IAMSPE esclarece ausência de Medicina Preventiva na prova para Residência Médica 2024
Estratégia MED | Foto: Alexandre Possi

IAMSPE esclarece ausência de Medicina Preventiva na prova para Residência Médica 2024

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) divulgou hoje (08) aos candidatos uma nota de esclarecimento acerca da falta do bloco de Medicina Preventiva e Social em sua prova objetiva para o processo seletivo de Residência Médica 2024. Elaborada pela banca IDECAN, a prova aplicada em 7 de janeiro de 2024 contava com 80 questões, mas não contemplou temas de Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social, parte das cinco grandes áreas da medicina.

Confira o posicionamento da COREME:

Após aplicação do exame, candidatos questionaram a banca e a COREME do IAMSPE pela ausência da área, mesmo a atual resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) assegurando a presença, por igual divisão, de questões das cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva.

Porém, a nova resolução, publicada ao final de 2022 e que contempla a regra, faz-se valer apenas para processos iniciados em 2024. O edital para o processo seletivo do IAMSPE foi publicado ainda em 2023 e, assim como mencionado na Nota de Esclarecimento, não especificava divisão de questões entre as áreas cobradas na prova objetiva.

Saiba mais: Nova Resolução da CNRM: confira mudanças e principais pontos

Justificativa da COREME

O IAMSPE esclareceu que, ao contratar o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), responsável pela formação da banca e elaboração das provas, foi solicitado questões com casos parecidos aos vivenciados Hospital do Servidor Público Estadual. Confira no trecho da nota:

Essa COREME solicitou a IDECAN, que elaborasse provas cujas questões selecionassem os candidatos mais preparados para atender aos pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual que tem uma particularidade: habitualmente são pacientes mais idosos, portadores de doenças crônicas e degenerativas. E assim foi feito.

IAMSPE, em nota de esclarecimento oficial

A COREME do IAMSPE também pontuou que em nenhum momento teve acesso às questões e ao seu conteúdo programático, este que não constava no edital e que, mesmo assim, não houve nenhuma contestação dentro do prazo estipulado para recursos.

Ainda, a instituição afirma que, independentemente da ausência de questões de Medicina Social, há a certeza que o processo seletivo ocorreu de maneira organizada e com a lisura e eficiência necessárias, garantindo oportunidades iguais a todos os candidatos. “E, dessa forma, aprovando aqueles com melhor perfil para especializar-se no atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas e degenerativas, independentemente de sua área de atuação”, reforça a COREME na nota oficial.

Como é o processo seletivo do IAMSPE?

Para 2024, o processo seletivo de residência médica do Iamspe consistirá em uma única etapa.

Nela, todos os candidatos são avaliados através de uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com distinção apenas do conteúdo cobrado entre os programas. Para as especialidades de Áreas Básicas e Acesso Direto, a prova é composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha e possui 4h de duração.

Os candidatos de especialidades com Pré-Requisito também serão avaliados por uma prova com 80 questões objetivas. Já para as especialidades Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endoscopia, Mastologia, Cirurgia Geral – Programa Avançado e Áreas de Atuação, a prova contará com 40 questões.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)

IAMSPE é o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, que atende 1,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Os usuários contam com rede própria de atendimento, com mais de 3 mil opções de serviços em 173 cidades.

O sistema inclui hospitais de qualidade, como o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na cidade de São Paulo e referência em tratamentos de casos de alta complexidade. Além disso, usuários têm acesso a clínicas, consultórios médicos, 17 postos de atendimento próprios e laboratórios de análises clínicas e de imagem, segundo a descrição do site do IAMSPE.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também