Resumo de Sistema Nervoso Periférico: divisão, função e mais!

Resumo de Sistema Nervoso Periférico: divisão, função e mais!

Olá, querido doutor e doutora! O sistema nervoso periférico (SNP) é responsável por conectar o sistema nervoso central (SNC) aos órgãos e membros do corpo. Dividido em duas partes principais, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo (ou vegetativo), o SNP desempenha um papel tanto nas funções voluntárias quanto nas involuntárias.

Vem com o Estratégia MED conhecer a divisão, as estruturas e funções do sistema nevoso periférico. Ao final, separei uma questão de prova sobre o tema para respondermos juntos!  

Conceito de Sistema Nervoso Periférico 

O sistema nervoso humano é dividido em duas partes anatômicas: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é composto pelo encéfalo e pela medula espinal, localizados no crânio e no canal vertebral, respectivamente. Este sistema atua como o centro de integração e comando, recebendo sinais sensitivos, interpretando-os e determinando respostas motoras baseadas em experiências anteriores, reflexos e condições atuais. 

O SNP, por sua vez, consiste principalmente em nervos que se estendem do cérebro e da medula espinal. Os nervos cranianos conduzem sinais para e do encéfalo, enquanto os nervos espinais transmitem sinais para e da medula espinal. Dessa forma, os nervos periféricos funcionam como linhas de comunicação, conectando todas as regiões do corpo ao SNC. Além disso, o SNP inclui gânglios, sendo áreas onde os corpos celulares dos neurônios estão agrupados.

Divisão do Sistema Nervoso Periférico 

O sistema nervoso periférico (SNP) conecta o sistema nervoso central (SNC) com os órgãos periféricos, permitindo que o encéfalo e a medula espinal enviem ordens motoras e recebam informações sensoriais. Ele é dividido em duas partes principais: o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo (ou vegetativo).

O sistema nervoso somático conecta o SNC com a pele, mucosas e componentes do aparelho locomotor. Ele envia impulsos motores aos músculos estriados e recebe sensações da pele, mucosas e da atividade muscular e articular.

O sistema nervoso autônomo liga o SNC a estruturas corporais de atividade involuntária, como o coração, musculatura lisa dos vasos e vísceras, e glândulas. Embora essa distinção seja útil e tenha bases anatômicas e fisiológicas claras, ambos os sistemas interagem, formando a ação integral do sistema nervoso. A patologia psicossomática fundamenta-se nessa interação, onde disfunções nos órgãos internos podem refletir adaptações inadequadas do nosso sistema nervoso ao ambiente.

Catálogo nomeado 'Residência' não encontrado.

Estrutura do Sistema Nervoso Periférico 

O SNP é composto por nervos e gânglios. Os nervos são cordões de axônios fora do SNC, envolvidos por tecido conectivo, enquanto os gânglios são aglomerados de neurônios localizados ao longo dos nervos, podendo ser sensitivos ou vegetativos. 

Os nervos periféricos podem ser classificados em espinais, cranianos e vegetativos. Os nervos espinais originam-se da medula espinal, os nervos cranianos do tronco encefálico, e os nervos vegetativos formam-se por axônios que podem chegar aos seus destinos de forma independente ou incorporados aos nervos espinais e cranianos. 

Função do Sistema Nervoso Periférico 

O sistema nervoso processa informações sensitivas e determina respostas motoras. Os sinais sensitivos (aferentes) são captados pelos receptores sensoriais em todo o corpo e transmitidos pelo sistema nervoso periférico (SNP) ao sistema nervoso central (SNC). Os sinais motores (eferentes) são enviados do SNC pelo SNP para os músculos e glândulas, causando contrações ou secreções.

As entradas sensitivas e as saídas motoras são subdivididas conforme as regiões atendidas: a região somática, que inclui as estruturas externas à cavidade ventral (pele, musculatura esquelética e ossos), e a região visceral, que inclui as vísceras na cavidade ventral (tubo digestório, pulmões, coração, bexiga, etc.). Esse esquema resulta em quatro subdivisões principais do SNP:

  • Sensitiva somática (SS): os sentidos somáticos gerais são distribuídos por todo o corpo, incluindo tato, dor, pressão, vibração e temperatura. Exemplos são a textura áspera de uma lixa, o calor de uma caneca de chocolate e a dor de uma contusão. A propriocepção é outro tipo de sensação somática, permitindo a percepção do alongamento de músculos e articulações, informando a posição e o movimento do corpo no espaço. Os sentidos somáticos especiais, como audição, equilíbrio e visão, têm receptores localizados principalmente na cabeça.
  • Sensitiva visceral (SV): os sentidos viscerais gerais incluem a percepção de alongamento, dor e temperatura nos tratos digestório, urinário e outros órgãos internos. Sensações como fome e náusea também fazem parte desse grupo. O paladar e o olfato são sentidos viscerais especiais, com receptores na língua e cavidade nasal, respectivamente.
  • Motor somático (MS): a função motora somática do SNP controla a contração dos músculos esqueléticos, permitindo o controle voluntário dessas ações, sendo chamado de sistema nervoso voluntário.
  • Motor visceral (MV): a função motora visceral do SNP regula a contração dos músculos liso e cardíaco e a secreção das glândulas. Esse sistema é parte do sistema nervoso autônomo (SNA), responsável pelo controle involuntário das funções viscerais, como a frequência cardíaca e a digestão. O SNA se divide em parte simpática, que prepara o corpo para a atividade (“lutar ou fugir”), e parte parassimpática, que promove a conservação de energia e digestão (“repousar e digerir”).
Esquema dos níveis de organização do sistema nervoso. E. Marieb, anatomia humana 7ª ed.

Cai na Prova 

Acompanhe comigo uma questão sobre o tema (disponível no banco de questões do Estratégia MED): 

(Estratégia MED 2023) Assinale a alternativa que descreve corretamente como é realizada a divisão do sistema nervoso baseada em critérios anatômicos: 

A) A divisão anatômica do sistema nervoso separa esse sistema em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, de acordo com sua relação com o esqueleto axial. 

B) A divisão anatômica do sistema nervoso é baseada na separação entre sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral. 

C) A divisão anatômica do sistema nervoso divide o sistema em três porções: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, com base na estrutura intrauterina das vesículas primordiais. 

D) Os dois componentes da divisão anatômica do sistema nervoso central são o sistema nervoso segmentar e o sistema nervoso suprassegmentar. 

E) A divisão anatômica baseia-se na semelhança histológica entre os tecidos que compõem o sistema nervoso e divide o sistema em telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo

Comentário da Equipe EMED: a divisão anatômica do sistema nervoso separa-o em sistema nervoso central (localizado no interior do esqueleto axial) e sistema nervoso periférico (localizado fora do esqueleto axial. Portanto, alternativa A.

Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina! 

Catálogo nomeado 'Residência' não encontrado.

Veja Também

Referências Bibliográficas 

  1. Marieb, Elaine N.; Wilhelm, Patricia Brady; Mallatt, Jon. Anatomia humana. 7. SÃO PAULO: Pearson Education, 2014, 888 p.
Você pode gostar também