Resumo de Capuz Cervical: indicações, eficácia e mais!

Resumo de Capuz Cervical: indicações, eficácia e mais!

Olá, querido doutor e doutora! O capuz cervical é um método contraceptivo de barreira feito de silicone, destinado a impedir que os espermatozoides alcancem o colo do útero. Similar ao diafragma, mas menor e mais rígido, o capuz cervical oferece uma opção reutilizável e sem hormônios para mulheres que buscam controlar sua fertilidade de maneira discreta e eficaz.

Vem com o Estratégia MED explorar detalhadamente o funcionamento, a eficácia, os tipos disponíveis, as instruções de uso, além das vantagens e desvantagens deste método contraceptivo. Ao final, separei uma questão de prova sobre o tema para respondermos juntos!  

Conceito de Capuz Cervical

O capuz cervical é um método contraceptivo de barreira reutilizável feito de silicone. Tem a aparência de um chapéu de marinheiro. Assim como os diafragmas, o capuz cervical segura o espermicida contra o colo do útero, visando matar os espermatozoides e impedir sua entrada no trato reprodutivo superior.

Eficácia do Capuz Cervical 

O Índice de Pearl varia de 2% a 20% conforme o uso seja adequado ou não. A eficácia do capuz cervical varia entre 13 a 16% para mulheres nulíparas e 23 a 32% para mulheres multíparas, devido às alterações no tamanho do colo do útero após a gravidez e parto, que dificultam o ajuste da touca. A eficácia é menor comparada a outros métodos contraceptivos, e é recomendável considerar alternativas mais eficazes, especialmente para multíparas. 

O capuz cervical só é eficaz quando usada com espermicida, pois a barreira entre a tampa e o colo do útero não é completamente segura. As taxas de gravidez em seis meses são mais altas para usuárias de capuz cervical em comparação com usuárias de diafragma (13,5% versus 8%).

Tipos de Capuz Cervical

A única touca cervical disponível nos Estados Unidos e na Europa é a FemCap, feita de silicone transparente e equipada com uma alça de remoção. 

O tamanho da touca cervical é determinado pela história obstétrica da paciente: 

  • Pequeno (22 mm): para pacientes que nunca estiveram grávidas;
  • Médio (26 mm): para pacientes que tiveram aborto ou cesárea; e 
  • Grande (30 mm): para pacientes que tiveram um parto vaginal a termo. 

Embora a touca não precise ser ajustada por um profissional treinado, é recomendado para garantir o ajuste adequado e ensinar a inserção e remoção corretas. 

Tamanhos do capuz cervical. UpToDate

Aplicação do Capuz Cervical 

Antes da relação sexual, aplica-se cerca de 1/4 de colher de chá de espermicida no capuz cervical e na borda. Mais 1/4 de colher de chá de espermicida é colocado no sulco entre a cúpula e a borda. A inserção é similar à de um diafragma, em uma posição confortável, como em pé com uma perna elevada, deitado ou sentado. A touca é inserida com a cúpula voltada para baixo e a borda longa primeiro.

O capuz cervical pode ser inserida até seis horas antes do sexo e deve permanecer na vagina por pelo menos seis horas após o último episódio de relação sexual. Antes de novos episódios de sexo, verifica-se a posição da touca e aplica-se mais espermicida, sem removê-la.

Para remover o capuz cervical, a paciente deve ficar em uma posição confortável, deslizar um dedo pela alça, pressionar a lateral da touca para quebrar a sucção, girá-la levemente e puxar para fora. 

Inserção do capuz cervical. UpToDate

Vantagens do Capuz Cervical

  • Discreto e conveniente: pode ser inserido até 40 horas antes da relação sexual, oferecendo flexibilidade e discrição. 
  • Controle da usuária: a mulher pode colocar e retirar o capuz sem a necessidade de um profissional de saúde a cada uso. 
  • Reutilizável: pode ser usado várias vezes, tornando-se uma opção econômica a longo prazo. 
  • Reduzido uso de hormônios: não envolve hormônios, sendo uma alternativa adequada para aquelas que preferem ou necessitam evitar métodos hormonais. 
  • Proteção imediata: proporciona proteção contraceptiva imediata quando utilizado com espermicida. 
  • Ajuste personalizado: disponível em vários tamanhos, podendo ser adaptado com base na história obstétrica da mulher. 
  • Baixo risco de efeitos sistêmicos: como é um método de barreira, não apresenta os efeitos sistêmicos associados a métodos hormonais.

Desvantagens do Capuz Cervical

  • Menor eficácia: comparado a outros métodos contraceptivos, o capuz cervical tem uma eficácia menor, especialmente para mulheres que já tiveram filhos. As taxas de gravidez com uso típico no primeiro ano são de 18%, e com uso perfeito variam entre 10 e 13%. 
  • Necessidade de espermicida: deve ser sempre utilizado com um creme ou gel espermicida, o que pode ser inconveniente e aumentar o custo. 
  • Risco de irritação e infecção: pode causar irritação vaginal e aumentar o risco de infecções urinárias. 
  • Tempo de inserção e permanência: deve ser inserido antes da relação sexual (de 15 minutos a 40 horas antes) e precisa permanecer no lugar por pelo menos 6 horas após a relação, mas não mais que 48 horas, o que pode ser visto como um inconveniente. 
  • Ajuste adequado: pode ser difícil ajustar corretamente, especialmente para mulheres que tiveram partos vaginais, devido às mudanças no colo do útero. 
  • Requer prescrição: um profissional de saúde deve escrever uma prescrição antes de o capuz cervical poder ser utilizado. 
  • Potencial de mau uso: existe a possibilidade de inserção incorreta, comprometendo a eficácia do método. 
  • Não protege contra ISTs: o capuz cervical não oferece proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
  • Possível desconforto: algumas mulheres podem achar desconfortável o processo de inserção e remoção. 
  • Manutenção e higiene: requer cuidados específicos de limpeza e armazenamento, semelhante ao diafragma.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Capuz Cervical 

Contraindicações relativas: indivíduos com alergia ou sensibilidade ao silicone, ou espermicida não devem usar a touca cervical. O capuz cervical não deve ser usada durante a menstruação, e os cuidados são semelhantes aos de um diafragma.

Efeitos colaterais e complicações: os principais efeitos colaterais incluem irritações vaginais e infecções urinárias. Embora a síndrome do choque tóxico não tenha sido relatada em usuárias da touca cervical, o risco existe biologicamente.

Cai na Prova 

Acompanhe comigo uma questão sobre o tema (disponível no banco de questões do Estratégia MED): 

RJ – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS OCULISTAS ASSOCIADOS – CEPOA 2020 (ADAPTADA) Considerando os métodos contraceptivos disponíveis atualmente, qual dos abaixo pode ser classificado como método de barreira: 

A. Ogino-knaus 

B. Capuz cervical

C. DIU de cobre 

D. Anel vaginal

Comentário: O capuz cervical é classificado como um método contraceptivo de barreira. Este dispositivo de silicone é inserido na vagina e posicionado sobre o colo do útero para impedir a entrada dos espermatozoides no útero. Ele deve ser utilizado em conjunto com um espermicida para aumentar a eficácia, pois a função de barreira física sozinha pode não ser completamente segura. Portanto, alternativa B.

Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina! 

Veja Também

Referências Bibliográficas 

  1. Deborah A Bartz. Pericoital (on demand) contraception: Diaphragm, cervical cap, spermicides, and sponge. UpToDate. Last updated: Jun 06, 2024.
  1. Imagem em destaque: UpToDate
Você pode gostar também