Olá, meu Doutor e minha Doutora! A gestação é um período delicado e complexo, repleto de mudanças e desenvolvimentos significativos. O saco gestacional é uma estrutura essencial durante o início da gravidez, abrigando o embrião em desenvolvimento, porém, quando ocorre a sua expulsão, isso pode ser associado a diferentes condições, como aborto espontâneo ou outras complicações gestacionais.
Vem com o Estratégia MED entender como se apresenta uma gestante com saco gestacional expelido e quais as causas. Ao final, separei uma questão de prova sobre o tema para respondermos juntos!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Saco Gestacional Expelido
O saco gestacional é uma estrutura membranosa que se forma nas primeiras semanas da gravidez. Ele envolve e protege o embrião em desenvolvimento e fornece suporte para seu crescimento. A expulsão do saco gestacional ocorre quando essa estrutura é eliminada do útero antes de atingir o estágio esperado de desenvolvimento.
Causas de Saco Gestacional Expelido
A expulsão pode ocorrer por diferentes razões, sendo o abortamento espontâneo uma das mais comuns. Este fenômeno, caracterizado pela perda involuntária da gravidez antes da semana 20, pode ocorrer devido a anomalias cromossômicas, problemas hormonais, complicações uterinas ou condições maternas.
Além disso, condições como gravidez ectópica, infecções uterinas, desequilíbrios hormonais, anomalias uterinas, fatores genéticos e doenças crônicas também podem contribuir para a expulsão do saco gestacional.
Sintomas do Saco Gestacional Expelido
Quando ocorre a expulsão do saco gestacional podem surgir vários sintomas, que variam conforme o estágio da gravidez e a presença de complicações. Alguns sintomas comuns incluem:
- Sangramento vaginal: o sangramento vaginal pode ser um sinal proeminente de que algo está errado, especialmente se for acompanhado por dor;
- Dor abdominal: dores abdominais, que podem variar de leves a intensas, são frequentemente relatadas em casos de expulsão do saco gestacional;
- Cólicas: cólicas semelhantes às menstruais podem ocorrer como resultado da expulsão do saco gestacional;
- Passagem de tecido: em alguns casos, a mulher pode notar a passagem de tecido pela vagina, o que pode incluir o saco gestacional; e
- Alterações nos sintomas da gravidez: se a expulsão ocorrer em um estágio inicial da gravidez, a mulher pode notar uma diminuição ou cessação abrupta dos sintomas típicos de gravidez, como náuseas e aumento dos seios.
Cai na Prova
Acompanhe comigo uma questão sobre causas de saco gestacional expelido (disponível no banco de questões do Estratégia MED):
(REVALIDA UFMT-2019) Em gestações diagnosticadas clinicamente, 10% a 25% terminam em abortamento. Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Ameaça de abortamento.
2. Abortamento inevitável.
3. Abortamento completo.
4. Abortamento incompleto.
( ) Paciente com sangramento tipo cólica, colo com orifício interno dilatado em 1 cm, sangramento abundante vermelho vivo, ultrassonografia demonstrando saco gestacional baixo, ao nível do canal endocervical.
( ) Sangramento intenso, dor em baixo ventre tipo cólica persistente, colo entreaberto ao toque vaginal, ultrassonografia sugerindo presença de restos ovulares.
( ) Sangramento discreto, dor tipo cólica, colo fechado ao toque vaginal, ultrassonografia demonstrando feto vivo com área de descolamento no saco gestacional.
( ) Paciente com sangramento em pequena quantidade, indolor e ultrassonografia demonstrando cavidade uterina vazia. Assinale a sequência correta.
A) 4, 2, 1, 3
B) 4, 2, 3, 1
C) 2, 1, 3, 4
D) 2, 4, 1, 3
Comentário da Equipe EMED:
1ª. – Paciente com sangramento tipo cólica, colo com orifício interno dilatado em 1 cm, sangramento abundante vermelho-vivo, ultrassonografia demonstrando saco gestacional baixo, ao nível do canal endocervical – caracteriza abortamento inevitável (2).
2ª – Sangramento intenso, dor em baixo ventre tipo cólica persistente, colo entreaberto ao toque vaginal, ultrassonografia sugerindo presença de restos ovulares – caracteriza abortamento incompleto (4).
3ª – Sangramento discreto, dor tipo cólica, colo fechado ao toque vaginal, ultrassonografia demonstrando feto vivo com área de descolamento no saco gestacional – caracteriza ameaça de abortamento (1).
4ª – Paciente com sangramento em pequena quantidade, indolor e ultrassonografia demonstrando cavidade uterina vazia – caracteriza abortamento incompleto (3). Logo, a alternativa correta é a letra D pela sequência: 2,4,1,3.
Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina!
Veja também:
- ResuMED de abortamento de repetição e insuficiência istmocervical: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de ultrassonografia pré-natal: solicitar, avaliação e mais!
- Resumo de gemelaridade: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de HIV na gestação: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de parto instrumentalizado (fórceps): diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de síndrome hellp: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de hipertensão gestacional: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de trajeto do parto vaginal: estreitos da pelve, partes moles e mais!
- Resumo de diabetes gestacional: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo sobre curetagem: indicações, técnica e mais!
- Resumo de vitalidade fetal: principais métodos de avaliação
Referências Bibliográficas
- Sarah Prager, Elizabeth Micks, & Vanessa K Dalton. Pregnancy loss (miscarriage): Clinical presentations, diagnosis, and initial evaluation. UpToDate, 2023. Disponível em: UpToDate
- Rev.Fac.Ciênc.Méd.Sorocaba. Condutas Nas Urgências Em Ginecologia – Parte 4 Urgências Relacionadas À Prenhez Inicial. v.9,n.4,p. 26-30, 2007.