A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) anunciou na última sexta-feira (7) a assinatura de um contrato com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a construção e gestão de um novo Hospital Universitário (HU) em Santo Amaro, São Paulo. Com a formalização do acordo em 7 de fevereiro, o novo HU deverá realizar um processo seletivo próprio para preenchimento das vagas de residência, podendo também aderir ao Exame Nacional de Residência da Ebserh (Enare), caso haja consenso entre as partes. Saiba mais sobre o novo hospital da Unifesp abaixo!
Navegue pelo conteúdo
Principais informações sobre o novo hospital
Embora não haja previsão para inauguração da unidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, já divulgaram algumas informações sobre o novo Hospital Universitário. Entre elas, destaca-se que a ordem de serviço para a construção será assinada até o início do segundo semestre de 2025. Vale lembrar que a área onde o hospital será construído foi doada pela Prefeitura de São Paulo. O início das obras está previsto para junho de 2026.
“Este será um Hospital Escola, com ensino, pesquisa e extensão, cumprindo a nossa missão institucional e compromisso com a nossa comunidade.”
Reitora da Unifesp, Raiane Assumpção
O novo Hospital Universitário será de alto padrão, grande porte e terá cerca de 260 leitos. O HU vai ocupar uma área de 30 mil m² na região de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, e terá como principais características:
- Atendimentos de média e alta complexidade;
- Perfil clínico e cirúrgico;
- Ampla oferta em cuidados intensivos;
- Atendimento nas principais linhas de cuidado e serviços prioritários do SUS; e
- Ambientes de ensino e pesquisa.
Vale ressaltar que este é o primeiro acordo da Ebserh para administrar um hospital na capital paulista. No estado de São Paulo, porém, a estatal já está à frente da gestão do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) desde 2014.
Confira abaixo a cerimônia solene para assinatura do contrato, realizada em 7 de fevereiro de 2025 na Reitoria da Unifesp:
Como funcionará o acordo
Vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais, promovendo sua gestão e fortalecendo suas atividades, sendo uma delas a formação de profissionais de saúde e o avanço da pesquisa e inovação. Assim, o novo HU da Unifesp será mais um dos hospitais sob gestão da empresa.
Além disso, a estatal também será a responsável pela condução da construção e aquisição de equipamentos e mobiliário, contando com um investimento de R$157 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e apoio do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O contrato prevê que, após a conclusão, o hospital será doado sem encargos à Unifesp.
Contudo, uma vez pronta, a Ebserh assumirá a administração da unidade, oferecendo assistência médico-hospitalar exclusivamente pelo SUS, além de atuar no ensino, pesquisa e inovação em saúde. Um plano operacional detalhado será elaborado em até 180 dias, incluindo definição do perfil assistencial, estrutura acadêmica, projeção de equipamentos e necessidade de recursos humanos.
A Ebserh, durante sua gestão, deverá estabelecer metas e indicadores de desempenho, com avaliações periódicas para otimizar os recursos e melhorar os serviços hospitalares. A empresa também terá autonomia na gestão de seu quadro de pessoal.
O contrato terá vigência de 20 anos, podendo ser renovado. Ele poderá ser encerrado por descumprimento de obrigações, falta de interesse ou rescisão unilateral, garantindo a continuidade dos serviços.
Residência Médica
Por caracterizar-se como um Hospital Escola, de acordo com Raiane Assumpção, reitora da Unifesp, o novo HU contará com programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional. O hospital realizará processo seletivo próprio para admissão em seus programas de residência, podendo optar pela adesão ao Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Ebserh. Ou seja, o contrato prevê que a adesão ao Enare é opcional, mesmo que a unidade seja administrada pela estatal.
Quer saber como funciona o Enare? Acesse: Residência Médica ENARE: saiba tudo sobre a maior seleção unificada do Brasil
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!