Colonoscopia: o que é, exame, quando fazer e mais!

Colonoscopia: o que é, exame, quando fazer e mais!

Quer descobrir tudo sobre a colonoscopia? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é o exame de colonoscopia?

A colonoscopia é um exame no qual, por meio de um endoscópio, o médico avalia a mucosa do intestino grosso e eventuais alterações, como massas, pólipos e divertículos, que podem estar presentes.

Para que serve?

A função da colonoscopia é verificar a presença de alterações intestinais quando há sintomas sugestivos, como diarreia crônica, presença de sangue nas fezes, dores abdominais, síndrome de má-absorção intestinal, entre outros. Também deve ser realizada para rastreio do câncer colorretal.

Quando fazer?

Esse exame deve ser feito por indicação médica com o objetivo de se investigar a presença de doenças que acometem o intestino grosso. Como:

  1. Câncer colorretal;
  2. Doença de Crohn;
  3. Retocolite Ulcerativa; e
  4. Diverticulite.

Esse exame deve ser feito rotineiramente para rastreio do câncer colorretal. De acordo com as recomendações mais recentes do US Preventive Services Task Force (USPSTF), os indivíduos com risco médio de desenvolver tal neoplasia devem realizar colonoscopia de rastreio a partir dos 45 anos de idade a cada 10 anos, até os 75 anos de idade. Entretanto, a depender da condição geral do paciente, é possível estender o rastreio até os 85 anos. 

Os pacientes com risco médio para o câncer colorretal são aqueles que nunca tiveram diagnóstico de câncer colorretal, pólipos adenomatosos, doença inflamatória intestinal, diagnóstico pessoal ou familiar de síndrome de Lynch ou polipose adenomatosa familiar.

Quer continuar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da residência médica e revalidação de diplomas? Então, inscreva-se em nossa newsletter:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como o exame é feito?

A colonoscopia é feita com a introdução de um endoscópio pelo ânus com o paciente sob sedação. Na extremidade do aparelho, existe uma pequena câmera capaz de captar e transmitir as imagens da mucosa intestinal em tempo real. Com o objetivo de melhorar a visualização, há injeção de ar na luz intestinal para expandir o órgão. Ao longo da execução do exame, o médico responsável pode coletar fragmentos de tecido para análise histopatológica. O exame dura cerca de 30 minutos.

Preparo para colonoscopia

A colonoscopia exige um preparo intestinal bastante criterioso, para que o cólon esteja livre de resíduos quando o exame for realizado, o que possibilita uma boa visualização da mucosa. Nos cinco dias que antecedem o exame, o paciente deve interromper a ingestão de cereais integrais e sementes, como biscoito de aveia, pães integrais, arroz integral, linhaça e evitar frutas como mamão, laranja, manga e tangerina.

Na véspera do exame, é mantida a restrição aos alimentos anteriores, e o paciente deve ingerir dois litros de líquidos de coloração clara, como água, chás e bebidas isotônicas. A alimentação deve ser leve e preferencialmente pastosa, podendo consumir itens como arroz branco, ovo cozido, carnes brancas grelhadas e purê de batatas. Carne vermelha, verduras, legumes, frutas com cascas, leites e derivados e bebidas alcoólicas não devem ser consumidos. O consumo dos alimentos permitidos deve ser feito até às 20h do dia anterior ao exame. Após esse período só podem ser ingeridos líquidos claros.

Além disso, é necessário utilizar medicamentos laxativos. Na véspera, devem ser tomados quatro comprimidos de bisacodil, dois às 18h e o restante às 22h. Por fim, seis horas antes do exame, deve ser iniciada a ingestão de 1,5 L de solução de manitol, que deve ser tomada parceladamente durante 1 hora e meia.

Após o exame

Ao final do exame, o paciente vai para uma sala de recuperação, onde irá aguardar o efeito do sedativo passar. Quando acordar, será oferecida uma refeição leve e o paciente só poderá sair com um acompanhante maior de 18 anos. No dia do exame, deverá fazer repouso e não poderá dirigir, nem realizar tarefas que exijam sua atenção.

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe para você? Então não deixe de aproveitar as outras opções para estudo que preparamos para você! Se você vai se preparar para as principais e mais concorridas provas de Residência Médica do Brasil, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Na plataforma do Estratégia MED, há videoaulas elaboradas especialmente para a preparação para a prova de Residência Médica, material completo e constantemente atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Veja também:

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também
Papanicolau
Leia mais

Papanicolau: tudo sobre o exame!

Quer descobrir tudo sobre o papanicolau? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto.…
Ressonância Magnética
Leia mais

Ressonância magnética: tudo sobre!

Quer descobrir tudo sobre ressonância magnética? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto.…