Residência Médica em Oftalmologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Oftalmologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer descobrir todos os detalhes sobre a Oftalmologia? Então veja o que o Estratégia MED separou para você. Continue no texto e tire suas dúvidas!

O que é Oftalmologia?

Oftalmologia é uma especialidade médica que examina, estuda, diagnostica e trata doenças dos olhos, visão e estruturas, como: catarata, astigmatismo, degeneração macular, ambliopia, toxoplasmose e tumores oculares, pterígio e diversas outras. O profissional da área atende desde pacientes mais jovens até os com certa idade.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que faz um oftalmologista?

Assim como os demais especialistas, o oftalmologista é responsável por cuidar da saúde do paciente. Essa especialidade tem o objetivo de realizar diversos tratamentos para todas as doenças e desconfortos relacionados aos olhos. O profissional pode também corrigir os problemas de visão e até mesmo realizar operações em departamentos de rede pública e privada.

A rotina do oftalmologista depende muito do estabelecimento em que ele trabalha. Esse profissional pode realizar atendimentos em consultórios, tendo como função diagnosticar o paciente, prescrever o uso de óculos, caso necessário, além de realizar cirurgias oculares. No consultório, os casos mais atendidos são os de catarata, glaucoma, olho seco, conjuntivite e retinopatia diabética.

Quanto ganha um oftalmologista?

Uma das maiores dúvidas na hora de escolher a profissão é referente a faixa salarial, a qual depende muito de como e onde a profissão é exercida. A remuneração do Oftalmologista varia de região para região. Segundo o site Salario, o profissional pode ganhar até R$ 5.167,21 por uma jornada de trabalho de 20 horas.

Residência Médica em Oftalmologia

A Oftalmologia faz parte das especialidades de Acesso Direto, ou seja, é necessário apenas que o candidato tenha concluído a graduação em Medicina para ingressar nessa Residência Médica.

Além de se registrar como especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM), para exercer a profissão como especialista em Oftalmologia, o médico precisa ter realizado os 3 anos de residência nessa área

Áreas de atuação

O especialista em Oftalmologia possui um leque de oportunidades de áreas de atuação, veja a seguir quais são elas:
  • Cirurgia Refrativa;
  • Córnea e doenças externas;
  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Retina de Vítreo;
  • Lentes de contato;
  • Ecografia em oftalmologia;
  • Estrabismo;
  • Oftalmopediatria;
  • Patologias da órbita;
  • Plástica ocular;
  • Refratometria;
  • Trauma ocular; e
  • Uveítes.

Estudo por questões

Quer se preparar da melhor forma para os processos seletivos de Residência Médica? Se sim, é necessário colocar em prática os seus aprendizados e compreender seus erros e acertos por meio da realização de questões! Se você está em busca da aprovação, você precisa conhecer o Banco de Questões MED!

O BQMED possui milhares de questões respondidas e comentadas pelos nossos professores. Além disso, resolver questões auxilia os estudantes a se sentirem mais seguros nas avaliações e a treinarem seu tempo de resolução. Quer investir ainda mais nos seus estudos? O Estratégia MED oferece o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Não perca essa oportunidade, conte conosco para alcançar a aprovação!

Com essas informações que o Estratégia MED separou fica muito mais fácil escolher qual área seguir.

Banner portal EMED

Veja também:

Por: Nathália Diniz

Você pode gostar também