Internato de Medicina: saiba mais o que é e como funciona!

Internato de Medicina: saiba mais o que é e como funciona!

Quer saber mais sobre o Internato na Medicina? O Estratégia MED separou os principais tópicos para você. Vamos lá!

A graduação em medicina

O curso de graduação em Medicina dura 6 anos, que são subdivididos em 3 grandes ciclos de 2 anos cada. Esse modelo tem como objetivo capacitar o aluno, e futuro médico, a lidar com as mais variadas demandas relacionadas à saúde humana, de forma integral, consciente e, principalmente, progressiva; até chegar ao internato, o último ciclo.

O primeiro período é o ‘Ciclo básico’ (1º e 2º ano). Nele o aluno é apresentado ao corpo humano, seu funcionamento normal e ideal, tendo disciplinas como anatomia, fisiologia e histologia. O ‘Ciclo Clínico’,  segundo período de dois anos, já possui  atividades práticas e é composto, principalmente, pelo estudo da semiologia e patologia.

Por fim, chegamos ao ‘Internato’, que são geralmente os últimos dois anos da faculdade: o 5º e 6º ano. Aqui o estudante, já possui grande quantidade de conhecimento adquirido durante os outros 4 anos de formação e, nesse momento, tem a oportunidade de colocá-lo em prática. Ele passará por estágios supervisionados nas diversas áreas da atuação médica.

Como funciona o internato hospitalar?

O internato hospitalar funciona da seguinte forma: durante dois anos os alunos serão divididos em grupos menores para realizar um estágio obrigatório de treinamento em serviço. Segundo as diretrizes do MEC, nesse período, o estudante deve passar necessariamente pelas áreas de: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva.

Além disso, o aluno deve cumprir estágio prático nos três níveis de atenção à saúde, postulados pela OMS. Ou seja, precisa atuar: 

  • No nível primário (básico) – focado na prevenção, como em UBSs; 
  • No nível secundário – focado no diagnóstico/tratamento; e 
  • No nível terciário – um atendimento altamente especializado.

O local desses estágios varia de acordo com a Universidade. Algumas delas possuem um Hospital-escola próprio, outras fazem parcerias com hospitais públicos e/ou hospitais privados. Há também grandes chances de parte dos estágios médicos serem realizados em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), como em UBSs, ambulatórios ou enfermarias.

Segundo o MEC, as atividades do internato devem ser majoritariamente práticas e sua carga horária teórica não poderá ser superior a 20% do total por estágio. 

Esse período de estágios é obrigatório e faz parte da matriz curricular, por isso, não é remunerado

Quanto tempo dura o internato de medicina?

O internato dura dois anos, que são os últimos dois da graduação (5º e 6º ano da faculdade). Vale ressaltar que algumas universidades optam por começar o internato no final do ano em que o estudante completaria o 4º ano da graduação. Por isso, o Ciclo Clínico (3º e 4º ano) terminaria em setembro e o internato começaria em outubro do mesmo ano.

Quais os objetivos do internato na medicina?

O principal objetivo do internato é a solidificação e consolidação de todo o conhecimento adquirido durante os primeiros 4 anos de formação. Esse período visa proporcionar ao aluno de medicina uma oportunidade prática de atuação no campo geral da saúde e do atendimento ao paciente.

Além disso, o internato mostra uma parte importante da atuação do futuro profissional, que sob a supervisão de um médico, tem a possibilidade de desenvolver competências práticas no manejo de diferentes pacientes. O aluno coloca em prática atitudes éticas, que foram ensinadas durante os primeiros anos de faculdade.

Quais as atividades no internato de medicina?

As atividades no internato médico são práticas e variam de acordo com a área do estágio em questão. Por exemplo, quando o estudante está no internato relativo à cirurgia, ele tem a prática de como realizar um processo de triagem dos pacientes, assim como analisar e realizar exames que comprovem a necessidade de determinado procedimento.

O interno que estiver no estágio de Cirurgia também tem a oportunidade, por exemplo, de acompanhar e auxiliar procedimentos cirúrgicos de diferentes graus de complexidade. Podendo aprender e praticar técnicas de instrumentação e paramentação cirúrgica, assim como desenvolver habilidade para realização de suturas. 

Qual a carga horária do internato hospitalar?

A carga horária do curso de medicina é intensa, o que não é diferente do período do internato. A decisão final sobre o cronograma fica sob a responsabilidade da faculdade, mas pode chegar à 2000 horas por ano, tanto no 5º quanto no  6º ano.

Uma parte considerável dessa carga horária é referente aos plantões obrigatórios feitos nesse período. Vale ressaltar que, por lei, um estudante no período de estágio pode dar plantão de, no máximo, 12h seguidas e que há um limite de 40 horas de carga horária por semana.

 

Qual a diferença entre internato e residência?

Essa é uma dúvida comum e bastante pertinente. O internato faz parte da graduação e é um estágio obrigatório com disciplinas obrigatórias, logo, você não pode trabalhar como médico por ainda não estar formado. Além disso, o interno não recebe salário ou bolsa, já que o estudante ainda está cursando a faculdade.

Por outro lado, a residência ou especialização se enquadra na categoria de pós-graduação. Um médico já formado escolhe uma área da medicina para se especializar. Durante esse período, que pode variar de 2 a 7 anos, o médico recebe uma bolsa de aproximadamente R$3.000,00.

Vejamos o percurso de um estudante que acabou de entrar na faculdade. Ele cursa 6 anos de graduação (divididos em 2 anos de Ciclo Básico, 2 anos de Ciclo clínico e 2 anos de internato) e, após formado médico, inicia sua residência, sendo essa uma especialização já remunerada.

Durante a residência é possível dar plantões remunerados como médico generalista.

Gostou deste texto? O blog do Estratégia MED tem muito mais! Para você que está prestando provas de Residência Médica, o Curso Extensivo vai lhe ajudar muito. São mais de 140 mil questões de provas antigas, além de um material exclusivo e atualizado. Aproveite, clique no banner abaixo e conheça nosso curso!

Você também pode se interessar por:

Internato - Estratégia MED

Você pode gostar também