Resumo de Sistema Tegumentar: conceito, classificação e mais!

Resumo de Sistema Tegumentar: conceito, classificação e mais!

Olá, meu Doutor e minha Doutora! O termo “tegumentar” significa “cobertura” ou “revestimento”, sendo o revestimento externo do corpo. Esse revestimento inclui a pele e suas estruturas anexas, como cabelos, unhas e glândulas, formando assim, o sistema tegumentar.

Vem com o Estratégia MED conhecer as estruturas do sistema tegumentar e suas funções. Ao final, separamos uma questão de prova sobre o tema para respondermos juntos!  

O que é o Sistema Tegumentar 

O sistema tegumentar refere-se ao sistema de revestimento externo do corpo humano, que inclui a pele (epiderme e derme), a hipoderme e os derivados epidérmicos da pele, sendo o folículo piloso, unhas, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas

Epiderme 

A epiderme é a camada mais superficial da pele. É composta de epitélio estratificado pavimentoso e se divide em quatro camadas

  1. Camada córnea: é a camada mais superficial da pele e é a principal responsável por prover proteção mecânica contra agentes infecciosos e impedir perda de água transdérmica.  
  1. Camada granulosa: a espessura dessa camada varia de uma a três células. Nessa camada, os queratinócitos contêm numerosos grânulos de querato­-hialina. Desses grânulos são formadas proteínas importantes para manter a lubrificação da pele.
  1. Camada espinhosa: é a mais espessa dentre todas e recebe esse nome porque os ceratinócitos tornam-se mais afilados, semelhantes a espinhos. Os prolongamentos estão unidos por desmossomos e, a medida que as células amadurecem e migram para a superfície, elas aumentam de tamanho e tornam se achatadas. 
  1. Camada basal: contém os ceratinócitos que estão em constante mitose. Ela é de extrema importância, por estar em íntimo contato com a derme, através da zona de membrana basal e sua integridade garante a união dermo epidérmica. À medida que novos queratinócitos surgem por divisão mitótica nessa camada, eles se movem para a camada seguinte, iniciando, assim, um processo de migração ascendente.
Estruturas da Epiderme

Derme

A derme é a estrutura da pele que vem logo abaixo da epiderme. Está composta por duas camadas

  1. Camada papilar: a camada papilar é superficial e consiste em tecido conjuntivo frouxo (colágenos I e III) que contém um extenso plexo de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e terminações nervosas sensitivas.
  1. Camada reticular: A camada reticular é mais profunda, sendo composta de tecido conjuntivo denso não modelado contendo colágeno do tipo I, fibras elásticas e vasos sanguíneos de maior calibre. 

A derme apresenta uma rica rede vascular e uma abundante inervação sensorial. Essa característica proporciona capacidade de termorregulação, cicatrização, inflamação e controle da pressão sanguínea, sensibilidade tátil, sensibilidade de pressão e estímulos vibracionais e sensibilidade térmica.

Estruturas da Derme

Hipoderme 

Abaixo da camada reticular da derme, encontra­mos uma camada de tecido adiposo denominada hipoderme ou fáscia subcutânea. Essa camada possui espessura variável e atua como importante local de armazenamento de energia e também proporciona isolamento. É particularmente espessa em indivíduos que vivem em climas frios.

Anexos Cutâneos 

Os anexos cutâneos são estruturas derivadas da epiderme, que possuem anatomia e funções específicas. São eles:

  1. Folículos pilosos: os pelos estão presentes em quase toda a superfície corpórea, com exceção da região palmoplantar (pele glabra). Está dividido em infundíbulo, istmo e segmento inferior e possui basicamente função estética.
  1. Glândula sudorípara apócrina: possui relação anatômica com o folículo piloso e a glândula sebácea. Está localizada principalmente nas axilas, aréola mamária e região ano genital. Sua função é produzir feromônios a partir do colesterol.
  1. Glândula sudorípara écrina: é a glândula produtora de suor e está localizada praticamente em toda superfície corpórea, porém com maior densidade na região palmoplantar e axilas. Sua função é controlar a temperatura corpórea.
  1. Glândula sebácea: são glândulas produtoras de sebo. Possui relação anatômica com o folículo piloso e a glândula sudorípara apócrina. Sua função é dependente da ação de hormônios andrógenos e o sebo tem papel lubrificante, impermeabilizante e antimicrobiano.
  1. Unhas: está composta pela lâmina ungueal (unha, propriamente dita), leito ungueal, dobras ungueais, epiníquio (cutícula), hiponíquio e matriz. A matriz (região que produz a lâmina ungueal) possui íntima relação anatômica com o tendão da IFD e a falange distal. Sua função é aparência estética dos dedos, proteger as falanges distais, aumentar a percepção tátil e a capacidade de pegar pequenos objetos.
Fluxograma da Histologia da Pele

Cai na Prova 

Acompanhe comigo uma questão sobre o sistema tegumentar (disponível no banco de questões do Estratégia MED): 

(Santa Casa de Misericórdia de Marília – SP – 2019) Assinale a alternativa INCORRETA. 

A) A contração dos músculos eretores dos pelos causa ereção dos pelos deixando a pele arrepiada. 

B) A pele é o maior órgão do corpo, é formada pela epiderme, uma camada celular superficial, e pela derme, uma camada profunda de tecido conjuntivo. 

C) A epiderme é uma camada densa de fibras colágenas e elásticas entrelaçadas, que proporcionam o tônus cutâneo e são responsáveis pela resistência e pela firmeza da pele. 

D) A tela subcutânea está situada entre a derme e a fáscia muscular; é formada por tecido conjuntivo frouxo e depósito de gordura; contém vasos sanguíneos, linfáticos e nervos cutâneos.

Comentário da Equipe EMED:

Correta alternativa “A” Os músculos eretores do pelo se ligam ao folículo piloso na transição entre o istmo e o segmento inferior do pelo. Quando há a contração desse músculo, ocorre ereção dos pelos. 

Correta alternativa “B” A pele é, de fato, o maior órgão do corpo. Ela é formada pela camada mais superficial (epiderme), uma intermediária chamada de derme e, mais profundamente, pela hipoderme. 

Incorreta alternativa “C” Esse conceito é da DERME e não da epiderme. Não confunda as camadas da pele! 

Correta alternativa “D” Essa é exatamente a descrição da hipoderme ou tela subcutânea.

Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina! 

Veja também: 

Referências Bibliográficas 

  1. H. ROSS, Michael; PAWLINA, Wojciech. Ross Histologia: texto e atlas. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 
Você pode gostar também