Você sabe qual é a especialidade que analisa as glândulas endócrinas e realiza o tratamento dos hormônios dos pacientes? Saiba tudo sobre Endocrinologia e Metabologia e o que faz o endocrinologista com o Estratégia MED!
Navegue pelo conteúdo
O que é Endocrinologia e Metabologia?
A endocrinologia e metabologia é uma especialidade médica ambulatorial que estuda e analisa as glândulas endócrinas, suas doenças e funções, sendo importante para manter o sistema endócrino e as secreções referentes a ele saudáveis.
O especialista oferece recomendações voltadas para as necessidades de cada um de seus pacientes e os auxilia com o equilíbrio do organismo, enquanto promove uma otimização de sua longevidade e qualidade de vida.
O que faz o endocrinologista?
O médico endocrinologista e metabologista trata dos hormônios do organismo dos pacientes, realiza consultas e avalia diversos aspectos das patologias.
Um dos desafios desse especialista é o limite de tempo das suas consultas, já que para avaliar todas as enfermidades o tempo que as clínicas oferecem podem ser insuficientes. Muitas pessoas procuram o profissional visando o emagrecimento e levam “dietas milagrosas” para eles, o que requer maturidade para o profissional conseguir lidar com esse tipo de situação e ter uma boa relação com o paciente.
Além disso, devido à grande quantidade de hormônios produzidos pelo organismo e que podem gerar doenças, o especialista pode se especializar em muitas áreas. As suas principais especializações são:
- Obesidade;
- Andropausa e menopausa;
- Tireoide;
- Alterações menstruais;
- Colesterol e Triglicerídeos;
- Crescimento;
- Diabetes;
- Distúrbios da Menstruação;
- Distúrbios da Puberdade;
- Doenças da Glândula Supra-Renal;
- Doenças da Hipófise;
- Excesso de Pelos; e
- Osteoporose.
Áreas de atuação do endocrinologista:
O endocrinologista e metabologista pode atuar em vários lugares, confira algumas delas com o Estratégia MED:
- Hospitais públicos ou particulares;
- Clínicas e instituições de saúde;
- Maternidades;
- Asilos;
- Universidades;
- Institutos de pesquisa;
- Centros laboratoriais;
- Consultórios próprios; e
- Centros de estética.
Equipe multidisciplinar
Por lidar diariamente com pacientes obesos, que sofrem com pressão social, o endocrinologista e metabologista têm a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar que envolve psicólogos e nutricionistas.
O profissional também pode interagir com médicos de especialidades como a Nutrologia, Radiologia, Cirurgia, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia para uma melhor condução dos casos.
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) foi fundada em 1950, no Rio de Janeiro, e tinha como nome anteriormente Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro.
A SBEM defende a endocrinologia junto com outras entidades médicas, enquanto oferece a seus 3.415 associados ativos em todo o país oportunidades de aprimoramento técnico e científico. A Sociedade promove uma campanha de esclarecimento para a valorização do endocrinologista.
Médico endocrinologista no Brasil
De acordo com a Demografia Médica de 2020 feita pela USP, existem 5.888 médicos especializados em endocrinologia e metabologia no Brasil.
A idade média dos endocrinologistas e metabologistas é de 45,5 anos. As mulheres são a maioria, com 70,6%, enquanto os homens representam 29,4% de profissionais na especialidade.
Confira abaixo a distribuição dos endocrinologistas e metabologistas entre as regiões do Brasil!
Regiões | Distribuição |
---|---|
Norte | 2,9% |
Nordeste | 16,5% |
Sudeste | 54,9% |
Sul | 16,5% |
Centro-Oeste | 9,2% |
O aumento da especialidade
Dados de 2018 do Ministério da Saúde disseram que uma a cada cinco pessoas no Brasil estão acima do peso e que a obesidade aumenta cada vez mais no Brasil. Dessa forma, o especialista em endocrinologia e metabologia tornou-se fundamental, já que trabalha com pacientes obesos e é o profissional mais indicado para tratamento da doença.
Além da obesidade, a diabetes também é uma doença decorrente da mudança alimentar causada pelo desenvolvimento do mundo. Por isso, há cada vez mais o aumento do número de pacientes dos endocrinologistas e metabologistas.
Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia
O programa de Residência Médica de Endocrinologia e Metabologia tem duração de 2 anos, porém possui pré-requisito de 2 anos de residência em Clínica Médica.
A SBEM oferece diversas recomendações de residências na especialidade, como o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Hospital Santa Marcelina, Hospital das Clínicas e muito mais!
Para saber muito mais sobre todas as especialidades médicas, todos os seus detalhes e os salários dos especialistas.
Você também pode se interessar por:
- ResuMED de hipotireoidismo congênito – fisiopatologia, clínica, diagnóstico e tratamento;
- ResuMED de fisiologia da hipófise;
- ResuMED de acromegalia e incidentaloma hipofisário: fisiologia, clínica, diagnóstico e muito mais;
- ResuMED de hiperprolactinemia: fisiologia, manifestações, diagnóstico e muito mais!