Residência Médica em Medicina Intensiva: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Medicina Intensiva: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber mais sobre a Medicina Intensiva? Se sim, você veio ao lugar certo. Confira abaixo o que o Estratégia MED separou sobre essa especialidade.

O que é a Medicina Intensiva?

A Medicina Intensiva é uma especialidade médica desenvolvida com o intuito de formar médicos capazes de trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva, conhecida como UTI. Essa especialidade surgiu em meados do século XX, sendo considerada nova no mercado. Seu principal o objetivo é preparar os profissionais para prestar cuidados intensos em pacientes com diagnósticos mais delicados.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que faz um Médico Intensivista?

O Intensivista é responsável por supervisionar os pacientes em estado grave e que dependem de um profissional para examinar o caso com mais cuidado. O profissional também deve liderar os cuidados das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

O perfil do Médico Intensivista é baseado em liderança, o profissional precisa conseguir atuar sob pressão, mantendo o controle emocional e excelente relação com a equipe toda. 

Por ter contato diretamente com a família do paciente, ele deve ser atencioso, além de passar segurança e empatia.

Rotina do Médico Intensivista

O médico intensivista pode atuar como plantonista na UTI geral ou especializada e, também, pode exercer sua especialidade na área em que residia anteriormente.

 Veja abaixo algumas áreas de atuação dentro dessa especialidade:

  • Atuação no pós-operatório, como extensão da sala de recuperação anestésica para cuidados intensivos de enfermagem;
  • Para indivíduos com pouca reserva fisiológica, que sofreram agressões agudas potencialmente reversíveis, precisando de suporte até que as anormalidades se revertam;
  • Com pacientes que necessitem manter a fisiologia sob controle rigoroso para evitar danos maiores; e
  • Pacientes submetidos a uma alteração fisiológica massiva.

Residência Médica em Medicina Intensiva

Segundo resolução do dia 17 de junho de 2021 do Diário Oficial da União, a Medicina Intensiva foi aprovada como uma competência de Acesso Direto. Contudo, os médicos residentes que já são matriculados na especialidade concluirão a residência conforme as regras anteriores. As medidas serão aplicadas apenas aos programas de Medicina Intensiva iniciados a partir do dia 1º de agosto de 2021.

A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de julho de 2021 e a especialidade passará a ter 3 anos de duração, sem a necessidade de Pré-Requisito.

Lembrando que, anteriormente, a Residência Médica de Medicina Intensiva possuía duração de 2 anos e tinha como prérequisito as especialidades de Cirurgia geralClínica médicaAnestesiologiaPediatriaInfectologia ou Neurologia.

Saiba mais sobre a mudança: Medicina Intensiva: confira as mudanças na especialidade!

Quanto ganha um Médico Intensivista?

Uma das maiores dúvidas na hora de escolher a profissão é relacionada a faixa salarial, que depende muito de como e em qual região a profissão é exercida.

Segundo pesquisa feita pelo site Vagas, a média salarial nessa área é de R$ 10.324,00. Por ser nova no mercado, a tendência é de crescimento e, consequentemente, crescimento da faixa salarial.

Estudo por questões

Está em busca da aprovação? Então conheça agora o Banco de Questões MED!

O BQMED possui milhares de questões respondidas e comentadas pelos nossos professores. Além disso, resolver questões auxilia os estudantes a se sentirem mais seguros nas avaliações e a treinarem seu tempo de resolução. Quer investir ainda mais nos seus estudos? O Estratégia MED oferece o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Não perca essa oportunidade, conte conosco para alcançar a aprovação!

Com essas informações que o Estratégia MED separou fica muito mais prático escolher qual especialidade seguir. Quer saber mais sobre as diversas profissões da medicina? Clique aqui e confira! 

Veja também:

BANNER_PORTAL_ (1).jpg

Por: Nathália Diniz

Você pode gostar também