tratamento.
Onde o clínico geral pode atuar?
Os médicos internistas podem exercer suas atividades tanto no serviço público, quanto no privado. Em geral, os locais mais comuns são:
- Ambulatórios;
- Plantões; e
- Consultórios.
Quanto ganha um Clínico Geral?
Antes de tudo, não se esqueça que os salários podem variar muito de acordo com a região em que o médico atua, qual é a necessidade que o local tem por aquele profissional, quanto tempo ele irá trabalhar, entre muitos outros fatores que influenciam na decisão salarial.
Dito isso, pode-se considerar o valor de R$ 9.616,95 como média salarial de um médico especializado em Clínica Médica para uma jornada de 23 horas semanais.
Especialistas em Clínica Médica no Brasil
Segundo a Demografia Médica 2025 feita pela USP, no Brasil existem atualmente 59.038 especialistas em clínica médica.
Entre os mais de 59 mil profissionais, 55,5% são do sexo feminino e 44,5% são do sexo masculino, com idade média de 51,8 anos.
Confira abaixo a distribuição entre as regiões do país:
Regiões | Distribuição |
---|---|
Norte | 3,60% |
Nordeste | 18,50% |
Sudeste | 51,20% |
Sul | 17,30% |
Centro-Oeste | 9,40% |
Residência Médica em Clínica Médica
A Residência em Clínica Médica é um dos programas de Acesso Direto, ou seja, que não exigem nenhuma outra especialização. Ela tem duração de dois anos e carga horária semanal de 60 horas.
Essa especialidade, além de ser uma das que mais oferece vagas, também é uma das mais concorridas e cursadas. De acordo com a Demografia Médica de 2025, a Clínica Médica foi o programa com mais residentes em 2024, com um total de 6.488 alunos entre todos os anos de RM e 3.384 apenas no primeiro ano (R1).
O estudo por questões
O processo seletivo para Residência Médica exige muito estudo, esforço e tempo dos candidatos, por isso é muito importante que o aluno saiba o método certo pelo qual estudar, como, por exemplo, o estudo por meio das resoluções de questões!
Pensando nisso, o Estratégia MED criou duas plataformas de estudo essenciais para a sua aprovação. São elas: o Banco de Questões do Estratégia MED e o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Com elas, você terá acesso a milhares de questões e aulas exclusivas dos nossos professores!
Não perca essa oportunidade, venha estudar com o Estratégia MED!
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- Pneumologia: o que é, doenças, residência médica, salário e mais!
- Residência Médica em Cardiologia: rotina, remuneração, estudos e mais!
- Infectologia: o que é, principais doenças, salário, residência médica e mais!
- Anestesiologia: rotina, residência médica, salário e mais!
- Residência Médica em Endoscopia: rotina, remuneração, estudos e mais!
- Residência Médica em Infectologia: rotina, salário e mais!
- Residência Médica em Neurologia: rotina, remuneração, estudos e mais!