Residência Médica em Medicina Nuclear: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Medicina Nuclear: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer descobrir tudo sobre a Medicina Nuclear? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é Medicina Nuclear?

A Medicina Nuclear é uma especialidade cuja função é usar as propriedades da radioatividade, de forma segura e eficaz, para diagnosticar e tratar diversas patologias. 

Quais são os exames na medicina nuclear?

Alguns dos exames que podem ser citados são o PET-Scan e a cintilografia, exames de imagem que podem ser realizados em diversas partes do corpo humano.

O PET-Scan, ou tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, é um exame bastante utilizado na área oncológica, pois é capaz de localizar possíveis metástases e de acompanhar a evolução de um tumor

Para realizá-lo,  administra-se glicose marcada radioativamente ao paciente. Ao ser feito o exame, um receptor capta a emissão de radiação aumentada nos locais do corpo onde há maior consumo de glicose. Dessa maneira, como tumores malignos têm metabolismo alto graças à divisão celular descontrolada, é possível encontrar onde eles se manifestam. 

Já a cintilografia analisa alterações funcionais em diversos órgãos, de maneira que é utilizada em ampla gama de especialidades, como: cardiologia, endocrinologia, ortopedia, entre outras.

Podem ser citados os seguintes tipos:

  1. cintilografia de tireoide;
  2. cintilografia óssea;
  3. cintilografia miocárdica;
  4. cintilografia renal; e
  5. cintilografia cerebral.

O exame é feito com a administração de radiofármacos, que variam em relação ao tipo de cintilografia feita. Os objetivos são diversos, como, por exemplo, avaliar nódulos da tireoide, hipertireoidismo, doenças neurodegenerativas, função renal, perfusão miocárdica, presença de tumores ósseos, entre outros. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Terapias na Medicina Nuclear

As terapias na Medicina Nuclear incluem a utilização de radiofármacos para o tratamento de doenças já diagnosticadas. Podem ser citados, como exemplos, a radiodoterapia – que usa iodo radioativo no tratamento de hipertireoidismo e câncer de tireoide – e a radioimunoterapia, que usa anticorpos monoclonais para levar radiofármacos até os tumores. 

Residência Médica

A Medicina Nuclear é uma especialidade cuja residência é de Acesso Direto, ou seja, basta o profissional ser graduado em Medicina e inscrito em um Conselho Regional de Medicina para poder se candidatar. A duração da residência é de 3 anos, de maneira que a formação de um especialista nessa área leva 9 anos no total. 

Principais programas de residência

No Brasil, ainda há poucos programas de Residência Médica em Medicina Nuclear, pelo fato de ser uma especialidade que se desenvolveu recentemente. A maioria dos serviços que oferecem vagas nessa área se concentram na região Sudeste, o que leva a uma má distribuição desses profissionais no país.

Programas de residência com boas oportunidades de aprendizado nessa área são: o da USP, em São Paulo; o do hospital A. C. Camargo; e o da Unicamp. Esses três são hospitais de grande porte e referência em oncologia. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você quer se preparar para as provas de Residência Médica de todo o Brasil, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Na plataforma do Estratégia MED, há várias videoaulas voltadas para a prova de Residência Médica, material completo e atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

BANNER_PORTAL_ (1).jpg

Veja também:

Você pode gostar também