Malária: o que é, sintomas e prevenção

Malária: o que é, sintomas e prevenção

Conhecida também como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã, a Malária é uma doença que acomete milhões de pessoas todos os anos e que está presente em diversas partes do mundo. 

O que é malária?

A Malária é uma doença infecciosa, causada por protozoário e transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles – conhecido também como mosquito-prego, carapanã, palha ou bicuda.

Existem centenas de tipos do protozoário Plasmodium, o causador da Malária, porém são apenas 4 espécies que mais acometem os seres humanos. Confira:

  1. Plasmodium falciparum: o maior causador de mortes por malária;
  2. Plasmodium vivax: tipo mais presente no Brasil;
  3. Plasmodium ovale; e
  4. Plasmodium malarie.

Essa doença está presente em mais de 90 países, principalmente naqueles com clima tropical e subtropical. Ou seja, as regiões mais acometidas são América do Sul, América Central, África e uma porção da Ásia.

No Brasil, mais de 95% dos casos de malária estão concentrados na Amazônia, região que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Malária sintomas

Após ser picada pelo mosquito infectado com o protozoário Plasmodium, a pessoa pode apresentar os sintomas entre 8 a 14 dias depois da transmissão, porém, há alguns casos em que eles podem demorar meses para aparecer.

Os sintomas mais comuns são:

  • Calafrios;
  • Sudorese; 
  • Febre – podendo atingir valores superiores a 40 ºC;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Náusea; e 
  • Vômitos.

Nos casos mais graves a pessoa pode apresentar anemia, icterícia, hemorragias, dores abdominais intensas e cianose. 

Transmissão da Malária

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado pelo Plasmodium. Essa patologia não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos muito raros de compartilhamento de seringas e agulhas infectadas, transfusões de sangue ou em partos.

Ciclo da doença

O ciclo da malária – ciclo de vida do Plasmodium – envolve tanto o protozoário, quanto os seres humanos. Confira abaixo como funciona o ciclo dessa patologia:

  1. A fêmea do mosquito Anopheles infectado transmite, por meio de sua saliva, o Plasmodium para a corrente sanguínea do hospedeiro, na sua fase de Esporozoíto (forma infectante);
  2. Os esporozoítos vão até o fígado. Lá eles amadurecem e se multiplicam, dando origem à forma de Merozoítos;
  3. Os Merozoítos rompem as células do fígado e vão para a corrente sanguínea, a partir desse ponto eles invadem os glóbulos vermelhos; e
  4. Nas células sanguíneas infectadas – Esquizontes – os parasitas continuam se multiplicando e rompendo as células, a fim de continuar a invadir outras.
Ciclo da Malária

A duração do ciclo depende muito do tipo de Plasmodium que infectar a pessoa, mas, em média, o ciclo pode durar de 48 a 72 horas.

Tratamento da Malária

Não existe nenhuma vacina contra a malária. Seu tratamento é feito exclusivamente com medicamentos antimaláricos, como:

  • Cloroquina;
  • Primaquina;
  • Artemeter;
  • Lumefantrina ou Artesunato; e
  • Mefloquina.

No Brasil, o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo do Sistema Único de Saúde (SUS). Para prescrever os medicamentos listados acima, o médico precisa descobrir que tipo de Plasmodium infectou a pessoa, a gravidade do caso, sua idade, se a pessoa tem outros problemas de saúde ou se é uma mulher grávida.

Prevenção

A principal forma de prevenção contra a transmissão da malária é combater o mosquito. Algumas atitudes que podem ser tomadas são:

  • Eliminar a larva por meio da drenagem de áreas alagadas;
  • Evitar lagos, lagoas e rios no final da tarde e durante a noite;
  • Passar repelente;
  • Ter telas e mosquiteiros;
  • Usar inseticidas;
  • Usar larvicidas; e
  • Usar roupas claras e mangas compridas.

Dia Mundial da Luta Contra Malária

O dia 25 de abril foi a data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2007, para se reconhecer a luta contra a Malária. Por estar presente em diversas partes do globo, a malária deixa expostos mais de 3 bilhões de pessoas e afeta, anualmente, mais de 200 milhões, causando centenas de milhares de mortes.

Em 2020, o tema para o Dia Mundial da Luta Contra Malária nas Américas foi o “Zero malária começa comigo”. As campanhas frisaram a importância de continuar com os esforços contra a malária mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Todos os anos essa data é lembrada pelos órgãos de saúde, que chamam a atenção da população para a ameaça, explicando desde os riscos e transmissão até os métodos de tratamento e prevenção.

E então? Curtiu essas informações? Então, você não pode ficar sem checar o Blog do Estratégia MED! Nele são postados artigos que são essenciais na sua preparação para as provas e para que você sempre fique antenado nos assuntos em pauta.Aproveite e também já conheça o Curso Extensivo para Residência Médica e Revalida do EMED! Clique no banner para saber mais.

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também
atualidades medicina
Leia mais

Atualidades do mundo da Saúde

Se você está estudando para passar nos seletivos de Residência Médica, sabe o quanto estar antenado nas novidades…