Revalida INEP: saiba o que levar na 1ª etapa do exame
Créditos: Kindel Media/Pexels

Revalida INEP: saiba o que levar na 1ª etapa do exame

O dia da prova objetiva e discursiva do Revalida INEP já está batendo na porta e você quer ter certeza de que tudo correrá bem no dia? O Estratégia MED trouxe dicas de ouro para você prestar a primeira etapa do exame com a segurança típica de um aluno da coruja. Confira o texto, saiba o que levar no dia da prova e tenha as suas preocupações adicionais respondidas!

Prova Escrita do Revalida Inep  

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) é uma das principais provas relacionadas à revalidação de diplomas no Brasil. Organizada pelo Inep desde 2011, a avaliação é voltada para estrangeiros ou brasileiros que cursaram a faculdade de Medicina no exterior e querem exercer a profissão no Brasil. 

A 1ª etapa da prova está dividida entre a prova objetiva (P1) e prova discursiva (P2). A primeira é composta de 100 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada uma e a segunda por 5 questões discursivas, valendo 10 pontos cada. Ambas acontecem ao decorrer do mesmo dia, que é estabelecido pelo cronograma do edital vigente.

ProvaNº de QuestõesNota Máxima
Prova Objetiva (P1)100 questões100 pontos
Prova Discursiva (P2)5 questões50 pontos

Confira os horários para a primeira etapa do Revalida INEP:

Manhã (P1)Tarde (P2)
Abertura dos portões7h14h30
Fechamento dos portões7h4515h15
Início das provas8h15h30
Término das provas13h19h30

Checklist para o dia da prova: esteja preparado! 

Acompanhe algumas dicas do Estratégia MED para não faltar nada no dia da prova da primeira etapa do Revalida INEP.

1 – Atenção ao Protocolo de Prevenção à Covid-19 ou doença infectocontagiosa

Embora o protocolo de proteção tenha sido flexibilizado e a utilização de máscara não seja mais obrigatória, as medidas estabelecidas devem ser respeitadas caso o local de prova do candidato exija a utilização das máscaras por decreto ou ato administrativo. Neste caso, vale consultar com a instituição em que irá realizar a prova ou, até mesmo, levar uma máscara por preucação. Nestes locais, o uso de máscara cobrindo nariz e boca será obrigatório enquanto o participante permanecer no local de prova.

O Inep recomenda máscaras de uso profissional, ou seja, na modalidade N95 ou PFF2. Para reforçar a proteção individual, é permitido — e recomendado — que o participante leve consigo pelo menos uma máscara reserva, caso haja necessidade de troca durante a aplicação, bem como garrafa de água individual e frasco com álcool 70%.

No caso citado, a máscara poderá ser retirada em momentos como identificação do candidato, alimentação ou ao beber água. De acordo com a Lei nº 14.019/2020, pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com demais deficiências que interfiram no uso adequado de máscara não estão obrigadas a usar a proteção facial.

2 – Programe o transporte com cuidado

Um fator que vale sempre a pena se preocupar é o trânsito, especialmente porque as provas do Revalida serão aplicadas em diversas cidades, em sua maioria capitais, ou seja, centros urbanos. Além disso, muitos candidatos viajam de outras cidades e estados justamente para prestar a prova e podem desconher a dinâmica do local.

Assim, verifique com cuidado o endereço do local de prova, disponibilizado no cartão de confirmação, e o tráfego previsto. O próprio Inep recomenda que os participantes do exame compareçam ao local das provas com, pelo menos, uma hora de antecedência para evitar imprevistos. 

3 – Esteja vestido confortavelmente

Ao contrário da segunda etapa, o candidato não precisa apresentar-se no local de aplicação da prova portando jaleco na cor branca. Assim, na primeira etapa, apenas é recomendado a utilização de roupas confortáveis para melhorar a experiência durante a prova.

Caso o candidato use burca, véu, quipá e outros artigos religiosos, este deve permitir que os artigos sejam vistoriados pelo coordenador do local de aplicação.

4 – A alimentação será necessária

Como a duração de cada prova, P1 e P2, é de cinco e quatro horas, respectivamente, você poderá levar alimento e bebida para consumo durante a aplicação. Mas, fique atento, estrategista! Geralmente não é permitido entrar com nenhum alimento em recipiente opaco ou em embalagens com rótulos – ou armazenado em qualquer outro tipo de embalagem que não seja totalmente transparente. Você será vistoriado por um fiscal e caso se negue a apresentar seus pertences para a vistoria, correrá o risco de eliminação. 

Dicas e opções 

  • Dê prioridade para embalagens transparente e fáceis de manusear, como ziplocs;
  • Leve garrafa de água sem o rótulo;
  • Preze por alimentos mais leves, que possam te dar energia e de consumo rápido; e
  • Evite doces e refrigerantes, pois eles tendem a estimular sua fome.

Medicamentos também podem ser levados pelos candidatos.

Vale frisar que, entre o fim da P1 e o início da P2, os candidatos terão 1h30 de tempo livre, em que poderão deixar o local de prova. Caso prefira, você pode se alimentar neste período em lanchonetes e restaurantes, por exemplo. Entretanto, tome cuidado com o horário para retorno ao local de provas e de fechamento dos portões!

5 – Não esqueça da caneta

Nas provas escritas, será necessário transcrever suas respostas das questões objetivas e o texto das questões discursivas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não esqueça de levar a sua! A obrigatoriedade se dá pois canetas de outras cores inviabilizam a leitura óptica e a correção das respostas.

Apenas candidatos enquadrados e que solicitaram o atendimento especial poderão utilizar canetas em outras cores ou outros materiais. Por exemplo, o participante que solicitou atendimento para transtorno do espectro autista e teve sua solicitação confirmada poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para realizar marcações no seu Caderno de Questões. Porém, o Cartão-Resposta deverá, obrigatoriamente, ser preenchido com caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

Ainda, participantes que solicitarem atendimento para deficiencia auditiva, cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada poderão ser acompanhados por cão-guia (para deficiência visual) e utilizar material próprio, conforme o edital.

6 – Documentos de identificação

Já anote aí, revalidando, pois o Estratégia MED conta para você quais são os documentos de apresentação obrigatória no dia da prova:

  • Declaração de comparecimento impressa (caso necessite comprovar sua presença no local de aplicação da prova);
  • Documentação de identificação oficial com foto para brasileiros, que pode ser um dos citados abaixo:
    • Cédulas de Identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas;
    • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
    • Passaporte;
    • Carteira Nacional de Habilitação;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
    • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.
  • Candidatos estrangeiros precisam apresentar um dos documentos abaixo:
    • Passaporte;
    • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
    • Carteira de Registro Nacional Migratório;
    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; ou
    • Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.

O INEP também recomenda levar o Cartão de Confirmação da Inscrição, documento disponibilizado no Sistema Revalida que traz informações acerca da inscrição e do local de prova.

Além disso, antes de entrar na sala de espera, os candidatos devem guardar no envelope porta-objetos a Declaração de Comparecimento impressa, o celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, assim como óculos escuros, itens de chapelaria, lápis, borracha, livros, anotações, relógios etc.

E então, revalidando, anotou todos esses pontos que o Portal do Estratégia MED? Com todas essas dicas e avisos, você estará mais do que pronto para a Prova Prática do Revalida Inep! Continue conferindo nosso Portal para ter acesso a informações relevantes e em primeira mão! E não esqueça de conferir os cursos do EMED. Vem ser coruja!

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

Você pode gostar também