A entrevista é a fase do processo seletivo da Residência Médica em que o candidato participa de uma conversa com o avaliador, onde responde perguntas relacionadas ao seu currículo acadêmico.
O avaliador quer saber se você tem aptidão para aprender e contribuir para o serviço médico, olhando o currículo, em busca de saber mais sobre o interesse acadêmico do candidato.
Então é de extrema importância que você estude o seu currículo antes para defendê-lo.
Algumas instituições na entrevista analisam o candidato com perguntas mais técnicas, mas também são feitas perguntas pessoais, para avaliar a postura e o comportamento ético do candidato, como:
- “Qual especialidade quer seguir e, porquê?”
- “Qual seus maiores defeitos e maiores qualidades?”
Então é sempre bom estar preparado e ser o mais sincero possível nesse momento, já que essa fase serve para ver o comportamento do candidato, seu foco, concentração e seus interesses.
Outra coisa importante, querem saber se você é uma pessoa tranquila no dia a dia profissional e sabe trabalhar em equipe, contribuindo para o serviço como um todo.
Navegue pelo conteúdo
A postura do candidato na hora da entrevista
Comece focando no seu vestuário, não tem nenhum mistério, apenas se vista de traje social. A segunda parte é focar na sua desenvoltura, seja transparente e tente parecer o mais natural possível, além de ter calma e simpatia, agregando muito nesse momento.
Como já comentado acima, a entrevista é um momento que geralmente causa nervosismo na maioria dos candidatos, o Estratégia MED separou importantes dicas para auxiliar você nessa etapa, confira:
- Estude a instituição para entender sua filosofia;
- Estude seu currículo;
- Treine antes em casa suas falas;
- Mantenha a tranquilidade e calma; e
- Seja sincero e autêntico.
O Estratégia MED trará tudo que você precisa saber sobre o universo da Residência Médica, fique ligado!
Por: Nathália Diniz