A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é uma área que reúne aspectos funcionais e estéticos no cuidado de pacientes com traumas, deformidades congênitas ou adquiridas e doenças que afetam o crânio e a face. Neste artigo, você vai entender o que é essa área de atuação, conhecer as principais frentes de trabalho do especialista e descobrir como funciona a residência médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial no Brasil. Continue a leitura e veja se essa pode ser a sua futura especialização.
Navegue pelo conteúdo
O que é Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial?
A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é uma área de atuação médica voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, deformidades e traumas que afetam o crânio e a face. O objetivo é restaurar tanto a função quanto a estética, minimizando impactos em atividades como respiração, mastigação, fonação, deglutição e visão, além de contribuir para a integração social e a qualidade de vida do paciente.
Esse campo de atuação contempla desde condições congênitas, como fissuras labiopalatinas e deformidades craniofaciais, até alterações adquiridas por traumas, tumores ou distúrbios de desenvolvimento. O especialista utiliza técnicas avançadas de osteotomias, osteossínteses e reconstruções ósseas, muitas vezes envolvendo transplantes ou substitutos ósseos.
Áreas de atuação do especialista
O cirurgião crânio-maxilo-facial é preparado para atuar em diversas frentes que envolvem o arcabouço ósseo e estruturas relacionadas do crânio e da face. Entre as principais áreas de atuação estão:
- Tratamento de traumas crânio-faciais: fraturas de mandíbula, maxila, nariz, órbita e casos complexos de fraturas craniofaciais;
- Cirurgia ortognática: indicada para correção de deformidades dento-faciais e no tratamento da apneia obstrutiva do sono;
- Deformidades congênitas: manejo de fissuras labiopalatinas e malformações craniofaciais;
- Tumores e displasias ósseas: diagnóstico, tratamento cirúrgico e reconstrução.
- Disfunções da articulação temporomandibular e distúrbios oclusais: incluindo o impacto funcional em mastigação e fala; e
- Reconstruções craniofaciais: após traumas ou ressecções tumorais.
Além disso, esse profissional domina conhecimentos fundamentais de anatomia, embriologia, fisiologia e desenvolvimento craniofacial, o que lhe permite atuar em casos complexos, sempre considerando tanto a funcionalidade quanto a estética do paciente.
A área pode ser considerada ainda um pouco restrita, tendo em vista que, atualmente, existem apenas 221 médicos certificados em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial no Brasil, segundo dados da Demografia Médica 2025.
Extensivo por Especialidade
Curso Extensivo de Medicina Preventiva para Residência Médica
Curso Extensivo de Ortopedia para Residência Médica
Curso Extensivo de Obstetrícia para Residência Médica
Curso Extensivo de Oftalmologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Neurologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Nefrologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Pneumologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Hematologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Psiquiatria para Residência Médica
Curso Extensivo de Ginecologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Hepatologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço para Residência Médica
Curso Extensivo de Cirurgia para Residência Médica
Curso Extensivo de Cardiologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Gastroenterologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Dermatologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Endocrinologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Infectologia para Residência Médica
Curso Extensivo de Pediatria para Residência Médica
Curso Extensivo de Reumatologia para Residência Médica
Como é a residência médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial?
O programa é considerado uma área de atuação com um ano de duração. No Brasil, atualmente, são 12 vagas autorizadas para residência médica na área, sendo que 6 estão ocupadas. Para ingressar no programa é necessário já ter concluído residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica ou Otorrinolaringologia.
Durante a residência, o médico residente desenvolve competências que incluem:
- Planejamento e execução de tratamentos clínicos e cirúrgicos em doenças crânio-maxilo-faciais;
- Domínio das técnicas de acesso cirúrgico ao crânio e à face;
- Tratamento de traumas e deformidades congênitas;
- Atuação em cirurgia ortognática, fissuras labiopalatinas, tumores e apneia do sono.
- Reconstruções após ressecções craniofaciais; e
- Produção de trabalho científico (artigo, TCC ou apresentação em congresso).
Ao término do programa, o especialista está apto a realizar procedimentos de alta complexidade, combinando conhecimento técnico, habilidade cirúrgica e visão integrada do impacto funcional e estético das intervenções.
Porém, mesmo após a residência, é necessário ser aprovado no exame de suficiência para a área de atuação aplicado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial em parceria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Confira abaixo a matriz de competências dos programas de residência médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial definida pelo Ministério da Educação e quais são as competências esperadas dos residentes ao final da residência:
Se você quer se tornar especialista na área, a melhor forma é ingressando em uma residência médica, considerada o padrão-ouro para formação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. Para isso, busque uma das instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e que ofereçam o programa. São elas:
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP); e
- Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC.
Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial ou em qualquer outra em 2026, essa é a hora! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.
Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!