Olá, meu Doutor e minha Doutora! Acnes, herpes, mordida de formiga-de-fogo e foliculite bacteriana são exemplos de lesões elementares caracterizadas pela presença de elevações na pele preenchidas com pus, denominadas pústulas. Cada uma dessas condições possui características distintas e é fundamental conhecer a distinção entre elas para um diagnóstico e tratamento adequados.
Vem com o Estratégia MED conhecer as diferentes apresentações das pústulas e como podemos diferenciar através do contexto epidemiológico e clínico!
Navegue pelo conteúdo
O que são as Pústulas
As pústulas são lesões elementares caracterizadas pela formação de pequenas bolsas ou vesículas preenchidas por pus, um fluido composto por leucócitos, células mortas e bactérias. Essas lesões, frequentemente circundadas por uma área avermelhada e inflamada, são clinicamente reconhecíveis pela coloração amarelada ou esbranquiçada, conferida pelo pus em seu interior.
Etiologia das Pústulas
Uma variedade de condições de pele podem se apresentar com pústulas, incluindo doenças infecciosas e não infecciosas. Embora o diagnóstico diferencial da erupção pustulosa seja amplo, a distribuição, duração das lesões, idade, estado geral do paciente e os procedimentos diagnósticos simples podem ajudar a reduzir a lista de possíveis diagnósticos.
As erupções pustulosas da face e couro cabeludo incluem:
- Acne e erupções acneiformes;
- Rosácea;
- Foliculite bacteriana;
- Impetigo; e
- Infecções por herpes simples.
As erupções pustulosas que afetam o tronco e as extremidades incluem:
- Miliária;
- Foliculite bacteriana;
- Infecções fúngicas (por exemplo, foliculite por Pityrosporum, intertrigo por cândida);
- Pustulose palmoplantar; e
- Hidradenite supurativa.
As erupções pustulosas associadas à febre ou a outros sintomas sistêmicos incluem:
- Varicela;
- Sífilis secundária;
- Psoríase pustulosa;
- Lesões precoces de pioderma gangrenoso; e
- Síndrome de Sweet.
Além disso, medicamentos também podem estar associados à formação de pústulas como uma reação cutânea adversa. Esta condição, conhecida como pustulose generalizada exantemática aguda, está caracterizada pelo desenvolvimento de lesões pustulosas na pele em resposta ao uso de determinados fármacos. A diversidade de substâncias farmacológicas capazes de desencadear esse fenômeno destaca a importância da vigilância clínica durante o tratamento medicamentoso.
Acne Vulgar
A acne vulgar é a doença de pele mais comum que afeta adolescentes e adultos jovens. Os pacientes geralmente apresentam pústulas e/ou pápulas inflamadas na face e, menos frequentemente, no dorso e tórax.
Rosácea
A rosácea é uma doença crônica comum que pode se apresentar com erupções pustulosas, particularmente em casos moderados e graves. Ela é encontrada com frequência na face central e pescoço e, ocasionalmente, em locais atípicos, como região retroauricular ou couro cabeludo. Os fatores de exacerbação para rosácea incluem álcool, alimentos picantes, bebidas quentes, extremos de temperatura e estresse psicológico.
Herpes Simples
As erupções de herpes simples podem se apresentar como pústulas ou vesículas agrupadas em uma base eritematosa tipicamente localizada na borda do vermelhão dos lábios. Podem apresentar-se de forma semelhante nas áreas genitais, sacrais ou outras, particularmente com doença recorrente. Os pacientes frequentemente têm uma história de um pródromo antes do início das lesões que incluem febre, queimaduras solares, traumas ou estresse.
Miliária
A miliária é uma doença transitória da pele causada pelo acúmulo de suor sob os ductos sudoríparos écrinos obstruídos pela queratina. Dependendo do grau de obstrução ductal, a miliária é dividida em miliária cristalina, a forma mais superficial; miliária rubra; e miliária profunda. A miliária pustulosa é uma variante da miliária rubra e apresenta-se predominantemente com pústulas.
Mordidas de Formigas-de-Fogo
As picadas de formigas-de-fogo são dolorosas e podem causar pústulas isoladas ou agrupadas, especialmente em pacientes com histórico de exposição ao ar livre. Eritema e edema significativos podem ocorrer em pacientes com reação de hipersensibilidade ao veneno do inseto.
Herpes Zoster
O herpes zoster pode se apresentar precocemente como pústulas ou vesículas isoladas na face em associação com desconforto significativo. Se o zóster ocorre no rosto, tronco ou extremidades, está geralmente associado a sintomas de dor e queimação.
Síndrome de Sweet
A síndrome de Sweet é uma doença inflamatória incomum caracterizada pelo aparecimento abrupto de pápulas, placas ou nódulos dolorosos, edematosos e eritematosos na pele, acompanhados de febre e leucocitose. Em alguns pacientes, pode apresentar-se com lesões pustulosas ou bolhosas, podendo ser idiopática ou associada a infecções, doença inflamatória intestinal, medicamentos ou malignidade.
Diagnóstico de Lesões Pustulosas
Podemos confirmar o diagnóstico com procedimentos simples, como, por exemplo, coloração de Gram, preparação de hidróxido de potássio, preparação de sarna, esfregaço de Tzanck, ou podemos solicitar exames mais aprofundados, como a biópsia de pele e exames laboratoriais adicionais se o diagnóstico permanecer incerto.
Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina!
Veja também:
- Resumo de Acne Neonatal: causas, diagnóstico e mais!
- Sarampo: transmissão, sintomas e muito mais!
- Resumo de exantema súbito: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de doenças exantemáticas na infância: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo do eritema infeccioso: diagnóstico, tratamento e mais!
- Rubéola: causas, sintomas e muito mais!
- Caxumba ou papeira: descubra tudo sobre!
- Vacinação infantil brasileira enfrenta a pior queda em 25 anos: entenda o caso!
Referências Bibliográficas
- Goldstein, B., & Goldstein, A. Approach to the patient with pustular skin lesions. Uptodate, 2023. Disponível em: Uptodate