Enare anuncia retomada do programa de Otorrinolaringologia
Créditos: Estratégia MED e Ebserh

Enare anuncia retomada do programa de Otorrinolaringologia

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto AOCP tornou público na tarde desta terça-feira, 7 de fevereiro, a retomada do programa de residência médica da especialidade Otorrinolaringologia.

O anúncio ocorre após a suspensão do programa no dia 27 de janeiro devido ao Mandado de Segurança impetrado por candidatos que solicitavam o adicional de 10% da nota da prova devido à participação em programas como PROVAB e O Brasil Conta Comigo.

Com a retomada, os candidatos inscritos na especialidade poderão seguir na seleção de onde foi interrompida: a escolha de vagas. A primeira oportunidade de escolha de vagas para estes candidatos aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro, confira a relação completa:

Agora, os candidatos que não foram selecionados na primeira classificação, terão novamente uma oportunidade de escolha até às 23h59 do dia 17 de fevereiro.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Cronograma Escolha de Vagas ENARE 2023 – Otorrinolaringologia

  • Escolha das vagas – 1ª oportunidade: 13/02 e 14/02/2023;
  • Resultado – 1ª oportunidade: 15/02/2023;
  • Escolha das vagas – 2ª oportunidade: 16/02 e 17/02/2023; e
  • Resultado – 2ª oportunidade: 20/02/2023.

Enare – Exame Nacional de Residência Médica

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi elaborado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

Para ingresso dos residentes em 2023, a edição atual teve seu edital publicado no dia 23 de agosto de 2022 e conta com 2.671 vagas, distribuídas em 77 instituições participantes e 27.755 inscritos. Abaixo você pode conferir os textos exclusivos que preparamos sobre o Enare 2022/2023:

Para ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, Processos de Revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED! 

Texto em colaboração de Mara Rodrigues e Erika Coelho

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também