Residência Médica em Angiologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Angiologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber o que é e o que faz um angiologista? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é um Angiologista?

O médico angiologista é um profissional pouco conhecido pela população em geral, e até pela classe médica, cujo trabalho é acompanhar e tratar clinicamente as doenças que acometem veias, artérias e vasos linfáticos. Essa especialidade atua em sinergia com o cirurgião vascular, que realiza procedimentos cirúrgicos para correção dessas doenças. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Qual a função do Angiologista? 

Algumas das doenças que o angiologista trata são as varizes, os aneurismas, as vasculites – que levam à inflamação dos vasos e podem ter diversas causas, tais como Lúpus Eritematoso Sistêmico, Púrpura de Henoch-Schönlein e Síndrome de Kawasaki -, a aterosclerose e o linfedema, entre outras patologias.  

A função do angiologista nessas doenças é realizar a investigação diagnóstica, com anamnese e exame físico. Além disso, solicita exames complementares, quando necessário, e indica tratamentos medicamentosos, comportamentais ou cirúrgicos. A partir deste ponto, o paciente é encaminhado para o cirurgião vascular, se necessário.

O próprio médico angiologista pode executar alguns exames – tais como ultrassonografia com doppler e angiografia – com o objetivo de avaliar como estão as condições do sistema circulatório do paciente sob investigação diagnóstica. 

Residência Médica em Angiologia

A Residência Médica em Angiologia não é de Acesso Direto. Assim, o candidato interessado deve inicialmente fazer a residência em Clínica Médica, que tem duração de dois anos. 

Ao final da primeira etapa, o profissional deve prestar uma nova prova para a residência em Angiologia, que conta com duração de mais dois anos. Dessa maneira, a formação total do angiologista dura 10 anos, se contarmos os anos de graduação.

Infelizmente, no Brasil, não há muitas opções para o candidato se especializar nessa área. A única Residência Médica no Brasil credenciada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular é a da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que oferece apenas duas vagas para essa especialidade por ano. 

Quanto ganha um Médico Angiologista?

O mercado de trabalho do Médico Angiologista é um tanto restrito, devido ao fato de que ainda não é uma especialidade tão consagrada no nosso país. Entretanto, como é uma área em ascensão, há bastante espaço para crescimento profissional e pouca concorrência na especialidade, dada à limitação do número de vagas de residência. 

Há uma maior demanda desses profissionais em grandes centros, como, por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro, locais nos quais o salário mensal pode chegar em torno de R$ 10.000,00

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você tem o objetivo de ingressar em uma das residências mais concorridas do país, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Com ele, você tem acesso a aulas voltadas para a Residência Médica, material completo e constantemente atualizado, faz diversas questões, monta seus próprios simulados e organiza seus estudos da forma que mais combina com você. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Banner CTA EMED

Veja também:

Você pode gostar também