USP-SP Residência Médica 2025: confira os horários e o que levar para a prova
Estratégia MED | Foto: HCFMUSP

USP-SP Residência Médica 2025: confira os horários e o que levar para a prova

Está chegando o grande dia da prova objetiva da USP-SP, a primeira etapa de um dos processos seletivos de residência médica mais aguardados do ano! Agora que você já deu tudo de si nos estudos, melhor garantir que nada saia do planejado, não é mesmo? Para te manter informado sobre os detalhes do tão esperado dia, o Estratégia MED preparou esse texto para você ficar por dentro dos documentos necessários e quais os itens permitidos na sala de prova, bem como os horários da aplicação. Confira abaixo!

Como é a prova da USP-SP para residência médica

O seletivo da Universidade de São Paulo (USP) será composto de duas fases. A primeira será constituída pela Prova Objetiva, aplicada no próximo domingo, dia 1º de dezembro de 2024.

A prova será de múltipla escolha e terá caráter classificatório e eliminatório, com início às 13h e duração de até 6h, sendo composta de 120 questões de múltipla escolha para as especialidades de Acesso Direto, Pré-requisito, Áreas de Atuação e Ano Adicional da Pediatria. Todas as questões terão quatro alternativas, modelo ABCD, e apenas uma alternativa correta.

Para Acesso Direto, a prova versará sobre o conteúdo programático do curso de graduação em Medicina, com questões divididas igualmente entre as áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Pediatria. Também será abordado conteúdo referente à Saúde Mental e Medicina de Urgência.

Programas com Pré-Requisito terão as questões baseadas no conteúdo referente à área exigida como requisito para ingresso no programa.

Já para as demais especialidades de Anos adicionais (com exceção ao ano adicional em Clínica Médicae Áreas de atuação, a prova terá 40 questões.

Todos os candidatos farão a prova objetiva e, serão eliminados automaticamente aqueles que não atingirem o percentual mínimo de 50% de acerto na prova. Esta prova terá peso 9 na nota classificatória final do processo seletivo.

Horários e fechamento dos portões

A prova será aplicada em 1º de dezembro de 2024, domingo. A abertura dos portões de acesso ao local de prova acontecerá às 12h e o fechamento se dará às 13h para início da avaliação. O local de prova de cada participante já está disponível na Área do Candidato, no site da FUVEST, e o tempo de duração da prova será de acordo com o quadro abaixo:

Programa de interesseDuração da provaPermanência mínimaTempo estimado para o fim da aplicação
Acesso Direto, Pré-requisito, Áreas de Atuação e Ano Adicional da Pediatria6h3h19h
Anos adicionais (com exceção ao ano adicional em Clínica Médicae Áreas de atuação2h1h15h
Todos os horários são de acordo com o horário oficial de Brasília

Vale ressaltar que somente após o horário oficial de encerramento da prova os candidatos poderão retirar os cadernos de questões, que também ficarão disponíveis no site de FUVEST após o encerramento da prova. Além disso, todos os candidatos poderão levar para casa um rascunho da folha de resposta. Não haverá tempo extra para preenchimento desse rascunho.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que levar?

Não esqueça de levar tudo o que é necessário para o tão esperado dia da prova. Confira abaixo tudo o que você precisa levar no dia 1º de dezembro:

Documentos de identificação

Os participantes deverão apresentar obrigatoriamente um dos seguintes documentos, em via original, em boas condições e que permitam a identificação do candidato:

  • Cédula de Identidade – RG; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação, com foto; ou
  • Passaporte; ou
  • Carteira do Registro no Conselho Regional de Medicina.

De acordo com o edital, também serão aceitos documentos em formato eletrônico.

Materiais obrigatórios e alimentação

O candidato deverá levar para o seu local de prova, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e de material transparente.

O edital não menciona o que é permitido ou não em termos de alimentação. Porém, geralmente, os processos seletivos permitem que o candidato leve garrafas de água, que devem ter recipientes transparentes e sem rótulo. O mesmo acontece com os alimentos: em embalagens fechadas, de preferência em recipientes transparentes, sem rótulos. Siga as instruções da equipe de aplicação no dia da prova e dará tudo certo!

Regras para a realização da prova

O edital prevê que será coletada, durante a prova, uma foto, que será comparada com a foto da inscrição e de outras fases do processo, para reconhecimento facial. Esse procedimento
visa a segurança do exame e as fotos terão seu sigilo garantido. Ainda, a FUVEST poderá fazer verificações adicionais dos candidatos, bem como fotos e filmagens do local de prova para manter a segurança do processo.

É importante frisar que, durante a prova, não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, comunicação entre os candidatos e nem a utilização de máquina calculadora, agenda eletrônica, tablet ou similar, telefone celular ou qualquer material que não seja estritamente necessário para a realização da prova. Além disso, o edital pede que, por segurança, os candidatos deixem as orelhas totalmente descobertas, visíveis à observação dos fiscais de sala.

As bolsas, sacolas, chapeús, equipamentos eletônicos e demais itens pessoais dos candidatos deverão ser lacrados antes do início da prova utilizando saco plástico e etiqueta, que serão fornecidos pela equipe de organização da prova. É importante que os aparelhos telefônicos celulares estejam desligados antes de serem lacrados e, ainda assim, os candidatos terão que se submeter a um detector de metais.

O que pode causar eliminação?

Candidatos que burlarem ou tentarem burlar quaisquer das normas definidas no edital e relativas ao processo seletivo ou tratarem com desrespeito a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova, serão eliminados do processo.

Além disso, será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

  • Se apresentar após fechamento dos portões;
  • Não apresentar documento de identificação;
  • Não comparecer a uma das provas, ou em todas, seja qual for o motivo alegado;
  • Se ausentar da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;
  • Lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;
  • Se ausentar da sala de prova com qualquer parte da prova durante o período de prova, bem como não devolver as folhas de respostas ao final do tempo previsto para a realização da prova;
  • Estiver fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação (telefones celulares, agenda eletrônica, notebook, smartphone, tablet, smartwatch, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como de protetores auriculares;
  • Estiver usando boné ou chapéu de qualquer espécie, ou roupa ou adereço que identifiquem a escola de origem;
  • Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
  • Desobedecer às instruções dos fiscais e da coordenação geral; e
  • Desrespeitar eventuais normas de biossegurança.

Outro ponto é o aviso para encerramento da prova. No horário oficial para tal, os fiscais darão aviso verbal aos candidatos da sala pedindo que todos parem de escrever. Os candidatos que
continuarem preenchendo qualquer documento relativo à 1ª fase serão excluídos do processo seletivo.

Atendimentos especiais

No dia da prova, candidatas lactantes que solicitaram atendimento especial durante o período de inscrição e tiveram o pedido aprovado, deverão levar um acompanhante que
ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. A candidata nesta situação, que não levar acompanhante, não realizará a prova.

Acompanhe a correção da prova da USP-SP com o EMED!

O Estratégia MED preparou correções imperdíveis para você ter acesso ao gabarito extraoficial e entender melhor quais questões podem ser passíveis de recurso! Não dá pra perder, né? Saiba mais clicando abaixo!

Cronograma USP-SP Residência Médica 2025

  • Divulgação do edital: 30/09/2024;
  • Taxa de inscrição: R$ 620,00;
  • Solicitação de isenção ou redução de 50% da taxa: 07 a 08/10/2024;
  • Período de Inscrições: 17/10 a 5/11/2024;
  • Prova Objetiva (1ª fase): 01/12/2024;
  • Divulgação do Gabarito Pré-Recurso: 01/12/2024;
  • Prazo final para recurso do gabarito: até dia 05/12;
  • Gabarito definitivo e divulgação da nota da 1ª fase: 13/12/2024;
  • Recursos contra nota da 1ª Fase: até 17/12/2024;
  • Convocados para a 2ª fase: 20/12/2024;
  • Envio do currículo (2ª fase): 20/12/2024 a 06/01/2025;
  • Avaliação Curricular (via plataforma): 10 a 20/01/2025;
  • Divulgação da nota da 2ª fase: 28/01/2025;
  • Recursos contra nota: 29/01 e 04/02;
  • Resultado final e Convocação para matrículas: 10/02/2025; e
  • Matrículas online: 10 a 13/02/2025.
Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica USP-SP: edital 2025, nota de corte, vagas, prova e mais
Concorrência de cada especialidade da edição: USP-SP divulga relação candidato/vaga para seletivo de residência médica 2025

Agora que você já sabe o que é preciso levar no dia da prova para residência médica da USP-SP, fique atento e prepare-se com antecedência! O Estratégia MED deseja a você uma excelente prova! Sabemos o quanto você se dedicou e o esforço que colocou até aqui. Chegou a hora de pôr em prática todo o conhecimento adquirido. Mantenha a calma, confie na sua preparação e dê o seu melhor. Boa sorte e sucesso!

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também