Residência Médica em Psiquiatria: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Psiquiatria: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer descobrir todas as informações sobre a Psiquiatria? Então não perca o que o Estratégia MED separou para você. Continue no texto e tire suas dúvidas!

O que é Psiquiatria?

Psiquiatria é uma das especialidades da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento de Transtornos Mentais e de Comportamento. Além disso, o profissional dessa área deve realizar o atendimento, tratamento e reabilitação de diversas doenças mentais. Os principais transtornos que levam o paciente a procurar um psiquiatra são a depressão e a ansiedade.

Sabemos que lidar com a mente humana exige muito trabalho, cuidado e senso de responsabilidade e, para fazer isso, é preciso que o profissional tenha uma excelente capacitação.

Psiquiatria

O que o psiquiatra faz?

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência em Psiquiatria. Ele é responsável por diagnosticar e tratar todos os transtornos relacionados à mente, como a dependência química, a depressão e a ansiedade. Esse profissional tem como objetivo elaborar um diagnóstico e realizar um planejamento terapêutico. Para realizá-lo, ele recolhe a história e o incômodo do paciente e, em seguida, realiza o exame de seu estado mental, podendo ser exame físico e neurológico.

Caso o paciente precise de medicamentos, o profissional pode receitá-los para auxiliar no tratamento. Veja abaixo alguns transtornos tratados pelo psiquiatra:

  • Depressão;
  • Esquizofrenia;
  • Transtorno alimentar;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Transtorno bipolar;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo; e
  • Quadro de dependência em substâncias químicas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Áreas de atuação da Psiquiatria

O trabalho do psiquiatra é geralmente realizado em ambulatórios, assim como em consultórios particulares, por convênios, ou em clínicas públicas. Existem também oportunidades de atuar em hospitais gerais e psiquiátricos, unidades psiquiátricas e departamentos especializados.

Depois de se especializar em Psiquiatria, o médico ainda pode buscar uma subespecialidade como Psicoterapia, Psicogeriatria, Psiquiatria forense, Medicina do sono e psiquiatria infantil e adolescente.

Quanto ganha o psiquiatra?

A maior dúvida na hora de escolher a profissão é quanto à faixa salarial. Não se preocupe, o Estratégia MED está aqui para lhe orientar em todo o processo!

O piso salarial depende muito de onde e como a profissão é atuada. Segundo a pesquisa do site Salario em conjunto com os dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o psiquiatra no mercado de trabalho brasileiro ganha R$ 7.360,94 em uma jornada de 21 horas semanais.

Residência Médica em Psiquiatria

Para se tornar psiquiatra, é necessário concluir o curso de medicina de seis anos e, em seguida, encarar a Residência Médica de Psiquiatria. É possível ingressar no programa, que dura três anos, por Acesso Direto.

Normalmente, nos primeiros dois anos, os residentes realizam serviços envolvendo emergências psiquiátricas, clínicas médicas, neurologia, CAPS ou hospitais-dia, consultas e alguns serviços específicos. Do segundo ao terceiro ano, os residentes focam nos ambulatórios para pacientes com transtornos mentais. A carga horária do programa costuma ser de 60 horas semanais.

Diferença entre psicólogo e psiquiatra

Muitas pessoas confundem a função do psicologo com a do psiquiatra. O Estratégia MED está aqui para tirar suas dúvidas e esclarecer a diferença entre essas profissões.

Formado em Psicologia, o psicólogo trata dos transtornos mentais por meio da terapia. Já o psiquiatra tem a formação em Psiquiatria e possui uma visão mais diagnosticada dos transtornos, tratando-os com medicamentos.

Estudar por questões

O estudo por questões é o melhor e mais eficaz método de estudo. O aluno soluciona as questões e se prepara para as provas. Pensando no melhor para o estudante, o Estratégia MED lançou duas plataformas de estudos essenciais para a sua aprovação. A primeira é o Banco de Questões do Estratégia MED e a segunda é o Curso Extensivo para R1 e Revalida. Através delas, você terá acesso a milhares de questões, assim como à aulas exclusivas dos nossos professores! Não perca essa oportunidade e venha estudar conosco, sua aprovação nunca esteve tão próxima!

Com essas informações que o Estratégia MED separou fica muito mais fácil escolher a tão sonhada profissão. 

Coruja VIP

Veja também:

Por: Nathália Diniz

Você pode gostar também