No Brasil, atualmente, Ginecologia e Obstetrícia está entre as quatro especialidades com o maior número de registros de especialistas. Com 33.360 profissionais na área, segundo a última edição do Demografia Médica, nos últimos dez anos (2012 a 2022) a taxa de crescimento foi de 49,1%.
Com procura majoritária feminina, Ginecologia e Obstetrícia também esteve presente entre as especialidades com o maior número de médicos residentes no ano de 2021. Ao todo, foi contabilizado 3.830 residentes nos programas ofertados pelo país, sendo 9,2% do total e ficando atrás apenas de Clínica Médica (14,2%) e Pediatria (10,9%).
Por isso, se Ginecologia e Obstetrícia está em seu leque de opções para sua futura especialização e você deseja conhecer os programas mais disputados, chegou ao lugar certo. Confira abaixo quais foram os 10 programas de residência médica mais concorridos em Ginecologia e Obstetrícia do último ano.
Navegue pelo conteúdo
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
Durante os três anos obrigatórios da residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, o médico residente se formará para atuar em dois ramos da medicina que conversam entre si.
Com a Ginecologia, o profissional será responsável por conhecer, estudar e tratar do sistema reprodutor feminino, mamas e doenças que acometem o corpo da mulher, fazendo acompanhamento e exames preventivos. Já com a Obstetrícia, o profissional terá como responsabilidade o conhecimento sobre a gestação, parto e puerpério.
Após a residência médica, o médico também terá a opção de se subespecializar em áreas mais específicas como Mastologia, Reprodução Assistida, Medicina Fetal, Mamografia, Endoscopia Ginecológica e mais.
Saiba mais sobre a Residência: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: rotina, remuneração, estudos e mais!
As 10+ concorridas em Ginecologia e Obstetrícia
Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade Ginecologia e Obstetrícia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Ginecologia e Obstetrícia foi mais concorrida.
Usando os dados dos processos de 2023/2024, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.
1. Hospital Israelita Albert Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein garantiu o 1º lugar com 7 vagas para o ano de 2024, além de ser a instituição com maior número de inscritos do ranking, com 550 médicos interessados em seu programa na especialidade, resultando na relação de 78,5 candidatos para cada vaga.
Responsável pelo seu próprio processo seletivo, o HIAE avaliou os candidatos de Ginecologia e Obstetrícia através de duas fases. A primeira, composta por uma prova objetiva composta de 75 questões e a segunda, com avaliação prática e entrevista.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica Hospital Israelita Albert Einstein: inscrições, edital, vagas e mais!
2. SURCE – SMS-FOR
Em segundo lugar está a SMS-FOR, que ofereceu apenas 1 vaga para 2024. No total, foram 74 candidatos inscritos, tornando a instituição a mais concorrida de Ginecologia e Obstetrícia da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará – SURCE.
A seleção de médicos residentes para ingresso em 2024 da SURCE contou com a aplicação de uma prova objetiva e análise curricular. Para as especialidades de Acesso Direto, os candidatos tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha no modelo ABCD, e para Pré-Requisito, a prova foi composta de 40 questões sobre a área escolhida.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica SURCE 2024: inscrições, edital, vagas e mais!
3. PSU-MG – Hospital Felício Rocho
Garantindo sua presença em mais um top 10 de programas de residência médica mais concorridos, o processo seletivo unificado de Minas Gerais – PSU-MG contou com a participação do Instituto Materno Infantil de Minas Gerais – Hospital Vila da Serra que ofereceu 3 vagas na especialidade para 2024, garantindo o terceiro lugar com uma relação de 66,33 candidatos por vaga. Ao todo, 199 candidatos se inscreveram.
O PSU-MG é composto por duas etapas: prova objetiva com peso 9 na nota final e a análise curricular com peso 1. Para classificação na 1ª fase, os candidatos precisaram responder 75 questões baseadas e divididas igualmente entre as cinco grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica PSU-MG 2024: inscrições, edital, vagas e mais!
4. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A quarta posição neste top 10 fica para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição com um dos seletivos mais aguardados de seu estado. Ao todo, 262 candidatos interessados no programa se inscreveram e concorreram a 4 vagas ofertadas em ampla concorrência, resultando em uma relação candidato/vaga de 65,5.
Para garantir a aprovação, os candidatos foram avaliados a partir de uma única etapa constituída pela prova objetiva e aplicada no dia 18 de novembro de 2023. Ao todo, 100 questões de múltipla escolha constavam na avaliação e distribuídas entre as cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica UERJ: edital, cronograma, vagas e mais!
5. IAMSPE
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual está em quinto lugar no ranking, mas traz números surpreendentes. A instituição ofereceu 8 vagas para o programa de Ginecologia e Obstetrícia e teve 501 candidatos inscritos, resultando na relação candidato/vaga de 62,6, sendo a segunda instituição da lista com mais candidatos interessados.
O processo seletivo do IAMSPE foi composto por etapa única, prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha para Áreas Básicas, Acesso Direto e Pré-requisito.
Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: IAMSPE: edital 2024, vagas, cronograma e mais
6. PSU-MG – Maternidade Octaviano Neves
Com 4 vagas ofertadas, a Maternidade Octaviano Neves, também participante do PSU-MG, conquistou a inscrição de 231 candidatos concorrentes na especialidade. A nota de corte para a instituição nesse programa foi de 70,1 pontos.
7. AMRIGS – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Com uma concorrência de 46 candidatos por vaga, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Florianópolis (SC), ocupa a décima colocação do programa de Ginecologia e Obstetrícia mais concorrido. A instituição ofereceu 2 vagas e logrou 92 inscritos para a especialidade.
A seleção para ingresso no programa foi a da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), composta por 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS.
Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital, vagas e mais!
8. AMRIGS – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Em 9º lugar está o programa de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Santa Catarina, ofertado pelo processo seletivo da AMRIGS, o programa ofereceu 4 vagas para 181 candidatos inscritos. A relação candidato/vaga ficou em 45,25.
9. PSU-GO – Hospital e Maternidade Dona Iris
Em sua segunda edição, o Processo Seletivo Unificado de Goiás (PSU-GO) mostrou definitivamente ser um sucesso e, além de estar presente entre as provas mais concorridas de 2024, garantiu seu lugar neste ranking.
O Hospital e Maternidade Dona Iris garantiu para o certame o nono lugar entre os programas de Ginecologia e Obstetrícia mais concorridos com uma relação de candidatos por vaga de 44. Ao todo, 5 vagas foram ofertadas e 220 candidatos garantiram sua inscrição.
O PSU-GO é composto de duas fases: prova objetiva com peso de 90% na nota final, e análise curricular. Os candidatos inscritos em Ginecologia e Obstetrícia tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha na 1ª fase da seleção.
Para saber tudo sobre o PSU-GO, acesse: Residência Médica PSU-GO 2024: edital, cronograma, vagas e mais
10. PSU-MG – Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora MG
Mais uma vez presente na lista, o PSU-MG comprova que é um dos maiores e mais concorridos processos seletivos unificados do Brasil. A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora MG, instituição participante do certame, ofertou para 2024 apenas 2 vagas em Ginecologia e Obstetrícia, mas isso não foi um problema para 85 inscritos que concorreram ao programa. A relação foi de 42,5 candidatos para cada vaga.
Quer ser um dos próximos aprovados em Ginecologia e Obstetrícia dessas excelentes instituições? Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2025. Você tem a chance de se preparar por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em maio de 2024 contava com quase 198 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!