Enare 2024: confira as novidades da edição
Estratégia MED | Foto: Shutterstock

Enare 2024: confira as novidades da edição

Além do acréscimo de instituições e de vagas para residência médica, a edição 2024 do Enare também traz novidades em relação à reserva de vagas para pessoas negras e altera os critérios de pontuação da análise curricular

A recente publicação do tão aguardado edital do Exame Nacional de Residência, Enare, trouxe mudanças para os candidatos. A seguir, detalhamos as novidades do Enare 2024, para que você entenda o quanto isso pode impactar na sua classificação. 

Enare 2023/2024

A banca organizadora continua sendo a Ebserh com o apoio da AOCP, que já aplicou os exames de seleção de residência médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), além das três primeiras edições do próprio Enare. Mas com o aumento considerável do número de vagas do Enare, consequentemente, mais instituições também aderiram ao exame.

E, para atender demandas de candidatos e acompanhar as tendências da formação superior, o Enare implementou reserva de vagas pessoas negras, alterou os critérios de pontuação do currículo, manteve o programa de bonificação de 10% sobre a nota da prova para quem participou de programas como o PRMGFC e o PROVAB e continua a exigir a apresentação do Celpe-Bras para candidatos estrangeiros.

Instituições novas do Enare

Começando pelo tópico de maior interesse, ou seja, as novas instituições do Enare, as novidades são boas para os candidatos: são 19 novas instituições ofertando 471 vagas de residência médica na edição 2024 do Enare. Destaque para o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) que, até 2023, selecionava seus residentes por meio do exame realizado pela Fundmed, banca organizadora que também aplica avaliações para HCPA e UFCSPA

A adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao Enare também ajudaram no incremento do total de vagas nesta edição. Confira na tabela a seguir as novas instituições do Enare:

INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE DO ENARE 2024VAGAS 2024
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE18
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (UFRN)84
EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER61
FUNDAÇÃO INSTITUTO CLINICO JUIZ DE FORA8
FUNDAÇÃO OCTACÍLIO GUALBERTO45
FUNDAÇÃO PIO XII – HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS26
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ25
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO18
HOSPITAL DO CÂNCER ALDENORA BELLO2
HOSPITAL MILITAR DE ÁREA DE PORTO ALEGRE2
HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES15
INST. CAPIXABA DE ENSINO, PESQUISA E INOVACAO EM SAUDE41
ISMEP- INSTITUTO SANTA MARTA DE ENSINO E PESQUISA5
MATERNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO MARANHÃO6
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA3
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA75
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – CAMPUS BAURU10
ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA12
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL NOVE DE JULHO15

Instituições que se desligaram do Enare 

Apesar do aumento de participantes do Enare 2024, quatro instituições desligaram-se do exame unificado e farão processo seletivo próprio. A Secretaria de Saúde de Vitória (SMS-Vitória) antecipou o anúncio da sua desvinculação do Enare, quando publicou seu edital de seleção de residência médica no último dia 2 de agosto. Confira as outras instituições que não farão parte do Enare em 2024:

INSTITUIÇÃO 
Secretaria de Estado da Saúde de Vitória
Universidade do Extremo Sul Catarinense – Fundação Educacional de Criciúma
Associação Aracajuana de Beneficência
Associação Beneficente de Assistência Social Nossa Senhora Pari

Outras vagas e instituições podem ser incluídas até o término das inscrições da seleção. Por isso, acompanhe o Painel de Vagas do Enare para manter-se atualizado.

Pontuação da análise curricular

A 2ª fase do Enare 2024, que consiste na Análise Curricular, privilegia a formação acadêmica nos critérios de pontuação — que também sofreu alterações. Nesta edição, foram incluídos critérios como “Participação no Pet Saúde ou Pet MEC”.

Em contrapartida, “Estágios extracurriculares, em regime de plantão” foram substituídos por “Participação em eventos de extensão”. Ainda, outros critérios tiveram ampliação ou restrição em relação a tempo, frequência etc. Veja alguns exemplos das mudanças na pontuação da análise curricular do Enare 2023/2024: 

Critérios de pontuação — Análise Curricular

Acesso Direto – Enare

Item Pontuação AnteriorPontuação Atual
01 – Histórico Escolar da graduação de medicinaFrequência de nota/menção: Pelo menos 50% de menção “A” e “B”ou “SS” e “MS”, ou nota 7 a 10 ou 70 a 100 – 30 pontos  Aproveitamento de 80% até 89,9% – 36,0 pontos 
01 – Histórico Escolar da graduação de medicinaFrequência de nota/menção: Pelo menos 50% de menção “A”, “B” ou “C” ou “SS”, “MS” e “MS”, ou nota 5 a 10 ou 50 a 100 – 20 pontos Aproveitamento de 70% até  79,9% – 24,0 pontos
02 – Curso de Extensão na área de saúde durante o Programa de Residência Médica que constitui o pré-requisito devidamente cadastrado na Pró-Reitoria ou Coordenação de Extensão da IES (no mínimo 30 horas)5,0 pontos por item
– limite de 10 pontos 
2,0 pontos por item – limite de 6 pontos
03 – Participação em eventos de extensão– 4 pontos por item 
– limite de 4 pontos 

(restrito a estágios extracurriculares em regime de plantão de 12h/sem por, pelo menos, 6 meses)
– 1,0 ponto por item
– limite de 4,0 pontos

(restrito a participação em eventos de extensão nos últimos 5 anos) 
11 – Representação estudantil em órgão colegiada, a cada um ano (maior ou igual a 12 meses) de representação com participação igual ou maior a 70% das atividades– 1 ponto por item
– limite de 1 ponto

(sem critério de tempo)
– 1 ponto por ano de atividade
limite de 3 pontos 
12 – Participação em Ligas Acadêmicas cadastradas na Instituição de Ensino com duração de 12 meses– 1,0 por item
– limite de 2,0 pontos
– 1,0 ponto por item 
– limite de 1,0 ponto
13 – Língua estrangeira: proficiência ou curso com pelo menos 3 (três) anos de duração– 5,0 pontos por item
– limite de 5,0 pontos

(comprovação apenas por certificado de proficiência)
– 1,0 ponto por língua
limite de 2,0 pontos

(comprovação por certificado de proficiência ou certificado de conclusão de curso com, pelo menos, 3 anos de duração)
Destaques se referem ao item alterado na edição 2024 do Enare

Reserva de vagas para pessoas negras no Enare 

Agora, a mudança mais comentada pelos candidatos diz respeito à reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas) na seleção do Enare. Além da reserva de vagas para pessoas com deficiência, em programas de residência médica com 3 ou mais vagas, 20% delas devem ser reservadas para pessoas negras. Já os programas com 5 vagas ou mais continuam com 10% das vagas reservadas para pessoas com deficiência. 

A iniciativa segue a tendência de pós-graduações que preveem vagas reservadas para esse público, atendendo uma demanda de vários setores. Outras instituições, como a Unifesp, também implementaram políticas afirmativas em sua seleção para residência médica, sob o argumento de promover a diversidade em seus programas. 

No caso do Enare, candidatos negros deverão enviar documentos comprobatórios e declarar a sua opção de concorrer às vagas reservadas. Além disso, serão submetidos ao procedimento de heteroidentificação, que consiste na análise das características físicas (fenótipo), para determinar a veracidade da autodeclaração dos candidatos.

Já as pessoas com deficiência passarão por perícia médica, presencialmente. Ambos os processos serão passíveis de recursos e já têm datas definidas no cronograma oficial do Enare. Confira aqui o cronograma completo

Prepare-se com o Estratégia MED para o ENARE 2023/2024!

A data da prova está marcada e se você procura a melhor maneira para testar os seus conhecimentos nessa reta final de preparação, chegou ao lugar certo!

Com o Banco de Questões do Estratégia MED (BQMED) você terá a disposição mais de 194 mil questões cadastradas para colocar em prática seu conhecimento, podendo filtrar questões do próprio ENARE, ou então por especialidade/tema que sente mais dificuldade e aprimorar ainda mais os seus estudos. Não deixe de experimentar e vem ser coruja!

Créditos: Estratégia MED/Ebserh
Você pode gostar também