Residência Médica UNIFESO 2022: edital, vagas, cronograma e mais!

Residência Médica UNIFESO 2022: edital, vagas, cronograma e mais!

Quando o assunto é trazer todas as informações sobre os editais para Residência Médica, o Estratégia MED sempre marca presença! Por isso, confira mais um edital, dessa vez, do Rio de Janeiro. Veja todas as informações sobre o seletivo de Residência Médica do UNIFESO 2022!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O UNIFESO

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) foi criada em 1966, sendo ela a responsável por administrar o Centro Universitário Serra dos Órgãos, que promove anualmente seletivos para ingresso de residentes médicos na instituição. No UNIFESO, o processo de ensino-aprendizagem acontece de maneira altamente dinâmica e participativa entre os colaboradores, o que faz a instituição uma das mais importantes do cunho educacional no Rio de Janeiro

Edital UNIFESO Residência Médica 2022

Confira aqui o documento completo disponibilizado pela instituição. Nele, você encontrará todas as informações que regem o processo seletivo para Residência Médica do UNIFESO:

Porém, para ter todas as informações explicadas de uma maneira mais didática, continue no texto do Estratégia MED!

Vagas UNIFESO Residência Médica 2022

Foram 25 vagas no total e, para conferir a distribuição delas entre as especialidades, dê uma olhada na tabela abaixo:

Especialidade Vagas
Anestesiologia2
Cirurgia Geral3
Clínica Médica3
Medicina de Família e Comunidade6
Medicina Intensiva3
Obstetrícia e Ginecologia3
Ortopedia eTraumatologia3
Pediatria2
TOTAL25

Cronograma UNIFESO Residência Médica 2022

  • Inscrições: 11/10 a 31/10/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 450,00;
  • 1ª fase do Processo Seletivo: 16/11/2021;
  • Gabarito: 17/11/2021;
  • Recursos ao gabarito: 18 e 19/11/2021;
  • Resultado da 1ª fase: 23/11/2021;
  • 2ª fase do Processo Seletivo: 30/11/2021;
  • Gabarito: 01/12/2021;
  • Recursos ao gabarito: 02 e 03/12/2021;
  • Resultado da segunda fase e classificação: 06/12/2021;
  • Resultado Final: 09/12/2021; e
  • Matrículas: 21 e 22/02/2022.

Inscrições UNIFESO Residência Médica 2022

O prazo para as inscrições no seletivo de Residência Médica do UNIFESO foi do dia 11 ao dia 31 de outubro de 2021 e esteve disponível pelo site da instituição. Para ter a sua inscrição formalizada, o candidato deveria, ainda, pagar o boleto referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 450,00

Além disso, durante o período de inscrição, foi possível que os candidatos sinalizassem caso fossem participantes do PROVAB ou do PRMGFC, a fim de requerer a sua pontuação bônus no resultado final do seletivo.

Quer saber como essa bonificação funciona? Acesse esse texto do blog! 

Processo Seletivo UNIFESO Residência Médica 2022

O processo de seleção do UNIFESO possuía duas fases, que totalizaram, no máximo, 1.000 pontos. A primeira fase do seletivo foi a Prova Escrita e a segunda fase foi composta por uma Prova Multimídia e uma Avaliação Curricular. Confira mais detalhes sobre cada uma abaixo!

Prova Escrita – 1ª fase

Essa foi a 1ª fase do seletivo, tratou-se de uma prova objetiva, de múltipla escolha, no modelo ABCDE. Todos os candidatos inscritos participaram desta etapa, que foi realizada no dia 16 de novembro de 2021, às 9h e vale 50% da nota final. 

A prova possuía caráter eliminatório e foi aplicada no Campus Quinta do Paraíso, em Prata, Teresópolis, no Rio de Janeiro. Foi recomendado que o candidato chegasse com uma hora de antecedência. 

Foram 100 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria. A pontuação máxima dessa etapa foi de 500 pontos. Foram aprovados nessa fase os candidatos que acertarem 50 questões ou mais.

O candidato somente pôde sair da sala de prova após a primeira hora de aplicação e apenas pôde levar o caderno de questões caso se retirasse após decorridas duas horas do início da prova.

Prova Prática e Avaliação Curricular – 2ª fase

Essa fase somente foi realizada pelos candidatos aprovados na primeira fase. Uma Prova Prática, que vale 40% da nota e uma Avaliação Curricular, valendo 10%, fizeram parte da 2ª fase do seletivo, que possui caráter classificatório.

A prova prática foi por meio de um exame multimídia, organizado pela banca examinadora, que dispôs casos selecionados e relacionados às áreas básicas e/ou ao programa pretendido. A prova prática possuía valor máximo de 400 pontos, que foram somados à Avaliação Curricular, com pontuação máxima de 100 pontos.

Os exames foram aplicados no dia 30 de novembro de 2021, no mesmo local da 1ª etapa do seletivo. Ainda, foi observado o comportamento ético e atitude respeitosa por parte do candidato que, no dia da prova prática, também deveria apresentar o Formulário de Avaliação Curricular para a banca examinadora, juntamente aos documentos comprobatórios. O formulário para o currículo foi disponibilizado no site do UNIFESO após os resultados da 1ª fase.

Resultado Final UNIFESO Residência Médica 2022

A classificação final foi a soma dos pontos obtidos na primeira e segunda fases. O resultado final do concurso, com o nome de todos os aprovados, foi divulgado no dia 9 de dezembro de 2021. Confira abaixo:

Em caso de empate, foram utilizados os seguintes critérios para desempate dos candidatos:

  1. Maior número de pontos na avaliação curricular;
  2. Maior tempo de formado em anos completos; ou
  3. Candidato mais idoso. 

Está se preparando para os processos seletivos de Residência Médica 2022? Então, conheça o Banco de Questões MED! No BQMED, os alunos podem configurar os próprios simulados, além de organizar as questões de acordo com as bancas de sua preferência. Não perca mais tempo, venha estudar com o Estratégia MED e garanta a sua aprovação!

Você também pode se interessar por:

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também