Aberto o período para adesão de instituições ao ENARE 2024/2025; data provável da prova é divulgada
Estratégia MED | Foto: UFMG

Aberto o período para adesão de instituições ao ENARE 2024/2025; data provável da prova é divulgada

Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi confirmada como a responsável por conduzir a 5ª edição do exame, que tem 20 de outubro como a data provável para aplicação da prova

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tornou público no dia 16 de abril o edital para adesão de instituições parceiras para a 5ª edição do Exame Nacional de Residência (ENARE). As instituições interessadas em participar do ENARE 2024/2025 poderão realizar sua adesão ao exame pela página oficial da Ebserh. Confira o edital divulgado:

Poderão se inscrever no exame unificado instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, que ofertem programas de Residência Médica com vagas já autorizadas e bolsas garantidas, e reconhecidas pelo Ministério da Educação. As inscrições poderão ser feitas das 16h do dia 17 de abril às 23h59 do dia 13 de junho de 2024.

Uma novidade para essa edição é a nova banca responsável pela organização. Apesar do edital ainda não ter sido divulgado, a banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi confirmada como a responsável por conduzir a seleção. Além disso, a Ebserh divulgou a data provável da prova, prevista para 20 de outubro de 2024! Seguindo o molde das edições anteriores, o Enare 2024/2025 seguirá com o processo seletivo dividido entre Prova Objetiva (90% da nota) e Análise Curricular (10% da nota).

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Sobre a última edição – ENARE 2023/2024

Com edital para os participantes divulgado no dia 7 de agosto de 2023, a última edição finalizada do ENARE contou com a participação de 92 instituições e mais de 3.100 vagas ofertadas em especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito exigido, Anos Adicionais e Áreas de Atuação.

Com grandes instituições participantes como o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital das Forças Armadas e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paran, o exame conta com duas etapas avaliativas: prova objetiva e análise curricular.

O que é o ENARE – Exame Nacional de Residência

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência (ENARE) é realizado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

Siga acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre a nova edição do ENARE, assim como tudo o que você precisa saber sobre outros grandes processos seletivos de residência médica do Brasil, atualidades, tudo sobre Revalidação de Diplomas e mais!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
Homem de camisa de botões branca com pequeno laço vermelho dobrado na altura do peito, simbolizando a solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS
Leia mais

Medidas emergenciais facilitam acesso ao tratamento de HIV, Aids e Hepatites Virais no RS durante calamidade pública

Relatos recebidos pela Coordenação Geral de Vigilância do HIV, Aids e Hepatites Virais (CGAHV) apontam que a população gaúcha está com problemas na retirada de medicamentos antirretrovirais (ARV) e na continuidade dos tratamentos para HIV, aids, hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV)