Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) irá comandar a realização do Enamed. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O EnaMED é uma prova instituída pelo MEC com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nos cursos de Medicina no Brasil. A primeira edição deste exame, com aplicação anual, está prevista para ocorrer em outubro de 2025.

O EnaMED será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare)

O EnaMED busca estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no país, verificando se os estudantes concluintes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, o exame visa fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos de graduação em Medicina e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada na rede pública.

A prova do EnaMED será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo diversas áreas da prática médica, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva. A nota obtida no EnaMED poderá ser utilizada pelos estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Residência (Enare) como parte do processo seletivo para programas de residência médica de acesso direto.

Espera-se que o EnaMED impulsione o engajamento dos estudantes com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tendo em vista a possibilidade de utilizar a nota para o ingresso na residência médica. A participação no EnaMED será obrigatória para os estudantes concluintes dos cursos de Medicina avaliados pelo Enade.