Como é a Residência de Anestesiologia pelo Hospital Universitário Walter Cantídio 
Créditos: Estratégia MED

Como é a Residência de Anestesiologia pelo Hospital Universitário Walter Cantídio 

A Residência Médica de Anestesiologia no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza, é reconhecida por proporcionar uma formação sólida, com destaque para a alta complexidade dos procedimentos e um ambiente de aprendizado acolhedor. O hospital oferece aos residentes a oportunidade de trabalhar com cirurgias avançadas, como transplantes hepáticos e cirurgias cardíacas, além de contar com uma hierarquia leve e flexível, que favorece o desenvolvimento profissional.

Quer saber mais sobre a rotina, estrutura e o que torna a residência em Anestesiologia no HUWC tão especial? Continue lendo e descubra tudo!

A residência de Anestesiologia no Hospital Universitário Walter Cantídio

Para entendermos melhor como funciona o programa de Anestesiologia no Hospital Universitário Walter Cantídio, o Estratégia MED conversou com Hugo Fragoso Estevam, residente da especialidade. Ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC), o HUWC oferece três vagas por ano para Anestesiologia e se destaca por proporcionar uma experiência completa aos residentes, com um bom equilíbrio entre prática e teoria. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Estrutura hospitalar

O HUWC faz parte do complexo hospitalar que inclui a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), oferecendo uma ampla gama de especialidades médicas. Apesar de uma infraestrutura menos robusta comparada a outros hospitais, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o HUWC dispõe de 14 salas cirúrgicas e proporciona uma formação sólida e abrangente, com destaque para cirurgias cardíacas diárias e transplantes de fígado.

Os residentes têm acesso a monitores avançados e equipamentos modernos, com oportunidades para participarem de cirurgias de alta complexidade, como esofagectomias e mastectomias. Embora o hospital não conte com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, os residentes realizam cirurgias pediátricas de baixa complexidade e têm a oportunidade de trabalhar com analgesia de parto para partos vaginais.

Rotina através dos anos

O programa de residência em Anestesiologia tem duração de três anos e, no HUWC, o R1, R2 e R3 são marcados por rodízios em diferentes áreas e hospitais.

No R1, os residentes passam a maior parte do tempo no centro cirúrgico do HUWC, realizando rodízios que incluem um mês na maternidade, um no ambulatório de pré-operatório e um na UTI pós-operatória. Durante este período, eles realizam avaliações pré-anestésicas e ganham experiência em procedimentos de menor porte.

Já no R2, com maior autonomia, os residentes começam a fazer rodízios em outros hospitais, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Albert Sabin e a MEAC. O IJF é um centro importante para o desenvolvimento de habilidades em bloqueios periféricos.

Por fim, no R3 – o ano mais diversificado, os residentes rodam em locais como o HGF, focando em neurocirurgias complexas e no serviço de Dor e Urgência. Há também a opção de rodízios eletivos em outras instituições.

Hierarquia

A hierarquia entre os residentes é leve, com uma divisão das salas de cirurgia de acordo com a experiência e interesse dos residentes. O ambiente não é marcado por uma hierarquia opressiva, o que facilita o aprendizado e a interação entre os residentes de diferentes níveis. Desde o primeiro ano, os residentes participam de uma variedade de cirurgias, com casos de maior complexidade reservados para os residentes mais avançados.

Parte teórica da residência

Na parte teórica, o programa segue as diretrizes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), com aulas semanais e discussões junto aos preceptores. Entretanto, o HUWC enfrenta algumas limitações na organização de atividades acadêmicas, como a falta de sessões clínicas regulares para discussão de artigos científicos. Ainda assim, os preceptores são bastante próximos dos residentes e comprometidos com o ensino, criando um ambiente de aprendizado contínuo.

Ainda, a cultura da instituição deixa aberto aos residentes a opção de seguir uma carreira acadêmica, com facilidade de acesso a mestrado e doutorado, embora isso dependa da proatividade individual. A maioria dos residentes, entretanto, opta por ingressar diretamente no mercado de trabalho após os três anos de formação, sem a necessidade de subespecialização ou fellowship, comum em outras regiões e especialidades.

Carga horária

A carga horária do HUWC é uma das mais favoráveis do estado, com uma rotina de 60 horas semanais. No R1, os residentes têm finais de semana e feriados livres, o que permite a conciliação com trabalhos externos. No R2 e R3, a rotina inclui sobreavisos para procedimentos mais complexos, mas ainda há flexibilidade para plantões em outros hospitais.

Descubra mais sobre o programa de Residência Médica em Anestesiologia no Hospital Universitário Walter Cantídio com o bate-papo “Vida de Residente” entre o professor Guilherme Cardoso e Hugo Fragoso Estevam, residente da especialidade na instituição, no vídeo abaixo:

A partir de 2024, para ingressar na residência médica do Hospital Universitário Walter Cantídio, o candidato precisa passar pelo Exame Nacional de Residência. Saiba mais: 

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também