Hepatite Aguda de Etiologia Desconhecida: a Hepatite Misteriosa

Hepatite Aguda de Etiologia Desconhecida: a Hepatite Misteriosa

Como vai, futuro Residente? Em ao menos 20 países do mundo inteiro foram detectados alguns casos de hepatite sem etiologia conhecida. No Brasil, até o dia 22 de abril de 2022, foram registrados 64 casos suspeitos dessa patologia que vem assustando tanto os especialistas quanto as famílias. Cientistas estão investigando uma possível relação com a infecção por SARS-CoV 2, mas não há certezas até o momento. Quer saber mais? Continue a leitura! 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é a hepatite misteriosa?

A hepatite misteriosa é um tipo de hepatite aguda, isto é, uma inflamação hepática abrupta, sem explicação etiológica, até o momento, que acomete principalmente crianças. 

Nos casos diagnosticados, não foram identificados os vírus da hepatite viral aguda (A, B, C, D e E), mas foi detectada a presença dos vírus adenovírus F tipo 41 e o SARS-CoV-2, ou uma coinfecção de ambos, mostrando uma possível correlação entre os vírus e a hepatite. 

Sintomas

Seus sintomas são como os de uma hepatite aguda comum, com sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos, achados laboratoriais de elevação dos níveis de enzimas hepáticas, além de icterícia e ausência de febre. 

Tratamento

Seu tratamento é sintomático, com o manejo e estabilização do paciente em casos graves. 

Qual a maior preocupação?

Diferente da evolução de uma hepatite aguda que conhecemos, a forma fulminante da hepatite aguda aparece em cerca de 10% dos casos de crianças acometidas, com alta letalidade, demonstrando maior grau de agressividade. 

Da mesma forma que pode ser leve, pode ter intensidade de moderada à grave, e justamente por ainda ter etiologia desconhecida, não se sabe se o transplante se faz necessário.  

Para auxiliar os profissionais e acadêmicos da Medicina, a professora Fernanda Canedo comentará detalhadamente sobre o tema, no dia 08 de junho, às 20h, no canal do Estratégia MED no Youtube. Não perca essa atualização importantíssima!

A hepatite misteriosa pode ter relação com a vacinação contra Covid-19?

Não. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das crianças acometidas não haviam recebido ainda a vacina contra SARS-CoV-2, descartando uma possível relação. Porém, foram detectados os vírus SARS-CoV 2 e adenovírus, deixando ainda em aberto a investigação de possível associação. 

A suspeita, em relação à Covid-19, é que a hepatite seja uma reação tardia ou prolongada do corpo à exposição ao vírus selvagem.

Qual a sua situação no Brasil? E no mundo?

A hepatite misteriosa foi identificada pela primeira vez em abril de 2022, no Reino Unido. Desde então, no mundo já foram detectados mais de 600 casos suspeitos de hepatite misteriosa e 15 óbitos.

No Brasil, são 65 casos confirmados até o momento, incluindo uma menina de 4 anos no Rio de Janeiro, que necessitou de transplante, segundo o Ministério da Saúde. 

O que dizem os especialistas?

Em entrevista, o Dr. Drauzio Varella diz que não há motivo para desespero dos pais e responsáveis, mas que fiquem atentos aos possíveis sintomas iniciais da doença.  

Como proteger as crianças?

A recomendação é que os pais ou responsáveis estejam atentos aos sintomas, como a diarreia ou vômitos, e aos sinais de icterícia. Caso estejam presentes, devem dirigir a criança ao atendimento médico. 

Além disso, medidas básicas de higiene, como higienização das mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, também podem auxiliar contra a transmissão do adenovírus, que segundo estudos, pode estar relacionado aos casos de hepatite misteriosa. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de fazer parte do time Estratégia MED acessando a nossa plataforma! Lá você encontra tudo o que precisa sobre diversos temas para as provas de Residência Médica, com acesso às videoaulas, resumos, materiais, simulados, bancos de questões e muito mais exclusivamente para você, futuro Residente! Não deixe de conferir!

Não se esqueça de compartilhar com um amigo futuro residente também. Afinal, quem estuda junto, passa junto! 

Curso Extensivo Residência Médica

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também