10 especialidades com mais médicos no mercado de trabalho

10 especialidades com mais médicos no mercado de trabalho

Quem escolheu a carreira médica sabe que decidir a especialidade que irá seguir é um dos momentos mais difíceis. Afinal de contas, atualmente, existem 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução CFM Nº 2.221/2018. Pensando nisso tudo, o Estratégia MED trouxe a relação das 10 especialidades com mais médicos no mercado.

Assim, você pode estudar a concorrência no mercado de trabalho e a quantidade de médicos atuantes para determinada área e, dessa forma, entender qual será a dificuldade dos processos seletivos ou até mesmo de quais profissionais a sociedade mais carece e em quais regiões

A escolha da especialidade médica

É importante lembrar que algumas especialidades são consideradas pré-requisito para cursar outras, por isso, serão mais procuradas. Para ajudar neste dilema, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), juntamente ao Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgou a Demografia Médica no Brasil 2020. Nessa pesquisa, é possível ter uma visão geral do mercado de trabalho na área da saúde e, além disso, consultar qual é a disputa no ramo das especialidades médicas. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

As 10 especialidades com mais médicos no mercado

De acordo com a Demografia Médica, o Brasil alcançou, em novembro de 2020, a marca de 500 mil médicos! Ou seja, há uma razão de 2,38 médicos por 1.000 habitantes no país.

Já em relação a dados mais atualizados, o Conselho Federal de Medicina, informa que, até novembro de 2021, existiam 522.650 registros médicos principais ativos no Brasil.

Segundo o levantamento da Demografia Médica de 2020, que foi realizado com dados de fevereiro de 2020, quando o quantitativo de médicos era de 473.875, as 10 especialidades com mais médicos no mercado de trabalho são:

1. Clínica Médica (11,3%)

Como uma das mais amplas da Medicina, a Clínica Médica abrange o conhecimento sobre todo o corpo humano, porém sem um direcionamento específico. A especialidade foca no diagnóstico e no tratamento clínico em seus pacientes, sendo o especialista na área quem geralmente faz o primeiro contato com o paciente.

De acordo com a Demografia Médica Brasileira de 2020, existem 48.997 médicos especializados em Clínica Médica pelo Brasil, confira a distribuição:

Especialidades com mais médicos

2. Pediatria (10,1%)

Essa especialidade médica tem o objetivo de atender recém-nascidos, crianças e adolescentes, além de auxiliar a família a estabelecer a saúde infantil. O pediatra cuida de diagnósticos, exames e todos os demais processos que envolvam a saúde na infância e na adolescência.

Existem, no total, 43.699 pediatras registrados no país. Confira onde se concentram os profissionais especializados em Pediatria no Brasil:

Especialidades com mais médicos

3. Cirurgia Geral (8,9%)

A Cirurgia Geral, além de ser a especialidade médica que lida com tratamentos cirúrgicos para afecções diversas, trata do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, para poder também diagnosticar e tratar patologias que permitam uma abordagem cirúrgica.

Veja as regiões do Brasil que possuem mais médicos especializados em Cirurgia Geral, que no total são em 38.583 especialistas:

Especialidades com mais médicos

4. Ginecologia e Obstetrícia (7,7%)

A Ginecologia e Obstetrícia é a área responsável por estudar e tratar o sistema reprodutor feminino, as mamas e as doenças que acometem o corpo da mulher, bem como todo o processo de reprodução humana. A especialidade tem por fim realizar exames preventivos, conduzir a gestação, realizar o parto, auxiliar no pós-parto, entre outras funções que impliquem na rotina da mulher e sua saúde.

No gráfico abaixo é possível observar onde, no Brasil, concentram-se os 33.309 médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia existentes:

Especialidades com mais médicos

5. Anestesiologia (5,9%)

O médico especialista na área é responsável por administrar e gerir as anestesias necessárias para realizar determinados procedimentos ou até mesmo realizar intubações. O anestesista pode atuar também na assistência, pesquisa, gestão e ensino. 

Existem 25.484 profissionais especializados na área. Veja a distribuição da especialidade de Anestesiologia pelas regiões brasileiras:

Especialidades com mais médicos

6. Medicina do Trabalho (4,6%)

Seu maior objetivo é garantir a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores, preocupando-se com a prevenção das doenças e os riscos presentes no ambiente de atuação dos mais diversos profissionais. Além disso, o Médico do Trabalho é o responsável pelo exame admissional de empresas

Segundo dados da Demografia Médica de 2020, a especialidade possui 19.797 médicos e está presente na seguinte proporção pelas regiões do Brasil:

Especialidades com mais médicos

7. Ortopedia e Traumatologia (4,1%)

A Ortopedia e Traumatologia é a responsável por estudar, diagnosticar e tratar doenças, lesões e deformidades que acometem os ossos, músculos, articulações e ligamentos. A atuação do profissional pode ser tanto preventiva quanto curativa, identificando lesões e tratando-as, de maneira invasiva – por meio de cirurgias – ou não. 

Existem, no total, 17.906 médicos na área. Veja a porcentagem de especialistas em Ortopedia e Traumatologia nas cinco regiões:

Especialidades com mais médicos

8. Cardiologia (4,1%)

O Cardiologista se dedica a diagnosticar, estudar e tratar doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos, seja para um tratamento preventivo ou para um tratamento curativo. O especialista analisa, além dos resultados dos exames, o histórico de saúde familiar e pessoal, bem como os sintomas, mesmo iniciais.

Confira a distribuição dos 17.802 médicos especializados em Cardiologia de acordo com as regiões do país:

Especialidades com mais médicos

9. Oftalmologia (3,6%)

A Oftalmologia examina, estuda, diagnostica e trata doenças dos olhos, visão e suas estruturas, que podem acometer pacientes com as mais diversas idades. O especialista pode também corrigir os problemas de visão e realizar operações na estrutura ocular, caso seja necessário.

Confira a distribuição dos 15.523 médicos especializados em Oftalmologia pelo Brasil:

10. Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3,3%)

A Radiologia e Diagnóstico por Imagem investiga possíveis problemas no corpo por meio de ferramentas como raio-X, ultrassom, ressonância magnética e outros. Por meio da atuação do profissional, é possível diagnosticar e mensurar fraturas de ossos, lesões musculares, tumores e doenças neurológicas. A especialidade trabalha em todas as áreas da medicina, auxiliando nos diagnósticos de doenças ainda em estágio inicial.

Veja a distribuição dos 14.225 especialistas pelo território brasileiro:

Especialidades com mais médicos

Tem interesse em ingressar na residência médica em uma dessas especialidades? Então não adie a sua aprovação e estude para os seletivos! Com o Blog do Estratégia MED, você não perde nenhuma informação dos processos seletivos para Residência Médica que estão acontecendo. Confira o Calendário de Residência Médica e fique por dentro de todas as datas! 

Você também pode se interessar por:

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também