Enare 2022/2023:  divulgado o resultado da 2ª escolha de vagas de Otorrinolaringologia
Créditos: Estratégia MED e Ebserh

Enare 2022/2023: divulgado o resultado da 2ª escolha de vagas de Otorrinolaringologia

A 2ª oportunidade de escolha de vagas aconteceu entre os dias 1º e 6 de fevereiro de 2023

Após retomada do processo de escolha de vagas para o programa de Otorrinolaringologia do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) e a primeira oportunidade de escolha de vagas para a especialidade, foi divulgada na noite desta segunda-feira (20) a 2ª classificação por instituição. Confira:

Já todos os candidatos para outros programas ofertados na edição tiveram até às 12h do dia 9 de fevereiro, para escolher as instituições de atuação por meio do Sistema Informatizado, que selecionou os candidatos classificados que ficaram de fora da classificação por instituição após a primeira e segunda oportunidade de escolha. Confira a relação completa:

A segunda oportunidade de escolha de vagas do Enare teve o resultado divulgado no último dia 7. Confira o resultado:

Após a divulgação do resultado da 3ª oportunidade de escolha de vagas, os candidatos que não conseguiram alocação em nenhuma das vagas selecionadas, ainda poderão participar da lista de espera nacional.

As convocações do cadastro de reserva serão publicadas na área da instituição no site do ENARE e a gestão e o controle serão de responsabilidade de cada instituição.

Esgotado o cadastro de reserva de um Programa/instituição, e restando vagas não ocupadas, poderão ser divulgados a partir do dia 10 de fevereiro de 2023 chamamentos públicos para oferta e preenchimento das vagas remanescentes por meio de regramento próprio das instituições participantes do ENARE, respeitando a ordem de classificação.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como funciona a escolha da instituição

Enquanto aberto, o sistema permite que cada candidato sinalize a sua opção. Para escolher a instituição, o participante deve buscar, dentre as disponíveis e que oferecem a sua especialidade, alguma com a nota de corte igual ou inferior a sua nota final do Enare 2022/2023. 

Lembrando que é possível a escolha de uma única instituição por vez, porém você poderá trocar de escolha diversas vezes por dia no sistema.

A escolha de vagas geral esteve reaberta entre os dias 8 e 9 de fevereiro para que as vagas ociosas fossem preenchidas na 3ª oportunidade de escolha apenas por candidatos que ficaram de fora da segunda lista. Os candidatos participaram de um processo exatamente igual ao da 1ª e 2ª oportunidade, porém com menos vagas.

Quer saber mais sobre a escolha de vagas do Enare, nota de corte e passo a passo desta etapa? Acesse: Entenda como vai funcionar a escolha da instituição para o Enare 2022/2023

Enare – Exame Nacional de Residência Médica

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi elaborado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

Para ingresso dos residentes em 2023, a edição atual teve seu edital publicado no dia 23 de agosto de 2022 e conta com 2.671 vagas, distribuídas em 77 instituições participantes e 27.755 inscritos. Abaixo você pode conferir os textos exclusivos que preparamos sobre o Enare 2022/2023:

Para ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, Processos de Revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Texto em colaboração de Mara Rodrigues e Ana Carolina Damasceno

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também