Todas as provas de Residência Médica

Todas as provas de Residência Médica

Tem dificuldade em achar as provas de Residência Médica? Nesse artigo você encontrará todas as provas de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas. O diferencial deste texto é que iremos divulgar gradualmente as provas dos últimos anos também. 

Agora está muito mais fácil estudar pelas provas de Residência Médica e tirar dúvidas! Separamos o material por regiões e falamos um pouco de cada instituição. Faça o download e aproveite! 

Prova Surce

Região: Centro-Oeste

Distrito Federal

– Hospital das Forças Armadas (HFA)

Localizado no Distrito Federal, o HFA fornece serviços de atendimento à saúde para toda a população do estado.

– Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB – DF)

O HOB do Distrito Federal é uma instituição de saúde privada. Seu serviço é voltado para a área oftalmológica.

– Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES DF)

A SES DF é a secretaria responsável por atender às necessidades públicas de saúde da população do Distrito Federal.

Goiás

– Hospital das Clínicas de Goiás (HC UFG)

O HC – UFG, além de ser um dos órgãos administrativos da Universidade Federal de Goiás, também é o local de trabalho dos residentes. Em 2015, o Hospital das Clínicas passou a ser gerido pela EBSERH.

– Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES GO)

A SES GO é o órgão público que fornece serviços de saúde ao estado de Goiás. A população é atendida por meio do SUS.

Mato Grosso do Sul

– Processo Seletivo Unificado do Mato Grosso do Sul (PSU MS)

O PSU MS é realizado pela Associação Médica do Mato Grosso do Sul (AMMS), que também se junta com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) para realizar o concurso.

– Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)

A UFGD é uma instituição de ensino voltada para os cursos de graduação e pós-graduação. Além de ser uma universidade pública, a UFGD é uma das provas para Residência Médica mais concorridas do estado.

Mato Grosso

– Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

A UFMT é uma instituição pública que oferece cursos de graduação e pós-graduação. Seu processo seletivo é um dos maiores do estado.

Região: Nordeste

Alagoas

– Processo Seletivo Unificado de Alagoas (PSU AL)

O PSU AL é o maior concurso para Residência Médica do estado de Alagoas, em 2021 o concurso foi composto por 6 instituições.

Bahia

– Sistema Único de Saúde do Estado da Bahia (SUS BA)

O Processo Seletivo Unificado do SUS BA é um dos mais concorridos do estado. O PSU 2021 contou com 30 instituições.

Ceará

– SURCE

A Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE) representa a junção de 13 instituições,todas são voltadas para a Residência Médica.

Paraíba

– Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A UFBP é uma instituição pública de ensino superior, seu processo seletivo para Residência Médica é o mais importante do estado da Paraíba.

Pernambuco

– Secretaria do Estado de Saúde de Pernambuco (SES PE)

A SES PE é um órgão público que oferece serviços de saúde para a população de Pernambuco. A prova para Residência Médica da SES PE também é uma das maiores do estado.

Rio Grande do Norte

– Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)

O HUOL é o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de ser um dos hospitais vinculados à EBSERH, o HUOL atende a toda  população de Natal, por meio do SUS.

– Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A UFRN é uma universidade pública e gratuita que oferece cursos de graduação e pós-graduação. Seu concurso para Residência Médica é um dos mais concorridos do estado.

Região: Norte

Amazonas

– Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CERMAM)

O CERMAM é o órgão do Amazonas que oferece um concurso de Residência Médica para 11 instituições do estado.

Pará

– Universidade do Estado do Pará (UEPA)

A UEPA além de ser uma instituição de ensino superior, também administra um dos principais processos seletivos para Residência Médica do estado do Pará.

Região: Sudeste

Rio de Janeiro

– Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes (INCA)

O INCA é um órgão público, que gerencia as ações de controle e prevenção do câncer no país.

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO)

O INTO é um órgão público administrado diretamente pelo Ministério da Saúde. Seus serviços são voltados para a área de traumatologia e ortopedia.

– Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ)

A SES RJ é um dos concursos mais concorridos do Rio de Janeiro. Os candidatos aprovados nessa prova prestam serviço em todo o estado, por meio do SUS.

– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Por ser uma instituição de educação superior, a UERJ oferece tanto cursos de graduação, quanto de pós-graduação, onde se encaixam os programas de Residência Médica.

– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O processo seletivo da UFRJ, além de servir para ingressar na própria instituição, também possibilita a entrada nos seguintes órgãos: CGABEG, CSEGSF, HCA, HCE, HFAG e INCA.

– Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF é uma instituição pública voltada para o ensino superior, a universidade possui o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP – UFF), local onde os futuros residentes atuarão.

São Paulo

– Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS-SP)

O processo seletivo do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS SP) é um dos maiores e mais concorridos concursos para Residência Médica do Brasil. Oferece centenas de vagas e abriga 50 instituições de São Paulo.

– Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS SP)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é um órgão público que tem o objetivo de administrar a saúde coletiva da cidade. O processo seletivo para Residência Médica da SMS SP 2021 abrange 11 instituições diferentes, espalhadas pela capital paulista.

– Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo. O processo seletivo de Residência Médica ofereceu, ao todo, 654 vagas.

– Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA)

A FAMEMA é localizada no município de Marília, em São Paulo. Ela oferece especialização em 29 áreas, dando a oportunidade de atuar no hospital referência da região centro-oeste de São Paulo.

– Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

A UNICAMP é uma das instituições mais renomadas e concorridas do país e da América Latina. A universidade oferece programas de Residência Médica.

Região: Sul

Paraná

– Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR é uma instituição pública e gratuita que oferece cursos para graduação e pós-graduação. É no Hospital das Clínicas da UFPR que as atividades dos residentes acontecem.

Rio Grande do Sul

– AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) é a instituição responsável pelo processo seletivo unificado para Residência Médica do estado.

Santa Catarina

– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Por ser uma instituição voltada para o ensino superior, a UFSC oferece cursos de graduação e pós-graduação. Seu hospital universitário é vinculado à EBSERH.

Com essas informações de todas as provas, o caminho da aprovação nunca esteve tão perto de você! Atualizaremos em tempo real a divulgação das provas, por isso, favorite e sempre atualize esta página do nosso Blog. 

Banco de Questões

Você também pode se interessar por:

Banner Estratégia MED
Você pode gostar também