A obstetrícia é uma especialidade na qual o médico faz Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e atua, principalmente, no cuidado da saúde da mulher. Se você quer saber mais sobre o médico obstetra, fique ligado no texto que o Estratégia MED preparou para você!
Navegue pelo conteúdo
O que é um médico obstetra?
O médico obstetra é o especialista em Ginecologia e Obstetrícia, que fez Residência Médica de 3 anos em qualquer instituição que oferece a formação nessa especialidade.
Dentre os 21 eixos de competências exigidas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), há alguns que são principais no R1 em Ginecologia e Obstetrícia (GO).
Competências do R1
Os eixos abordados pela Febrasgo se baseiam na aquisição de conhecimentos de baixa complexidade supervisionados nas áreas clínico-cirúrgicas. Exemplos deles são:
- Conhecer as mudanças do ciclo gravídico-puerperal (desde a concepção do feto até os 40 dias após o parto), a anatomia do assoalho pélvico, sua vascularização e inervação;
- Manejar adequadamente aos sinais e sintomas comuns do trabalho de parto;
- Atender na rotina de pré-natal de baixo risco;
- Assistir adequadamente a mulher no puerpério, seja de forma clínica ou psicológica;
- Estabelecer uma boa relação médico-paciente e um atendimento humanizado;
- Identificar fatores de risco para as principais patologias existentes durante a gestação e avaliar a bacia obstétrica; e
- Aplicar o conhecimento sobre a relevância do aleitamento materno para a mãe e para o bebê, orientar suas técnicas, prevenir os fatores que dificultam o aleitamento e suas práticas prejudiciais.
Competências do R2
Quando um médico chega no segundo ano de residência em Ginecologia e Obstetrícia, já sabe manejar e identificar as principais modificações da gestação e doenças típicas. Então, no R2 deve adquirir outras competências de alta complexidade.
As atividades também são supervisionadas, mas o profissional já possui certa independência nos casos de menor complexidade. Portanto, ele deve saber manejar intercorrências clínicas e obstétricas prevalentes na gestação, como: anemia, hipertensão, diabetes e outras patologias. Além disso, também deve ser capaz de reconhecer outras apresentações atípicas.
O R2 também é responsável pela realização de exames de vitalidade fetal e avaliar adequadamente as alterações e padrões de normalidade (e sua avaliação adequada). Através deles indicam determinados procedimentos, assistem ao trabalho de parto e ainda auxiliam em caso de intercorrências na evolução.
Além disso, o residente deve identificar os principais fatores que dificultam o aleitamento materno no período pós-parto e suas contraindicações.
Competências do R3
No final do R3, o médico residente em Ginecologia e Obstetrícia deve ser capaz de realizar as competências clínico-cirúrgicas de baixa e alta complexidade com supervisão indireta. Além de tudo o que já foi descrito acima, também precisa:
- Demonstrar conhecimento sobre as diversas apresentações de complicações médicas e obstétricas (típicas e atípicas) e seus tratamentos;
- Reconhecer as indicações de interconsultas, de referências ou de transferências de gestantes ou puérperas com complicações clínicas e obstétricas;
- Acompanhar pré-natal de alto risco;
- Realizar exames de avaliação fetal;
- Prestar assistência adequada às complicações de maior complexidade; e
- Orientar adequadamente o aleitamento materno.
O que faz o médico obstetra?
O médico Ginecologista e Obstetra atende mulheres desde a adolescência até depois da menopausa. Ou seja, é um profissional que cuida das mais diversas fases da vida da mulher, principalmente, a parte reprodutiva.
Métodos contraceptivos, métodos de fertilização e trabalho de parto, são alguns dos aspectos que esse médico trata. Vale destacar que o acompanhamento da gestação é o momento em que o profissional mais fica ao lado das pacientes – desde o diagnóstico, indicação de via de parto, nascimento e puerpério.
Quanto ganha um médico obstetra?
Segundo o site Cargos, o médico Ginecologista e Obstetra ganha entre R$ 2.352,82 e R$ 15.502,41 no Brasil. Os cargos mais bem remunerados se encontram em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
Estudar por Questões
Agora que você já sabe o que o médico obstetra faz e está pensando em prestar Residência Médica, não deixe de conferir o nosso Banco de Questões MED! Com ele, você tem acesso a milhares de questões, muitas delas já comentadas pelos nossos professores. Não perca essa oportunidade!
Veja também:
- ResuMED de Indução do Trabalho de Parto
- ResuMED de dor pélvica crônica e Dismenorreia – fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e mais!
- Mastologia: rotina, salário residência médica e mais!
- Puerpério: o que é e muito mais!
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade;
- 10 especialidades médicas menos concorridas;
Por: Caterina Germino