Mais Médicos: bolsa-formação para médicos participantes é definida
Créditos: Foto de divulgação

Mais Médicos: bolsa-formação para médicos participantes é definida

Edital para inscrições de candidatos ao 38º ciclo contará com vagas para mais de 1.100 municípios brasileiros

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) tornou pública na edição de quarta-feira (12) do Diário Oficial da União, a Portaria SAPS/MS nº34, de 7 de junho de 2024, que dispõe sobre o pagamento da bolsa-formação aos médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil. O valor bruto mensal concedido será de R$14.058,00 pelo prazo máximo de 48 meses, podendo ser prorrogado por igual período se definido em ato conjunto do Ministro de Estado da Saúde e do Ministro de Estado da Educação.

Pelo médico participante ser segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social – RGPS na condição de contribuinte individual, a alíquota de contribuição será de 20% sobre o teto previdenciário vigente a cada ano. Em vigor a partir da data de sua divulgação, a portaria abrange os editais de chamamento público vigentes, assim como aqueles cujos efeitos acabaram pelo tempo ou que o objetivo tenha sido cumprido. Os efeitos financeiros aplicam-se a partir de 1º de junho de 2024.

A portaria ainda traz algumas características a respeito da bolsa-formação estabelecida para o programa Mais Médicos:

I – não representa vínculo empregatício com a União;
II – não implica incorporação aos vencimentos dos profissionais para quaisquer efeitos legais;
III – caracteriza doação com encargos;
IV – não pode ser utilizada como base de cálculo para recebimento de outros benefícios,
inclusive para fins previdenciários;
V – não caracteriza contraprestação de serviços nem vantagem para o doador nos termos do art. 26 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995;
VI – não caracteriza contraprestação de serviços nos termos do art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de
julho de 1991
.

Ainda sem edital divulgado para os candidatos interessados, as vagas para o 38º ciclo do programa Mais Médicos foram confirmadas no mês de maio deste ano. Ao todo, mais de 1.100 municípios participam do próximo ciclo.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Mais Médicos 

programa Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao SUS. A APS está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. 

O Mais Médicos foi lançado em 2013, mas passou por uma reformulação e foi relançado em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, o programa trabalha sob três pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos; a expansão do número de vagas para os cursos de medicina e residência médica em várias regiões do país; e a implantação de um novo currículo com formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre o programa Mais Médicos, processos seletivos de Residência Médica, Revalidação de diplomas de Medicina, mais atualidades e novidades da área médica.

Você pode gostar também
Mais médicos
Leia mais

Senado aprova MP do Mais Médicos

O projeto de lei de conversão da Medida Provisória que institui as novas regras do Mais Médicos foi aprovado pelo Senado e agora segue para sanção presidencial