Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular: rotina, remuneração, estudos e mais!

Quer saber o que é e o que faz um médico especialista em cirurgia cardiovascular? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. 

O que é cirurgia cardiovascular?

A cirurgia cardiovascular trata as doenças estruturais que acometem o coração e os vasos da base, como: aorta, veias cavas, artéria pulmonar e veia pulmonar. 

Alguns exemplos de cirurgias que esse profissional realiza são: 

  • Troca ou plastia de valva cardíaca – quando há algum acometimento que impeça seu bom funcionamento, como estenose ou insuficiência; 
  • Correção de doenças congênitas – como a transposição das grandes artérias e a tetralogia de Fallot; e 
  • Revascularização cirúrgica – quando há obstrução de alguma das artérias coronárias, entre outras. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Qual a diferença entre cirurgia vascular e cardiovascular?

A diferença entre a cirurgia vascular e a cardiovascular está em quais partes o cirurgião opera. Enquanto o cirurgião cardiovascular trata apenas das doenças que acometem o coração e os vasos da base, o cirurgião vascular cuida das demais artérias e veias e também dos vasos linfáticos.

Alguns dos procedimentos que um cirurgião vascular realiza é o tratamento cirúrgico de varizes ou reconstrução vascular de membros que sofreram traumas, por exemplo. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como funciona a Residência em Cirurgia Cardiovascular?

Até 2018, a residência de cirurgia cardiovascular tinha como pré-requisito a formação em cirurgia geral. Assim, o médico deveria completar 2 anos de cirurgia geral e, ao fim dessa primeira residência, prestar uma nova prova para a cirurgia cardiovascular. Essa segunda residência tinha duração total de 4 anos, de maneira que a formação completa do cirurgião cardiovascular levava 12 anos, contando com a graduação em medicina. 

Entretanto, em 2018, houve uma importante alteração nessa especialidade. A residência em cirurgia cardiovascular passou a ser de acesso direto, de maneira que não é mais necessária a residência em cirurgia geral. Além disso, o tempo de residência passou a ter duração de 5 anos na maioria dos programas, com redução de 1 ano em relação à forma anterior. Logo, o tempo de formação de um cirurgião cardiovascular totaliza, atualmente, 11 anos

Os principais estágios presentes na residência em cirurgia cardiovascular são: urgência/emergência, aorta, válvula, coronárias, doenças congênitas e marca-passo, além de estágios clínicos em UTI e ambulatórios. 

Quanto ganha um Cirurgião Cardiovascular? 

Em relação aos salários, há grande variação, pois dependem de alguns fatores, tais como: região na qual o profissional trabalha, tempo de experiência, se é chefe de equipe ou membro da equipe de outro profissional. Entretanto, a média salarial desses profissionais está entre R$ 15.000,00 e R$ 25.000,00

Gostou do conteúdo do Estratégia MED? Então também aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se seu objetivo é ingressar em uma das residências mais concorridas do país, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Com ele, você tem aulas voltadas para a residência médica, material completo e constantemente atualizado, faz diversas questões, monta seus próprios simulados e organiza seus estudos da forma que mais combina com você. Se interessou? Saiba mais sobre o Curso clicando no banner abaixo.

Coruja VIP

Veja também:

Você pode gostar também