Cirurgia Bariátrica: o que é, atuação, residência médica e mais

Cirurgia Bariátrica: o que é, atuação, residência médica e mais

Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre Cirurgia Bariátrica, esse texto é para você! Descubra como funciona a Residência Médica em Cirurgia Bariátrica, que prepara desde a avaliação clínica inicial até o manejo pós-operatório, além de entender melhor as possíveis áreas de atuação para o profissional especialista na área. Confira abaixo!

O que é Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica, também conhecida como gastroplastia ou cirurgia de redução de estômago, é um procedimento médico destinado ao tratamento da obesidade grave. Seu principal objetivo é reduzir a capacidade do estômago, limitando a quantidade de alimentos que podem ser ingeridos e promovendo a perda de peso. Além disso, essa intervenção é indicada para tratar comorbidades associadas à obesidade, como o diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras. 

Existem diferentes técnicas de cirurgia bariátrica, como a gastrectomia vertical e o bypass gástrico, que variam quanto ao mecanismo de ação, riscos e benefícios a curto, médio e longo prazo.

Além de ser um procedimento médico, a Cirurgia Bariátrica é atualmente uma área de especialização para os médicos cirurgiões. No Brasil, quem representa a especialidade é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Áreas de atuação para o profissional

O profissional especializado em Cirurgia Bariátrica pode atuar em diversas áreas relacionadas ao tratamento da obesidade e suas comorbidades. Algumas das principais áreas de atuação incluem o diagnóstico e avaliação dos pacientes com obesidade, incluindo a colheita da história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares para diagnóstico de comorbidades.

Ainda, podem trabalhar com indicação cirúrgica, avaliando a conveniência operatória e indicando a cirurgia bariátrica de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais, considerando fatores como a fisiopatologia da obesidade e as opções não operatórias.

Os profissionais também trabalham com o preparo pré-operatório, conduzindo os pacientes de forma multidisciplinar com outros profissionais de saúde para garantir a segurança e eficácia do procedimento. Além disso, os cirurgiões bariátricos aplicam diversas técnicas cirúrgicas para executar os procedimentos necessários, como gastrectomia vertical e bypass gástrico, tanto por laparotomia quanto por videolaparoscopia.

Ainda, o médico auxilia nos cuidados pós-operatórios ao identificar e tratar precocemente possíveis complicações e garantindo a manutenção dos resultados a longo prazo.

Outra área de atuação é a de educação e pesquisa, que permite que os profissionais participem de programas de educação continuada, produzindo e disseminando conhecimento científico, orientando residentes e outros médicos em treinamento.

Residência Médica em Cirurgia Bariátrica

A Residência Médica em Cirurgia Bariátrica no Brasil é regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A área de atuação possui duração de dois anos e é acessível aos médicos que concluíram programas em Cirurgia do Aparelho Digestivo ou Cirurgia Geral.

No primeiro ano de residência, os médicos residentes devem desenvolver as seguintes competências:

1. Fisiopatologia da obesidade: Analisar a fisiopatologia da obesidade e doenças metabólicas;

2. História clínica e exames: Dominar a história clínica, exame físico e interpretação de exames complementares;

3. Indicação cirúrgica: Identificar indicações e contraindicações para o tratamento cirúrgico da obesidade;

4. Preparo pré-operatório: Liderar o preparo pré-operatório, interagindo com a equipe multidisciplinar;

5. Técnicas cirúrgicas: Compreender as técnicas cirúrgicas, seus mecanismos de ação, riscos e benefícios;

6. Comunicação e consentimento: Comunicar-se adequadamente com pacientes e obter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

7. Protocolos de assistência: Dominar protocolos de assistência ao paciente na sala cirúrgica;

8. Procedimentos cirúrgicos: Iniciar procedimentos cirúrgicos bariátricos e realizar gastrectomia vertical por videolaparoscopia; e

9. Pós-operatório: Gerenciar o seguimento pós-operatório e identificar complicações precoces.

Já no segundo ano de residência, os médicos residentes devem aprimorar suas habilidades técnicas e desenvolver competências avançadas, incluindo:

1. Procedimentos cirúrgicos: Realizar procedimentos completos de bypass gástrico por videolaparoscopia;

2. Decisões intraoperatórias: Tomar decisões sob condições adversas durante emergências intraoperatórias;

3. Procedimentos revisionais: Dominar a indicação e execução de procedimentos cirúrgicos revisionais;

4. Complicações tardias: Identificar e tratar complicações tardias da cirurgia bariátrica;

5. Liderança: Demonstrar capacidade de liderança na equipe médica e supervisionar residentes menos graduados; e

6. Educação e pesquisa: Produzir artigos científicos, apresentá-los em congressos ou publicá-los em revistas científicas, além de manter um processo contínuo de aprendizado.

Confira a matriz de competência do programa de Residência Médica em Cirurgia Bariátrica no Brasil:

Ainda, após cumprir a carga horária da residência médica – padrão-ouro – ou do curso de especialização em Cirurgia Bariátrica, o profissional deve realizar o Exame para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica, sob responsabilidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Cirurgia Bariátrica ou em qualquer outra já em 2025, ainda há tempo! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também