Se Cirurgia Pediátrica é uma de suas opções de subespecialização, ou se apenas tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa rica especialidade, chegou ao lugar certo! Confira as principais informações preparadas pelo Estratégia MED abaixo.
Navegue pelo conteúdo
O que é Cirurgia Pediátrica
Destinada a procedimentos cirúrgicos de doenças e condições em crianças e adolescentes — desde o nascimento até o início da fase adulta, a Cirurgia Pediátrica é uma das subespecialidades que exigem especialização prévia, neste caso, em Cirurgia Geral.
Com a necessidade de profissionais altamente qualificados por conta da especificidade da área, aqueles que desejarem se tornar cirurgiões pediátricos devem possuir conhecimento específico em Anatomia, Fisiologia e Patologia Pediátrica, por exemplo.
E para garantir a saúde, bem-estar e atendimento de qualidade para crianças, adolescentes e também de seus responsáveis, os especialistas em Cirurgia Pediátrica atuam em colaboração de outros profissionais da saúde, como Pediatras e Anestesiologistas. Dessa forma, é possível fornecer cuidados pré-operatórios, avaliação de condições médicas destes pacientes e de suas respectivas opções de tratamento, assim como cuidados no pós-operatório para que a recuperação seja adequada e saudável.
Na última edição da Demografia Médica, o Brasil contava com 1.534 especialistas em Cirurgia Pediátrica, com um total de 1.720 registros e uma taxa de crescimento de 38,2% nos últimos dez anos.
A representante oficial da especialista é a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), fundada em 1964 e mantida pela contribuição anual de seus associados e doações.
Áreas de atuação do Cirurgião Pediátrico
Responsável principalmente por intervenções cirúrgicas em crianças e adolescentes, o cirurgião pediátrico terá uma ampla variedade de procedimentos para se dedicar profissionalmente.
Apesar de ser uma subespecialidade inserida em Cirurgia Geral, o profissional de Cirurgia Pediátrica poderá desenvolver suas atividades desde atendimentos em consultórios particulares a atendimentos de caráter ambulatorial e emergencial em diversas áreas cirúrgicas. Dentre estas possibilidades, o cirurgião pediátrico poderá atuar com:
- Cirurgias de correção de Malformações Congênitas;
- Tratamento de doenças do trato gastrointestinal;
- Remoção de tumores;
- Correção de defeitos cardíacos;
- Tratamento de traumas e lesões graves;
- Entre outros.
Residência Médica em Cirurgia Pediátrica
O programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica tem duração de 3 anos, porém, como é uma subespecialidade de outra área, é exigida do médico interessado a conclusão prévia da formação em Cirurgia Geral. Essa também com 3 anos de duração.
Segundo a Matriz de Competências da especialidade, durante os três anos de residência, o médico residente será capacitado, a realizar o diagnóstico e tratamento de doenças cirúrgicas de fetos, recém-nascidos, crianças e adolescentes acerca ao sistema digestório, urinário, afecções torácicas congênitas ou adquiridas, lesões da cabeça e pescoço, atendimento inicial ou subsequente do trauma e mais.
Com a conclusão do programa, é possível a obtenção do Título de Especialista a partir do exame de suficiência aplicado pela CIPE. Caso o profissional não tenha a formação completa na residência médica exigida (Cirurgia Geral + Cirurgia Pediátrica), é possível apresentar a comprovação de capacitação através de 12 anos de atuação prático-profissional na área , o dobro exigido para a formação através da residência médica e devem respeitar as regras estipuladas em edital.
Seleção e Vagas autorizadas no Brasil
Seguindo a resolução atualizada pela Comissão Nacional de Residência Médica, os processos seletivos para ingresso nos programas de residência em Cirurgia Pediátrica devem contar, obrigatoriamente, com uma prova de conhecimento teórico composta de questões objetivas relacionadas às áreas correspondentes ao pré-requisito, com caráter classificatório e eliminatório.
Outras possíveis etapas ficam a critério da instituição responsável pela seleção e podem contar com análise curricular — comumente aplicada — além de entrevista e prova prática.
Atualmente, após o cancelamento de mais de 900 programas de residência médica por inatividade, o Brasil conta com 234 vagas autorizadas em Cirurgia Pediátrica. As instituições com o maior número de vagas, 9 ao todo — contabilizando os três anos de formação, são:
- Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Participante PSU-MG);
- Hospital Pequeno Príncipe; e
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP.
Se Cirurgia Pediátrica é a sua opção para ingressar na residência médica em 2024, ainda há tempo de se preparar! Com o Curso Intensivo Residência Médica do Estratégia MED você terá à disposição um material otimizado, feito exclusivamente por um time de professores especialistas e focado no que as principais bancas do país cobram. Vem ser coruja!