Residência Médica em Gastroenterologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Gastroenterologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Você sabe quais são as funções de um gastroenterologista? Quais são as doenças que tratam ou quanto ganham? Se não sabe ou se quer saber mais detalhes da gastroenterologia, confira este artigo do Estratégia MED!

O que é a Gastroenterologia e o que faz o especialista?

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de possíveis doenças que podem acometer o aparelho digestivo, sistema do corpo humano que vai da boca até o ânus.

Essa profissão é dividida em duas áreas:

Gastroenterologia Clínica

O profissional especializado na gastroenterologia clínica, mais conhecido como gastroclínico, tem como função acompanhar as pessoas que sofrem de alguma patologia relacionada ao sistema digestório. Eles podem atender em consultórios, ambulatórios e plantões, principalmente para acompanhar algum paciente internado. 

Também é de responsabilidade do especialista prescrever exames e realizar alguns procedimentos, tais como:

  • Biópsia hepática transparietal;
  • Cápsula endoscópica;
  • Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada;
  • Colonoscopia;
  • Endoscopia digestiva alta;
  • Enteroscopia;
  • Fibroscan;
  • Manometria anorretal e biofeedback;
  • Manometria esofágica convencional e de alta resolução;
  • pHmetria e impedanciometria esofágica de 24h;
  • Retossigmoidoscopia;
  • Testes respiratórios; e
  • Ultrassonografia de abdome superior.

Quer continuar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da residência médica e revalidação de diplomas? Então, inscreva-se em nossa newsletter:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Gastroenterologia Cirúrgica

Os especialistas na gastroenterologia cirúrgica são os responsáveis por realizar os procedimentos cirúrgicos no aparelho digestivo, como, por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

Gastroenterologia Cirúrgica

Existem duas formas de se fazer tais cirurgias, são elas:

  • Laparotomia – procedimento que realiza cortes no abdômen e manuseio de visão direta; e
  • Laparoscopia – operação que é feita por meio de pequenos cortes, sua visualização é realizada por uma microcâmera e seu manuseio é por pinças com ou sem auxílio de robô.

Doenças tratadas pela Gastroenterologia

Cálculo Biliar

Conhecida popularmente como cálculo ou pedra na vesícula, essa patologia é causada pelo desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes no órgão.

Câncer

O gastroenterologista também tem a função de tratar de diversos tipos de câncer, como a carcinoma de estômago, esôfago, fígado e intestino.

Doença do Refluxo Gastroesofágico

Condição que faz com que conteúdo do estômago retorne ao esôfago, causada por diversos fatores como: aberturas ou relaxamentos transitórios do esfíncter inferior do esôfago e presença de hérnias.

Doença inflamatória intestinal

Existem dois tipos:

  • Doença de Crohn – inflamação extensa que pode atingir todo o trato gastrointestinal. Seus sintomas são: diarreia, cólicas, febre, emagrecimento, dores articulares e secreções no ânus; e
  • Retocolite Ulcerativa – patologia que atinge apenas o cólon e reto, causando dores abdominais e inflamação intestinal.

Gastrite e Úlcera Gástrica

A gastrite é uma inflamação do epitélio do estômago. A úlcera, por sua vez, é uma etapa mais avançada da gastrite, pois causa feridas mais profundas no estômago, no esôfago e no duodeno.

Hemorroidas

Doença causada pelo aumento da pressão nos vasos da área anorretal, resultando nos vasos dilatados e tortuosos localizados na parede da parte inferior do reto e ânus.

Hepatite e Cirrose

A hepatite é uma inflamação no intestino, causada por diversos vírus, por bebidas alcoólicas, produtos químicos, bactérias ou pode ser geneticamente herdada. Já a cirrose, é uma distorção da estrutura interna do fígado, que ocorre quando uma grande parte de tecido hepático normal é trocado pelo tecido cicatricial não operante.

Intolerância à Lactose

É a incapacidade de digerir totalmente o açúcar dos produtos lácteos, normalmente ocorre quando o organismo não consegue produzir ou produz pouca enzima lactase.

Pancreatite

Inflamação no pâncreas. Tem como uma das principais causas o consumo de álcool em abundância.

Síndrome do Intestino Irritável

Distúrbio intestinal que causa inflamação das vilosidades intestinais. Seus sintomas são: dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gases e sensação de inchaço na barriga.

Quanto ganha um Gastroenterologista?

A média salarial desse especialista, no Brasil, é de R$ 9.304,71. Vale lembrar que o valor que o Estratégia MED traz aqui é apenas a média do país inteiro, visto que a remuneração muda de acordo com a região do país, onde e quanto o profissional trabalha, entre outros diversos fatores.

Especialistas de Gastroenterologia no Brasil

De acordo com a Demografia Médica 2020 feita pela USP, no país existem 5.377 especialistas em gastroenterologia.

Desses 5 mil profissionais, 46,8% são do sexo feminino e 53,2% são do sexo masculino, com idade média de 49,4 anos.

Veja a distribuição entre as regiões do país:

RegiõesDistribuição
Norte3,0%
Nordeste20,3%
Sudeste49,5%
Sul18,7%
Centro-Oeste8,5%

Residência Médica em Gastroenterologia

Para fazer Residência em Gastroenterologia, o aluno precisa ter como pré-requisito dois anos de Residência Médica em Clínica Médica. O programa de gastro tem duração total de dois anos.

Em geral, essa não é uma especialidade muito procurada pelos candidatos. Segundo a Demografia Médica, em 2019, o Brasil teve 458 residentes nessa especialidade

Confira abaixo as principais instituições para se fazer essa Residência:

  • USP;
  • UNIFESP; e
  • UNICAMP.

O estudo por questões

Você sabe o que é o estudo por questões? Além, de ser o melhor método de estudo, o aprendizado pelas resoluções de questões traz muitos benefícios para os alunos, já que os prepara para as provas, os deixa mais seguros e faz com que aprendam a calcular seu tempo.Por isso, o Estratégia MED lançou duas plataformas de estudo essenciais para a sua aprovação. A primeira é o Banco de Questões do Estratégia MED e a segunda o Curso Extensivo para R1 e Revalida. Por meio delas, você terá acesso a milhares de questões, assim como às aulas exclusivas dos nossos professores!

Se você gostou dessas informações, fique ligado no Blog do Estratégia MED, aqui você encontrará informações sobre diversas especialidades e conseguirá aprimorar ainda mais o seu conhecimento!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também