Conheça nosso professor e médico otorrinolaringologista!

Conheça nosso professor e médico otorrinolaringologista!

Foram mais de 10 anos de estudos até que o professor e médico otorrinolaringologista Diógenes Paiva começasse a realmente atuar na área escolhida. Sua trajetória foi repleta de mudanças e muito aprendizado. 

Um pequeno spoiler para você que está lendo:  Diógenes, desde que entrou na faculdade, sonhava em atuar na pediatria, mas suas escolhas e preferências o levaram a conhecer várias outras áreas que mudaram o rumo de sua vida profissional. Quer saber mais? Então não saia deste artigo, porque o time do Estratégia MED bateu um papo com o professor sobre sua história na Medicina!

Quem é esse professor e médico otorrinolaringologista do Estratégia MED?

Diógenes Paiva é um médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo inicial era se especializar em pediatria; porém, devido a alguns fatores, como ter que lidar com os familiares responsáveis pelo paciente, percebeu que essa especialidade não seria para ele. Posteriormente, por conta de sua afinidade com a cirurgia, começou a se interessar pela residência em Cirurgia Geral

No entanto, depois de algumas experiências em seus plantões, viu que não estava preparado para essa área também. Foi apenas no final de sua graduação que decidiu a especialidade que queria seguir: a Otorrinolaringologia. Diógenes conta que escolheu essa residência médica, mesmo sabendo que a região Nordeste, onde morava, tinha poucas instituições que ofereciam vagas nesse programa.

Se você quiser conferir esse conteúdo na íntegra basta assistir aqui pelo Blog ou entrar em nosso canal do YouTube!

Sua Trajetória

Após a graduação na UFPR, o médico Diógenes Paiva passou pelas seguintes especializações:

  • Fez Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro;
  • Tirou o Título de Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF);
  • Realizou mais uma Residência Médica, dessa vez em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital Heliópolis, em São Paulo;
  • Recebeu o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cabeça e Pescoço (SBCCP);
  • Fez seu Mestrado pela UERN; e
  • Realizou sua Pós-Graduação em Rinoplastia Estética e Funcional pelo Instituto Jurado, em São Paulo.

A Residência Médica do Médico Otorrinolaringologista

Ao entrar no programa de Otorrinolaringologia, logo após a faculdade, Diógenes pensava que chegaria lá já sabendo tudo.

“Eu pensei que ia ser o super homem da Otorrino.”

Na verdade, não foi bem assim. No primeiro ano de especialização, o médico otorrinolaringologista notou que sua jornada de estudo não terminaria na residência e que precisaria realizar uma complementação. Pensando nisso, já começou a dar foco nas áreas que a especialidade possuía, para ver qual delas lhe interessava mais.

Sua jornada o levou novamente para a pediatria, uma vez que o médico atendia muitas crianças durante a Residência Médica. Além disso, essa especialidade clínica-cirúrgica dá muitas oportunidades aos profissionais que a seguem. Assim, Diógenes se viu, novamente, na área que gostava tanto na faculdade, a cirurgia – mas dessa vez dentro da otorrinolaringologia.

A importância de fazer Residência Médica

Diógenes explica que sempre foi uma pessoa com desejo de se especializar, por isso continuou fazendo outras residências e pós-graduação. Só depois de mais de uma década de estudo que o médico parou e foi atuar, de fato, na área que tanto gosta.

O professor e médico otorrinolaringologista explica que não é possível atuar em certa área da medicina e não fazer a residência equivalente. É necessário que o aluno faça uma imersão na sua especialização, já que, a partir dela, muitas portas se abrem no âmbito profissional e, assim, o médico pode escolher onde e como quer trabalhar.

“Lembre-se sempre de escolher o que é importante para você e para a sua vida. O que importa é você ter um propósito legal. A medicina é muito boa, porque é muito fácil se realizar sendo médico”, Diógenes aconselha. Essa é a mensagem que o médico e professor do Estratégia tem para você, estudante. Aproveite-a!

E aí? O que você acha da otorrinolaringologia? E da trajetória de estudos e especializações? Se você está interessado em algum desses assuntos, não tem como ficar por fora do blog do Estratégia MED! Confira mais conteúdos pensados para você e aproveite para conhecer o Curso Extensivo para Residência Médica e Revalida!

Não fique de fora, clique no banner para saber mais!

Você pode gostar também