Foi divulgado hoje (20) o resultado definitivo da 1ª etapa do processo seletivo do Exame Nacional de Residência (ENARE) para residência médica. Após a liberação do documento, bem como a consulta individual ao resultado final da prova objetiva, os candidatos notaram que uma das questões, a príncipio cancelada, não teve seu ponto atribuído aos participantes no documento oficial. Porém, minutos após a divulgação, as respectivas notas sofreram alteração na área do candidato e o documento foi retirado da página. Entenda a polêmica abaixo!
Navegue pelo conteúdo
Questão anulada e resultado divulgado
Após a anulação de uma das questões da prova para residência médica ter sido confirmada em comunicado no dia 4 de dezembro por conta de duas alternativas corretas, alguns candidatos receberam, via sistema, em 15 de dezembro, a resposta ao recurso acusando novamente a modificação do gabarito. Desta vez, a resposta apontava a alternativa “A” como a única correta.
A questão da prova objetiva em pauta diverge de acordo com o tipo de prova, sendo ela:
- Prova tipo 1 – questão 16;
- Prova tipo 2 – questão 17;
- Prova tipo 3 – questão 12; ou
- Prova tipo 4 – questão 19.
A partir disso, os participantes ficaram confusos quanto à anulação ou não da questão, ao mesmo tempo que, após o resultado da prova ser divulgado sem nenhuma alteração na tarde do dia 20 de dezembro, as notas foram atualizadas na área do candidato poucos minutos depois, aumentando em um ponto o resultado da avaliação, e o documento do resultado retirado do ar.
A fim de entender qual dos dois cenários seria considerado — a anulação ou manutenção do gabarito como “A” para a questão — o Estratégia MED entrou em contato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável, no dia 17 de dezembro após o conhecimento da mudança na resposta aos recursos. A FGV não retornou o contato até a publicação desta matéria.
O resultado preliminar da análise curricular também é esperado para hoje, 20 de dezembro de 2024.
Como foi a prova objetiva do Enare?
A prova teórico-objetiva foi constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com cinco alternativas e apenas uma correta. O formato da avaliação foi diferente para os candidatos às especialidades de Acesso Direto e com Pré-Requisito, porém as duas provas aconteceram no mesmo dia: 20 de outubro de 2024.
Para as especialidades de Acesso Direto, a prova foi composta por 100 questões, distribuídas igualmente e abordando as grandes áreas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.
Tudo sobre o processo seletivo: Enare 2025: edital, cronograma, vagas de residência médica, prova e mais
Concorrência de cada especialidade da edição: ENARE 2024/2025: confira a relação candidato/vaga
Nota de corte da última edição finalizada: Nota de Corte Enare 2023/2024: veja as pontuações mínimas do exame
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!