Você sabe o que trata um reumatologista? Conheça mais sobre essa especialidade, sua residência e remuneração com o Estratégia MED! Confira o texto!
Navegue pelo conteúdo
O que é um reumatologista?
O reumatologista é o profissional que atua na pesquisa, no diagnóstico e no tratamento das doenças que podem afetar o sistema locomotor, o que inclui ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, entre outros. Essas doenças reumáticas acometem os tecidos conjuntivos, causando inflamação, o que pode prejudicar os movimentos do corpo humano, além de trazer dores constantes aos pacientes.
O que o reumatologista faz?
O reumatologista tem como papel prevenir e tratar as dores relatadas pelos pacientes, caso estas sejam decorrentes de doenças reumatológicas, pois podem ocasionar limitações e deformidades se não forem cuidadas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), dentre as doenças mais frequentes e mais tratadas pelos reumatologistas, estão:
- Tendinite e bursite;
- Espondiloartrite;
- Vasculites;
- Reumatismo de partes moles;
- Polimialgia reumática;
- Arterite de células gigantes;
- Osteoporose;
- Osteoartrite ou osteoartrose;
- Manifestações reumáticas relacionadas à AIDS;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Lombalgia;
- LER e DORT;
- Gota e Pseudogota;
- Fibromialgia;
- Febre reumática;
- Doença de Behçet; e
- Artrite reumatoide e outros tipos de artrite.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 100 doenças reumatológicas. Essas patologias não estão presentes apenas nos mais velhos, elas também podem afetar pessoas mais jovens, inclusive crianças, caso da Artrite Idiopática Juvenil.
O tratamento feito pelo profissional é escolhido a partir dos exames e do diagnóstico. Quanto à medicação, o médico pode receitar remédios para o controle do sistema imunológico ou analgésicos para o controle da dor. Já para o tratamento dos desgastes físicos ou das doenças degenerativas, costuma-se intervir com terapia física, que pode envolver outros profissionais ou áreas, como a fisioterapia, acupuntura, terapia ocupacional e medicina esportiva, para promover o exercício físico.
O médico reumatologista busca, fundamentalmente, conter o avanço das doenças reumáticas, minimizar seus sintomas e inflamações, bem como cuidar das dores nas articulações e rigidez na musculatura do paciente, que acomete principalmente os pés e as mãos. Dessa forma, seus pacientes poderão viver com mais qualidade e não ficarão incapacitados de realizar nenhuma de suas atividades.
Quanto mais cedo o paciente visitar o especialista, maiores serão as chances de cura e de sucesso no tratamento. Algumas doenças podem ser diagnosticadas de maneira precoce, então, assim que as dores começarem a atrapalhar a execução das atividades diárias, o reumatologista deve ser consultado.
Áreas de atuação e rotina
A rotina do especialista pode ser bem complexa, isso porque os casos podem ser profundos e os resultados dos exames, bem como seus tratamentos e diagnósticos, exigirão conhecimento amplo da clínica médica, pois a reumatologia ainda é uma especialidade essencialmente clínica.
Dessa forma, é muito comum o médico exigir exames complementares, como os de laboratório ou de imagem. Com eles, pode-se verificar a presença de doenças reumáticas autoimunes e analisar o sistema musculoesquelético.
Assim, um reumatologista pode atuar em diversas áreas, como realizando exames específicos. Dentre os mais frequentes estão:
- Ultrassonografia;
- Densitometria óssea;
- Ressonância magnética; e
- Radiografia simples.
Além disso, os profissionais da área podem realizar procedimentos invasivos ou mais simples. Há também o estudo em laboratórios, para averiguar técnicas de determinação de genes, de anticorpos ou se aprofundar nas doenças reumáticas. Ainda, o médico pode contribuir com a indústria farmacêutica, criando novos medicamentos ou trabalhando em pesquisas clínicas, estudando as atuais drogas.
O reumatologista possui conhecimento abrangente em anamnese. Para diagnosticar, ele conversa cotidianamente com o paciente e solicita periodicamente novos exames físicos, como o exame geral, do sistema osteoarticular ou algum exame específico, se o caso exigir. O apreço pelo paciente é fundamental, pois geralmente, eles possuem casos crônicos e necessitam de acompanhamento profissional durante muitos anos. Porém, o apoio se dá comumente apenas no consultório, é rara a internação por algum problema reumático.
Quanto ganha um médico reumatologista?
O trabalho do reumatologista é essencial e sempre requisitado. Por conta de grande parte das doenças serem crônicas, os pacientes acabam criando uma relação de familiaridade com o profissional e costumam ser fiéis a ele. Isso se deve pelo tratamento levar um certo tempo e o acompanhamento constante ser necessário, o que gera convivência constante, por isso o trabalho está sempre presente o profissional é sempre procurado.
Porém, segundo a Demografia Médica de 2020, apenas 2.727 especialistas atuam como médicos reumatologistas, a maioria dos títulos está na região sudeste, cerca de 54,3%, o que torna o restante do país carente destes especialistas.
De acordo com a Pesquisa Salarial Nacional para Médico Reumatologista, feita pelo site Trabalha Brasil, o salário da profissão pode variar entre R$ 4.162,78 e R$ 17.175,51, a depender da região de atuação do médico, porte de empresa em que trabalha e nível profissional do especialista.
Residência médica em Reumatologia
A reumatologia é uma especialidade com pré-requisito, ou seja, primeiro o profissional necessita se formar na faculdade de Medicina, completar a residência em Clínica Médica e depois se especializar em Reumatologia, cuja residência tem duração de dois anos.
A carga horária da residência médica em reumatologia é de 60h semanais. Metade do curso é dedicada às atividades ambulatoriais e a outra metade para medicina física e reabilitação, unidades de internação e interconsulta, atividades laboratoriais e estágios complementares em ortopedia e reumatologia pediátrica.
Dentre as instituições que oferecem residência médica em Reumatologia, estão:
- Universidade Federal de Mato Grosso do SUL (UFMS);
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas);
- Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e
- Universidade de Brasília (UnB).
Reumatologista X Ortopedista
Mesmo que as duas especialidades atuem de maneira muito semelhante, muitas vezes até próximas uma da outra, em conjunto, a reumatologia e a ortopedia ainda possuem características particulares.
O ortopedista trata as doenças traumáticas e os problemas mecânicos relacionados aos ossos, como fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outros acidentes relacionados à prática de esportes. Além disso, a ortopedia é uma especialidade cirúrgica e pode utilizar de tratamentos mais invasivos para corrigir os problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas.
O reumatologista, por sua vez, cuida das doenças inflamatórias, degenerativas, autoimunes, metabólicas, genéticas e dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam, como ossos, músculos, tendões e ligamentos. A reumatologia é uma especialidade clínica, ou seja, o tratamento utilizado geralmente depende apenas de medicamentos e reabilitação física, por meio de exercícios.
Sendo assim, se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma ou acidente, o profissional adequado é o ortopedista. Porém, se os sintomas forem crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios, dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista será o mais indicado.
Se você está interessado em Reumatologia, não deixe de se preparar para as provas de residência médica na especialidade, venha estudar com o Estratégia MED! Aqui temos diversas oportunidades de estudo, como o Curso Extensivo do Estratégia MED. Na nossa plataforma há várias videoaulas voltadas para as provas de Residência Médica, material completo e atualizado. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e saiba mais.
Veja também:
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Medicina Esportiva: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade
- 10 especialidades médicas menos concorridas
- Resumo de febre reumática: conceitos, clínica, diagnóstico e tratamento
- Artrose: o que é, sintomas e tipos!
- Fibromialgia: o que é, sintomas e muito mais!