Teste de progresso em medicina: como funciona, quem realiza e mais!

Teste de progresso em medicina: como funciona, quem realiza e mais!

Como vai, futuro Residente? Você já ouviu falar sobre o Teste de Progresso em Medicina? Bom, caso nunca tenha ouvido falar, nós do Estratégia MED trouxemos tudo o que você precisa saber sobre para te atualizar do assunto! Com certeza você vai querer realizar o teste após entender como funciona. Boa leitura!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é o Teste de Progresso Medicina?

O Teste de Progresso de Medicina foi instaurado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), com novo impulso desde 2019, que busca uma avaliação dos estudantes de medicina em relação às outras universidades e a si mesmos acerca de seu conhecimento acadêmico adquirido ao longo dos anos de curso. 

Além disso, é importante para avaliar como o conhecimento está sendo adquirido e consolidado nas áreas básicas e clínicas da medicina, importantes para o aproveitamento do estudante no internato e na sua vida profissional. Permite também a identificação dos pontos de fragilidade e potencialidades das universidades. 

Esse teste se torna cada vez mais importante devido ao rápido aumento no número de vagas em novas e antigas universidades. 

Como funciona esse teste?

O Teste de Progresso funciona como um teste cognitivo com diferentes normas referidas ou critérios referenciados de acordo com a escolha da instituição, podendo ser questões de verdadeiro ou falso, ou de múltipla escolha. 

Geralmente, as áreas de conhecimento incluídas são ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades), buscando problemas que exijam a aplicação de princípios ou soluções que requerem um processo de raciocínio e reflexão. 

Os testes vão de 100 a 120 questões, realizadas em um período de 3 horas.

Como foi o último Teste de Progresso Medicina?

O último teste que aconteceu em 2021 foi realizado para todos os acadêmicos do curso de medicina do 2° ao 12° semestre, nas Universidades aderentes ao teste, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). 

Quem realiza?

O teste pode ser realizado pelos órgãos colegiados competentes para a avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. 

Fica a critério da Universidade a realização do teste, ou não. 

É falado na graduação?

Por ser um teste opcional para as Universidades, em algumas pode ser mencionado e em outras não.

“Eu, como estudante de medicina, nunca tinha ouvido falar do Teste, mas acredito que seja uma enorme oportunidade de autoconhecimento dos pontos fortes e fracos do nosso conhecimento adquirido durante o curso. Acredito que todas as Universidades deveriam realizá-lo em todos os períodos, pois além do autoconhecimento, seria uma ótima ferramenta para analisar o grau de efetividade da faculdade nos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Gostaria que a minha participasse!”, diz uma acadêmica de medicina. 

Gostou do conteúdo? Esse foi um pequeno resumo sobre o Teste de Progresso em Medicina, importante para seu conhecimento não só pelas provas de Residência Médica, mas principalmente pela sua prática clínica! Para mais informações, consulte o site oficial da Associação Brasileira de Educação Médica.

Não se esqueça de fazer parte do time Estratégia MED acessando a nossa plataforma! Lá você encontra tudo o que precisa sobre diversos temas para as provas de Residência Médica, com acesso às videoaulas, resumos, materiais, simulados, bancos de questões e muito mais exclusivamente para você, futuro Residente! Não deixe de conferir!

Não se esqueça de compartilhar com um amigo futuro residente também. Afinal, quem estuda junto, passa junto! 

Curso Extensivo Residência Médica

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também